Em 20 de outubro de 2023, o Tribunal Distrital de Porkhovskiy, da região de Pskov, condenou o irmão Aleksey Khabarov a dois anos e meio de prisão. Ele foi condenado depois que o promotor entrou com um pedido de apelação contra a decisão anterior. Essa foi a terceira vez que o irmão Aleksey foi julgado. Ele foi levado para a prisão imediatamente após o julgamento.
Em 26 de novembro de 2021, o Tribunal Regional de Pskov analisou a apelação de Aleksey. O caso foi devolvido para o tribunal original para ser julgado por outro juiz. No momento, ele não precisará ir para a prisão.
7 de setembro de 2021
O Tribunal Distrital de Porkhovskiy da Região de Pskov condenou Aleksey a uma sentença de três anos com suspensão condicional da pena.
29 de outubro de 2020
Início do julgamento contra Aleksey.
28 de agosto de 2020
Aleksey foi acusado formalmente de “participar ativamente em reuniões religiosas”, onde os integrantes ‘falavam sobre sua fé, liam a Bíblia, conversavam sobre assuntos relacionados às Escrituras e cantavam músicas religiosas’.
7 de fevereiro de 2020
Aleksey foi interrogado pela segunda vez. Durante o interrogatório, foi revelado que seu celular havia sido grampeado em 2018.
31 de janeiro de 2020
Aleksey foi acusado de um crime.
24 de maio de 2019
Aleksey fez uma apelação por escrito para o Ouvidor dos Direitos Humanos da região de Pskov. Aleksey afirmou que não é um criminoso, mas sim uma pessoa religiosa honesta. O ouvidor respondeu afirmando que Aleksey tem o direito de ter e de praticar sua fé.
3 de abril de 2019
Foi feita uma busca na casa de Aleksey. Alguns dos seus pertences foram confiscados, e ele foi interrogado por oficiais.
Perfil
Nós concordamos de todo o coração com as palavras de Aleksey. Jeová sempre ajuda seus servos leais a ‘ser corajosos e fortes de coração’. — Salmo 27:14.