Em 5 de dezembro de 2023, o Tribunal Municipal de Surgut da Região Autônoma de Khanty-Mansi (Yugra) condenou 17 irmãos e 1 irmã. Entre eles, estão os irmãos Vasiliy Burenesku, Viktor Fefilov, Igor Kobotov, Igor Petrov, Leonid Rysikov, Igor Trifonov e o irmão Pavel Romashov com sua esposa, a irmã Viola Shepel.a Os 17 irmãos receberam sentenças de prisão com suspensão condicional da pena que variam de seis anos e três meses a sete anos. A irmã Viola foi condenada a três anos e três meses de prisão com suspensão condicional da pena. Todos eles não vão para a prisão neste momento, mas poderão ser presos se certas restrições não forem respeitadas.
Linha do tempo
15 de fevereiro de 2019
Policiais invadem as casas de várias Testemunhas de Jeová em Surgut e em cidades próximas. Sete irmãos relatam que foram torturados durante os interrogatórios. Três irmãos são colocados em prisão provisória e, mais tarde, outro irmão recebe uma ordem para se internar em um hospital psiquiátrico.
3 de outubro de 2019
Viktor, Igor Kobotov, Igor Petrov, Leonid, Igor Trifonov, Pavel e Viola são adicionados à lista de extremistas.
10 de outubro de 2019
Vasiliy é adicionado à lista de extremistas.
23 de julho de 2020
É feita mais uma busca na casa do irmão Igor Petrov, e são confiscados mais bens pessoais dele.
29 de outubro de 2021
Início do julgamento.
Perfis
Temos certeza de que não importa a ‘tribulação, aflição, perseguição ou perigo’ que nossos irmãos e irmãs enfrentem, com a ajuda e o amor de Jeová, eles vão sair “completamente vitoriosos”. — Romanos 8:35, 37.