Em 23 de março de 2020, no território de Khabarovsk, Rússia, agentes do Serviço Federal de Segurança (FSB, em inglês) vasculharam a casa do irmão Igor Avramenko, seis dias depois de ele ter morrido por causa de uma parada cardíaca. Os investigadores cumpriram um mandado de busca com o nome do irmão Avramenko e confiscaram um computador, uma câmera e vários itens pessoais de sua viúva, Yelena.
Antes, nesse mesmo dia, policiais tinham ido ao local de trabalho da irmã Avramenko a fim de escoltá-la para casa, onde o investigador principal, Stanislav Grebenkin, a esperava com o mandado de busca. A irmã Avramenko informou ao investigador que seu marido havia falecido. Ele já sabia disso, mas justificou a invasão por afirmar que as autoridades tinham emitido o mandado antes de saberem do falecimento do irmão Avramenko.
O investigador disse para a irmã Avramenko que os agentes fariam apenas uma inspeção superficial, afirmando que isso era necessário “para finalizar logo o caso e arquivá-lo [no FSB]”. Mas eles vasculharam a casa dela.
No território de Khabarovsk, foram abertos processos criminais contra dez Testemunhas de Jeová. As autoridades estão tentando enfraquecer a fé dos nossos irmãos e irmãs na Rússia, mas nós sabemos que ‘a força deles estará em permanecer calmos e ter confiança’ em nosso amoroso Pai Jeová. — Isaías 30:15.