Segundo um comunicado oficial à imprensa, em 13 de julho de 2020, autoridades russas armadas com fuzis invadiram as casas de 110 Testemunhas de Jeová na região de Voronej. Esse é o maior número de casas invadidas em um único dia desde 2017. Dois irmãos, Aleksandr Bokov e Dmitrii Katyrov, foram espancados e humilhados por se recusarem a dar as senhas dos seus celulares às autoridades.
Essa série de invasões foi ordenada pelo Tribunal Distrital de Leninsky em Voronej. As autoridades invadiram casas em, pelo menos, sete cidades e vilarejos da região. Vários irmãos foram levados à Comissão de Investigação local para serem interrogados.
No dia seguinte, 14 de julho de 2020, o Tribunal Distrital de Leninsky colocou dez irmãos em prisão provisória até 3 de setembro de 2020. São eles: Aleksei Antiukhin (44 anos), Sergey Bayev (47 anos), Iurii Galka (44 anos), Valeriy Gurskiy (56 anos), Vitalii Nerush (41 anos), Stepan Pankratov (24 anos), Igor Popov (54 anos), Evgenii Sokolov (44 anos), Mikhail Veselov (51 anos) e Anatoliy Yagubov (51 anos).
Embora o comunicado oficial tenha informado que 110 casas foram invadidas, apenas cem famílias de Testemunhas de Jeová, até o momento, confirmaram a invasão. Esse número ainda pode aumentar. Visto que os celulares e computadores dos nossos irmãos foram confiscados, fica difícil entrar em contato com todas as famílias envolvidas.
A última vez que tantas invasões aconteceram em um único dia foi em 10 de fevereiro de 2020, quando as autoridades invadiram 50 casas na região de Transbaikal. Desde 2017, quando as atividades das Testemunhas de Jeová foram proibidas na Rússia, mais de mil casas de Testemunhas de Jeová já foram invadidas.
Já que conhecemos as profecias da Bíblia, nós não ficamos surpresos ao ouvir que nossos irmãos estão sofrendo por causa de dura perseguição e maus-tratos na Rússia e em outros países. Oramos pelos nossos irmãos, com a certeza de que Jeová vai dar o espírito santo necessário para que eles continuem leais. — 1 Pedro 4:12-14, 19.