1.º DE MARÇO DE 2019
RÚSSIA

CEDH responde rapidamente ao pedido feito em favor de irmão torturado na Rússia

CEDH responde rapidamente ao pedido feito em favor de irmão torturado na Rússia

Em 25 de fevereiro de 2019, foi feito um pedido para que a Corte Europeia dos Direitos Humanos (CEDH) tomasse medidas urgentes em favor do irmão Sergey Loginov, um dos sete irmãos que foram torturados em Surgut, na Sibéria ocidental. Os outros seis irmãos que foram torturados já foram liberados, mas o irmão Sergey ainda está em prisão preventiva e não está recebendo cuidados médicos adequados para seus ferimentos.

Em 26 de fevereiro, apenas um dia depois do pedido ser enviado, a CEDH deu uma resposta favorável. A Corte atendeu ao pedido, ordenando que a Rússia providenciasse “imediatamente” que uma equipe independente de médicos examinasse o irmão Sergey para avaliar a seriedade dos ferimentos “físicos e emocionais” que ele sofreu e se a sua saúde permite que ele continue preso. O governo Russo tem até o dia 11 de março de 2019 para responder.

A CEDH só responde a pedidos como esse em circunstâncias extremas, como quando alguém está correndo alto risco de sofrer danos permanentes. É animador ver que a CEDH agiu tão rápido, apenas um dia depois que o pedido foi enviado. A CEDH indicou que vai acompanhar de perto o caso dos irmãos que sofreram maus-tratos.

Hoje, 19 irmãos estão sendo processados criminalmente em Surgut, sendo que 3 deles estão em prisão preventiva.

Vamos continuar orando pelos nossos irmãos, confiando totalmente nas palavras consoladoras de Jeremias: “Bendito o homem que confia em Jeová, cuja esperança está em Jeová.” — Jeremias 17:7.