21 DE ABRIL DE 2021
RÚSSIA
Cinco irmãos mostram coragem e alegria durante invasões em massa e prisões na cidade de Perm, Rússia
ATUALIZAÇÃO | Tribunal russo anuncia suspensão condicional da pena para cinco irmãos
Em 12 de maio de 2021, o Tribunal do Distrito Industrial da Cidade de Perm anunciou o veredito no caso envolvendo os irmãos Boris Burylov, Aleksandr Inozemtsev, Viktor Kuchkov, Igor Turik e Yuriy Vaag. O irmão Turik recebeu uma sentença de sete anos, com suspensão condicional da pena. Os outros quatro irmãos receberam sentenças de dois anos e meio, com suspensão condicional da pena. Eles não precisarão ir para a prisão neste momento, mas poderão ser presos se certas restrições não forem respeitadas.
Data do veredito
O Tribunal do Distrito Industrial da Cidade de Perm vai anunciar em breve o veredito no caso envolvendo os irmãos Boris Burylov, Aleksandr Inozemtsev, Viktor Kuchkov, Igor Turik e Yuriy Vaag. a
Perfis
Boris Burylov
Nascimento:1941 (Sevastopol)
Biografia: Foi criado no território de Perm. É formado em agronomia. Sua mãe lia partes da Bíblia para ele quando ele era criança. Conseguiu uma Bíblia completa nos anos 90. Batizou-se como Testemunha de Jeová em 1996.
Aleksandr Inozemtsev
Nascimento: 1972 (Kostanay)
Biografia: Serviu no exército. Trabalhou como eletricista, mecânico de veículos e atualmente trabalha com manutenção de prédios e reforma de apartamentos. Depois de ler a Bíblia e estudar com as Testemunhas de Jeová, encontrou respostas satisfatórias sobre por que as pessoas sofrem injustiça e morrem. Foi batizado em 1996. Casou-se com Olesya em 2017, e juntos estão criando a filhinha deles. Gosta de desenhar, de jogar hóquei e de pescar.
Viktor Kuchkov
Nascimento: 1967 (Svetlitsa)
Biografia: Desde criança gosta de fazer esculturas em madeira. Recebeu treinamento como engenheiro metalúrgico e também trabalhou como engenheiro de projeto. Gosta de pescar e de jogar vôlei. Casou-se com Tanya em 1988. Eles têm uma filha. Sempre teve interesse por assuntos espirituais. Em 1993, ele se batizou como Testemunha de Jeová.
Igor Turik
Nascimento: 1968 (Nelidovo)
Biografia: Trabalha como fotógrafo e técnico em edificações. Começou a estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová nos anos 90. Gostou de ver como a Bíblia é harmoniosa. Foi batizado em 1998. Casou-se em 2002 e tem um filho e uma filha. Gosta de fotografia, filmagem e radioamadorismo.
Yuriy Vaag
Nascimento: 1975 (Lesosibirsk)
Biografia: Recebeu treinamento como operador de guindaste. Atualmente trabalha como eletricista e com manutenção de prédios. Sua irmã falou com ele sobre a Bíblia quando ele estava no exército. Ver as mudanças que sua irmã fez depois de pôr em prática os princípios bíblicos o motivou a estudar a Bíblia. Foi batizado em 1996 e, no mesmo ano, se casou com Svetlana. Eles têm um filho e uma filha.
Resumo do caso
Em 17 de setembro de 2018, o Serviço Federal de Segurança (FSB) e outras forças especiais realizaram invasões em massa no território de Perm. Foram feitas buscas em pelo menos dez casas de irmãos. Durante as buscas, as autoridades confiscaram dinheiro, celulares e outros dispositivos eletrônicos. Viktor e Igor ficaram detidos por alguns dias e, depois, foram colocados em prisão domiciliar por quase quatro meses. No momento, eles precisam cumprir uma série de acordos com o tribunal. O nome deles foi incluído na lista de pessoas “extremistas” da Rússia.
Cada um desses irmãos continua mostrando uma coragem impressionante e alegria apesar dos problemas.
Yuriy conta que agora ele ora a Jeová com mais frequência. Ele também sempre medita nas maneiras como Jeová o apoia e fortalece. Ele diz: “As palavras de Josué 1:7 me ajudam a ficar calmo. Elas me mostraram o que eu precisava fazer. Pude sentir que Jeová estava me ajudando e cuidando de mim.”
Viktor diz que meditar na organização de Jeová o ajudou a ficar calmo durante seu julgamento. Ele conta: “Tentei pensar na grandiosidade de Jeová, nas partes visível e invisível de sua organização, na nossa imensa família mundial, no alcance da obra de pregação e em como a verdade é bonita e lógica. Isso me ajudou a não me concentrar em mim mesmo. Na mesma hora, eu fiquei mais calmo.”
Depois de voltar para casa, Igor viu que algumas coisas que aconteceram foram engraçadas. Ele diz: “Quando eu estava na prisão, minha filha fez um desenho do paraíso para me encorajar. As autoridades se recusaram a me entregar o desenho. Minha esposa disse que os funcionários da prisão olharam para o desenho por um bom tempo e o devolveram para ela, dizendo: ‘Nós não podemos aceitar isso. Parece um plano de fuga.’” Ele continua: “Bem, o paraíso [é o nosso] ‘plano de fuga’ para sair desse mundo mau!”
Temos total confiança de que Jeová vai continuar usando seu espírito santo para ajudar esses irmãos e suas famílias. Sabemos que Jeová sempre vai nos dar a força que precisamos. — Efésios 3:20.
a Nem sempre a data do veredito é informada com antecedência.