Em 3 de setembro de 2020, o Tribunal da Cidade de Novozybkov da Região de Bryansk, condenou os irmãos Vladimir Khokhlov e Eduard Zhinzhikov e as irmãs Tatyana Shamsheva e Olga Silaeva. Suas penas variam de um ano a um ano e três meses de prisão. Mas como já haviam cumprido sua pena em prisão provisória, eles foram libertados.
Perfis
Vladimir Khokhlov
Nascimento: 1977 (Novozybkov, Região de Bryansk)
Biografia: Trabalha como mecânico. Serviu no exército antes de se tornar Testemunha de Jeová. Gosta de futebol e também de ler, pescar e tocar violão.
Foi convidado por um amigo a aprender mais sobre a Bíblia. Em 2007, se casou com Olga. Eles têm uma filha, Anastasia. Os três servem a Jeová.
Tatyana Shamsheva
Nascimento: 1977 (Cherepovets, Região de Vologda)
Biografia: Economista. Deu aulas de economia, direito e contabilidade durante muitos anos. Em 1995, se batizou. Gosta de ajudar as pessoas a conhecer os conselhos sábios da Bíblia.
Olga Silaeva
Nascimento: 1988 (Davydovo, Região de Moscou)
Biografia: É a mais nova de três filhos. Terminou a escola técnica e se formou em engenharia térmica. Ama bordado. Gosta de jogar vôlei e de ler. Começou a mostrar muito apreço pela Bíblia graças ao bom exemplo da sua mãe.
Eduard Zhinzhikov
Nascimento: 1971 (Zadnya, Região de Bryansk)
Biografia: Trabalhou como soldador e zelador, e também foi funcionário da polícia. Tinha uma banda e se casou com uma das integrantes, Tatyana, em 1993. Gosta de escrever poemas e tocar violão.
No fim dos anos 90, começou a estudar a Bíblia e encontrou respostas para muitas perguntas que tinha. Essas respostas o ajudaram a mudar os seus hábitos ruins e melhorar sua vida em família. Tatyana ficou impressionada e também quis se tornar uma Testemunha de Jeová.
Resumo do caso
Em 11 de junho de 2019, autoridades invadiram 22 casas de Testemunhas de Jeová na Região de Bryansk, na Rússia. As irmãs Tatyana Shamsheva e Olga Silaeva foram detidas. As duas ficaram 245 dias em prisão provisória. Elas foram libertadas em maio de 2020 e puderam voltar para suas casas enquanto esperavam o julgamento.
Em 16 de outubro de 2019, autoridades iniciaram um processo criminal contra os irmãos Vladimir Khokhlov e Eduard Zhinzhikov. O caso deles foi analisado junto com o caso das irmãs Tatyana e Olga. Sete dias depois, os irmãos foram colocados em prisão provisória, onde ficaram até o dia 3 de setembro de 2020.
As duas irmãs foram entrevistadas no Boletim do Corpo Governante (2020)— n.º 5. A irmã Olga disse que o período de oito meses que ela passou na prisão a convenceu de que “não importa o desafio que a gente enfrente, Jeová sempre dá a ajuda que precisamos por meio do espírito santo”. A irmã Tatyana também deixou claro sua confiança em Jeová ao dizer: “Jeová está sempre do nosso lado e ele nos dá a ajuda e a força que precisamos.”
Temos plena certeza de que Jeová vai continuar ajudando todos os nossos irmãos e irmãs que estão sendo presos ou julgados na Rússia a enfrentar esses desafios com alegria e paz. — 1 Coríntios 10:13.