Nascimento: 1966 (Mikhaylovka, região de Volgogrado)
Biografia: Estudou engenharia civil. Quando era jovem, Yuliya estudou numa academia de dança, se formou em música, tocou numa orquestra e fez parte de um coral. O marido dela, Aleksandr, não é Testemunha de Jeová, mas ele dá todo apoio a Yuliya. Para ele, esse processo criminal contra ela é uma grande injustiça.
Depois de perder pessoas que amava, ela começou a pensar sobre o objetivo da vida. As respostas da Bíblia a ajudaram a ter paz e esperança. Foi batizada em 1998. Os ensinos da Bíblia a ajudaram a fortalecer seu casamento, a se dar melhor com outras pessoas e a criar seu filho, Artur. Ele também é Testemunha de Jeová.
Yuliya tem alguns problemas de saúde que pioraram por causa do processo criminal.
Resumo do caso
A irmã Yuliya Kaganovich conta: “Quando eles bateram na minha porta de manhã cedo, eu já sabia quem era. Meu coração estava acelerado, e a única coisa que eu conseguia falar era: ‘Jeová, me ajuda! Jeová, me ajuda!’”
A perseguição religiosa à nossa irmã de 53 anos começou em 10 de outubro de 2019, na cidade de Birobidzhan. A busca realizada logo cedo na casa de Yuliya fazia parte de um ataque em massa feito por agentes do Serviço Federal de Segurança (FSB). Nesse ataque, eles invadiram mais de 20 casas de nossos irmãos daquela região.
As invasões foram muito traumatizantes, mas Yuliya e as outras Testemunhas de Jeová conseguiram ficar fortes porque estavam preparadas.
Yuliya diz: “Nas reuniões a gente sempre falava que essas buscas poderiam acontecer e que nós precisávamos estar preparados. Como eu sabia que a chance de isso acontecer era muito grande, eu me preparei mentalmente para saber como eu ia agir e o que eu ia falar. Isso me fez ver como é importante a gente pensar com antecedência no que fazer. E por ter feito isso, eu consegui pensar rápido em vez de ficar confusa e nervosa, sem saber o que fazer.”
Como esperado, logo depois das invasões, as autoridades russas abriram um processo criminal. Yuliya e os outros irmãos foram acusados de atividade extremista.
Em 3 de março de 2020, as autoridades encaminharam o caso para o Tribunal do Distrito de Birobidzhan. O julgamento foi suspenso por cinco meses por causa da pandemia da covid-19. Mas, em 22 de outubro de 2020, Yuliya voltou ao tribunal.
Ela conta: “Eu não queria estar naquela situação, mas por outro lado, eu estava muito feliz de poder defender a soberania de Jeová.
“O texto de Isaías 41:10 foi muito importante. Eu imprimi esse texto e o pendurei na minha casa para que eu pudesse ter essa garantia de Jeová diante de mim. Eu pude sentir como Jeová realmente firma os joelhos que estão tremendo.”
Yuliya se esforçou bastante para decorar alguns textos bíblicos que a ajudaram a manter a calma, a coragem e a alegria apesar da situação estressante.
Todos nós precisamos agir com sabedoria agora e nos preparar em sentido mental, emocional e espiritual para suportar as provações que virão. Temos certeza de que Jeová “não negará nada de bom aos que andam em integridade”. — Salmo 84:11.