30 DE ABRIL DE 2021
RÚSSIA

Irmã deficiente, de 73 anos, mostra confiança em Jeová ao enfrentar condenação

Irmã deficiente, de 73 anos, mostra confiança em Jeová ao enfrentar condenação

ATUALIZAÇÃO | Tribunal russo nega apelação

Em 25 de agosto de 2021, o Tribunal do Território de Primorye negou a apelação da irmã Lyudmila Shut. A sentença original continua em vigor. Ela vai cumprir a pena em liberdade, mas poderá ir para a prisão se certas restrições não forem respeitadas.

Em 19 de maio de 2021, o Tribunal do Distrito de Nadezhdinskiy, do Território de Primorye, condenou a irmã Lyudmila Shut, de 73 anos. Ela recebeu uma sentença de quatro anos, com suspensão condicional da pena.

Perfil

Lyudmila Shut

  • Nascimento: 1947 (Makarov, ilha Sakhalin)

  • Biografia: Começou a estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová no início dos anos 2000. Ficou muito impressionada com as profecias bíblicas. Batizou-se em 2003. Seu marido faleceu nesse mesmo ano. Tem três filhos e três netos. Ela precisa de ajuda para andar por causa de problemas crônicos de saúde.

Resumo do caso

Em novembro de 2017, as autoridades começaram a monitorar as Testemunhas de Jeová do vilarejo de Razdolnoye. Em fevereiro de 2020, foi aberto um processo criminal contra a irmã Lyudmila Shut. Apesar da idade e das claras limitações físicas dela, as autoridades a proibiram de viajar livremente.

A saúde física e emocional de Lyudmila piorou por causa de tudo isso. A visão dela ficou tão ruim que ela precisou ser operada, e agora sofre de insônia. Lyudmila está convencida de que, por buscar forças em Jeová e por confiar totalmente nele, ele a está protegendo. Jeová está dando a ela “contínua paz”, assim como ele promete em Isaías 26:3.

Lyudmila está recebendo ajuda amorosa de seus irmãos na fé. Ela fica muito grata de saber que os irmãos estão orando por ela. Lyudmila diz: “Nunca vou me esquecer disso.”

Apesar de não serem Testemunhas de Jeová, seu filho e sua filha mais nova também estão ajudando Lyudmila a suportar essa provação.

Enquanto aguarda o veredito, oramos com total confiança de que a irmã Lyudmila vai continuar “confiante no poder de Deus”. — 2 Timóteo 1:8.