O Tribunal da Cidade de Kondopoga da República da Carélia vai anunciar em breve seu veredito no caso envolvendo o irmão Aleksey Smelov. O promotor solicitou que ele seja multado em 500 mil rublos (aproximadamente 35 mil reais).
Linha do tempo
23 de julho de 2019
Autoridades abrem um processo criminal contra Aleksey, alegando que ele ocupava um cargo de liderança numa organização religiosa proibida e participava na organização de suas reuniões e “atividades de propaganda”.
31 de julho de 2019
Policiais do Serviço Federal de Segurança (FSB) invadem 15 casas e locais de trabalho de Testemunhas de Jeová na cidade de Kondopoga e de Petrozavodsk. Policiais, fingindo ser encanadores, entram na casa de Aleksey e fazem uma busca. Aleksey e sua esposa, Irina, são levados ao escritório local do FSB para serem interrogados. Depois, Aleksey é levado para a sede do FSB, em Petrozavodsk. Por volta das 23h30, ele é liberado, mas recebe a ordem de não sair da cidade onde mora.
7 de agosto de 2019
Autoridades acusam Aleksey de cometer um crime, com base na Parte 1 do Artigo 282.2 do Código Penal da Federação Russa.
9 de abril de 2020
As investigações são suspensas por causa da pandemia da covid-19.
8 de junho de 2020
As investigações recomeçam.
Perfil
Assim como Aleksey, nós temos certeza de que Jeová vai continuar a “mostrar a sua força a favor” de todos os que estão sendo perseguidos. — 2 Crônicas 16:9.