Em 7 de abril de 2020, a Promotoria Geral de Belarus negou o pedido de extradição do irmão Nikolay Makhalichev, feito pela Rússia, e permitiu sua libertação da prisão. O irmão Makhalichev ficou muito feliz de ser libertado a tempo de assistir à Celebração anual da morte de Cristo em Belarus com seus amigos.
Autoridades prenderam o irmão Makhalichev em 21 de fevereiro de 2020, quando ele viajava da Rússia para Belarus para visitar alguns amigos. A polícia de Belarus prendeu nosso irmão depois de verificar seu passaporte e descobrir que ele estava na lista internacional de pessoas mais procuradas da Rússia por organizar atividades de uma organização “extremista”.
Depois de três dias, as autoridades resolveram manter o irmão Makhalichev preso enquanto decidiam se ele deveria ser extraditado para Rússia, onde enfrentaria as acusações feitas contra ele em janeiro de 2019. Essa foi a primeira vez que uma Testemunha de Jeová foi presa em outro país com base em um mandado da Rússia.
Enquanto preso, o irmão Makhalichev se manteve forte por causa da sua rotina espiritual. Ele conseguiu estudar a Bíblia com quatro pessoas e relatou 198 horas de pregação em março.
Sabemos que nossos irmãos na Rússia vão continuar recorrendo a Jeová como sua rocha e refúgio durante esses momentos difíceis. — Salmo 142:5.