Atualização | Irmão Vitaliy Popov recebe sentença de prisão com suspensão condicional da pena
Em 21 de maio de 2021, o Tribunal do Distrito de Leninskiy de Novosibirsk condenou o irmão Vitaliy Popov. Ele recebeu uma sentença de três anos de prisão com suspensão condicional da pena. Ele não precisará ir para a prisão nesse momento, mas poderá ser preso se certas restrições não forem respeitadas.
Biografia: Trabalha como eletricista e soldador. Serviu no exército soviético. Gosta de esquiar, de jogar futebol e vôlei e de cantar. Cresceu com dois irmãos e duas irmãs. Quando Vitaliy era um adulto jovem, seu irmão e sua irmã mais velhos morreram de forma trágica. Por isso, Vitaliy tinha muitas perguntas sobre a morte e sobre o futuro.
Estudou a Bíblia com as Testemunhas de Jeová no início dos anos 90. Encontrou respostas satisfatórias de por que as pessoas morrem. Também ficou impressionado com o amor, o respeito e o apoio que existem entre as Testemunhas de Jeová. Foi batizado em 1994. Casou-se com Natalya em 2011.
Resumo do caso
Em 27 de junho de 2019, as autoridades iniciaram um processo criminal contra Vitaliy. Em 9 de abril de 2020, policiais foram até a casa dele e o levaram para ser interrogado. O interrogatório durou mais de quatro horas.
Vitaliy foi colocado na lista federal de extremistas. Por causa disso, sua conta bancária foi bloqueada. Dois meses depois, Vitaliy foi forçado a pedir demissão de seu emprego. Isso causou sérias dificuldades financeiras para sua família.
Jeová continua fornecendo o necessário para a família de Vitaliy. Ele conta: “Jeová cuidou de todas as nossas necessidades: espirituais, emocionais e materiais. Toda a minha família é muito grata pela ajuda de Jeová, e isso tem nos ajudado a superar qualquer coisa e a continuarmos positivos.”
Vitaliy diz qual é a chave para enfrentar essas provações: “Minha rotina espiritual me ajudou a desenvolver uma forte amizade com Jeová. Ele se tornou ainda mais real para mim. Eu aprendi a confiar nele, não importa o que aconteça.” A rotina espiritual de Vitaliy inclui a adoração em família, assistir e participar das reuniões congregacionais, pregar regularmente e orar de coração. Ele explica: “Se eu não tivesse essa rotina, é bem provável que eu não conseguiria confiar em Jeová e superar tudo isso.”
Enquanto aguardamos a decisão do julgamento de Vitaliy, sempre lembramos dele em nossas orações. Temos certeza de que Jeová, ‘aquele que nos dá poder’, vai continuar fortalecendo todos os nossos irmãos e irmãs na Rússia que estão enfrentando perseguição com coragem. — Filipenses 4:13.
a Nem sempre a data do veredito é informada com antecedência.