11 DE DEZEMBRO DE 2020
RÚSSIA

Irmão Yuriy Savelyev, que já passou dois anos preso, pode ser condenado a até oito anos de prisão

Irmão Yuriy Savelyev, que já passou dois anos preso, pode ser condenado a até oito anos de prisão

Data do veredito

Em 16 de dezembro de 2020, a o Tribunal do Distrito de Leninskiy de Novosibirsk deve anunciar o veredito do caso do irmão Yuriy Savelyev. O promotor pediu que o tribunal sentencie o irmão Yuriy a oito anos de prisão. Essa poderá ser a pena de prisão mais longa aplicada a um dos nossos irmãos na Rússia desde a decisão da Suprema Corte em 2017.

Perfil

Yuriy Savelyev

  • Nascimento: 1954 (Krokhalyovka, região de Novosibirsk)

  • Biografia: Sua mãe morreu quando ele ainda era criança e ele foi criado por sua irmã. Trabalhou como encanador em uma usina elétrica. Começou a se interessar em religião depois que sua esposa faleceu. Descobriu que a Bíblia tinha respostas lógicas para suas perguntas. Foi batizado como Testemunha de Jeová em 1996.

Resumo do caso

Em 8 de novembro de 2018, policiais invadiram seu apartamento e nove casas de Testemunhas de Jeová na região de Novosibirsk. Yuriy foi detido e colocado em prisão provisória.

Yuriy está sendo acusado de organizar as atividades das Testemunhas de Jeová na cidade. Apesar de vários pedidos de apelação por liberdade, o período de sua prisão provisória já foi estendido nove vezes. Ele já passou mais de dois anos preso. Desde a decisão da Suprema Corte da Rússia em 2017, apenas os irmãos Dennis Christensen e Sergey Klimov passaram mais tempo na prisão do que o irmão Yuriy Savelyev.

Durante sua declaração final no tribunal na quarta-feira 9 de dezembro de 2020, o irmão Yuriy falou com coragem para o juiz: “Eu não estou sendo acusado de cometer um crime. Estou sendo acusado de ser um seguidor dos ensinamentos religiosos das Testemunhas de Jeová.

“Eu não tenho inimigos. Nos meus quase 67 anos de vida, nunca enfrentei um processo administrativo ou criminal. Eu decidi me manter neutro com relação à política. Em outras palavras, sou contra todos os tipos de violência: verbal, psicológica e física.

“Os mandamentos de Deus exigem que eu trate todas as pessoas com respeito, não importa a classe, nacionalidade ou crença religiosa.

“A Palavra de Deus também nos incentiva a tratar as autoridades com respeito. A carta aos Romanos 13:1-3 diz em parte: ‘Todos estejam sujeitos às autoridades superiores, pois não há autoridade sem a permissão de Deus; as autoridades existentes foram colocadas por Deus em suas posições relativas. Portanto, quem toma posição contra a autoridade toma posição contra a ordem estabelecida por Deus.’

“Eu não estou contra as autoridades porque não quero estar contra Deus. Isso seria equivalente à morte. Eu só aprendi sobre o único Deus verdadeiro e seu Filho, Jesus, por causa das Testemunhas de Jeová. Graças a elas, entendi que as Escrituras Sagradas, a Bíblia, é um livro sem igual, que nos ajuda em todos os aspectos da nossa vida.”

Ficamos muito encorajados de ver a forte fé de Yuriy. A sua posição firme deixa claro que Jeová está dando para ele paz em todos os momentos. — Isaías 26:3.

a Sujeito a mudança.