Biografia: Ele já trabalhou como soldador e como motorista de caminhão. Gosta de poesia e caminhadas.
Em 1983, se casou com Natalia, uma antiga colega de escola. Dez anos depois, eles começaram a estudar a Bíblia. Eles têm três filhos. Os cinco servem a Jeová junto com outros parentes.
Resumo do caso
Em 20 de agosto de 2016, autoridades invadiram um Salão do Reino em Mayskiy e colocaram lá algumas de nossas publicações que tinham sido proibidas e classificadas como “extremistas”. Os irmãos tinham uma gravação que provava que as publicações foram colocadas pelas autoridades. Mesmo assim, um tribunal multou a associação jurídica local em 200 mil rublos (cerca de 14.400 reais) por esse suposto crime. Vários meses depois, o irmão Yuriy foi acusado criminalmente por causa desse incidente.
A promotoria afirma que o irmão Yuriy distribuiu publicações que tinham sido proibidas e incentivou outras Testemunhas de Jeová a cometer atos de violência contra pessoas de outras religiões. Ele está sendo acusado de “incitar atividades extremistas” (1º Parágrafo do Artigo 280 do Código Penal Russo).
O julgamento começou em 21 de junho de 2020. Durante as audiências, por várias vezes as testemunhas da promotoria se contradisseram ou comprometeram suas próprias acusações. Por exemplo, ao longo do julgamento, foi descoberto que alguns que afirmavam ter visto o irmão Yuriy incentivando a violência nem estavam presentes nas reuniões em que ele supostamente fez isso. Além disso, algumas testemunhas de acusação disseram que foram as autoridades que colocaram as publicações proibidas no Salão do Reino.
Enquanto o irmão Yuriy aguarda a decisão do tribunal, oramos para que ele e sua família encontrem força e paz nas palavras de Davi, no Salmo 28:7: “Jeová é a minha força e o meu escudo; nele confia o meu coração. Eu recebi a sua ajuda, e o meu coração se alegra.”