Depois de saber que cinco irmãos que estavam presos foram brutalmente espancados em Orenburg, Rússia, irmãos dessa cidade foram imediatamente à prisão para prestar assistência. Os irmãos presos, Aleksey Budenchuk, Gennadiy German, Roman Gridasov, Feliks Makhammadiyev e Aleksey Miretskiy, são de Saratov, que fica a mais de 800 quilômetros de Orenburg.
Em 15 de fevereiro de 2020, noticiários on-line revelaram que guardas da Colônia Penal N.º 1 de Orenburg espancaram os cinco irmãos com cassetetes. Ao saber disso, um grupo local de nossos irmãos e irmãs viajou para a colônia penal. Eles corajosamente se identificaram como Testemunhas de Jeová, colocando em risco a própria liberdade. O grupo pediu informações sobre o bem-estar dos nossos cinco irmãos. Como o irmão Makhammadiyev tinha sofrido os piores ferimentos e sido hospitalizado, os irmãos de Orenburg exigiram a confirmação de que ele estava vivo. A conversa com os policiais durou quase duas horas.
Os irmãos em Orenburg também organizaram um grupo para dar ajuda constante aos irmãos presos, suas esposas e também para os advogados deles. Os irmãos de Orenburg sempre escrevem cartas encorajadoras para os irmãos na colônia penal e até deram dinheiro para os irmãos comprarem alimentos mais saudáveis que não estão disponíveis na prisão.
A atitude abnegada e amorosa dos irmãos está dando um grande testemunho aos funcionários da colônia penal. Eles percebem como as Testemunhas de Jeová cuidam de seus irmãos, até mesmo daqueles de lugares bem distantes e que eles nunca conheceram.
É muito encorajador saber que nossos irmãos estão seguindo o conselho inspirado de Hebreus 13:3: “Lembrem-se dos que estão presos, como se vocês estivessem presos com eles, e dos que estão sendo maltratados, visto que vocês mesmos também estão no corpo.”