22 DE ABRIL DE 2021
RÚSSIA
Irmãos enfrentam meses de prisões provisória e domiciliar com ajuda da oração, do estudo e da Bíblia
Data do veredito
O Tribunal do Distrito de Pervomayskiy em Kirov vai anunciar em breve seu veredito no processo envolvendo os irmãos Maksim Khalturin, Vladimir Korobeynikov, Andrzej Oniszczuk, Andrey Suvorkov, Yevgeniy Suvorkov e Vladimir Vasilyev. a
O irmão Yuriy Geraskov, que também estava sendo acusado nesse processo, faleceu antes do fim do julgamento.
Perfis
Yuriy Geraskov
Nascimento: 1956 (Azerbaijão)
Morte: 24 de abril de 2020
Biografia: Cresceu gostando de futebol e de fotografia. Trabalhou para uma grande orquestra. Imigrou para a Rússia em 1993, por causa da situação política no Azerbaijão. Casou-se com Alevtina em 2011. Nesse mesmo ano, se batizou como Testemunha de Jeová. Eles gostavam de sair para caminhar ao ar livre e de visitar os amigos.
Maksim Khalturin
Nascimento: 1974 (Kirov, Região de Kirov)
Biografia: Aprendeu a gostar de ler quando era criança. Mostrou interesse pela Bíblia em 1993. Em 1995, se batizou como Testemunha de Jeová. Cuida de seus pais idosos. Eles respeitam as crenças religiosas de Maksim, mesmo sendo de uma religião diferente.
Vladimir Korobeynikov
Nascimento: 1952 (Ilha Dikson, território de Krasnoyarsk)
Biografia: Seu pai era oceanógrafo polar. Quando era criança, gostava muito de fazer miniatura dos objetos. Trabalhou como encanador e operador de máquinas. Agora que está aposentado, gosta muito de pescar.
Ele e sua esposa, Olga, começaram a estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová no início dos anos 90. Interessou-se principalmente pelas profecias bíblicas. Batizou-se em 1996. Os conselhos da Bíblia fortaleceram a família deles, que inclui um filho e uma filha adultos.
Andrzej Oniszczuk
Nascimento: 1968 (Białystok, Polônia)
Biografia: Quando era jovem, gostava de jogar futebol e fazer musculação. Foi batizado em 1990. Mudou-se para Kirov em 1997. Gosta muito de literatura russa. Casou-se com Anna em 2002. Eles gostam muito de passar tempo juntos ao ar livre procurando cogumelos e jogando futebol.
Andrey Suvorkov
Nascimento: 1993 (Kirov, Região de Kirov)
Biografia: Aprendeu a verdade desde pequeno com sua mãe. Quando era criança, gostava de estudar ciências e de praticar esportes, principalmente vôlei. Batizou-se como Testemunha de Jeová em 2007. Prestou serviço civil alternativo em um centro de reabilitação para drogados. Casou-se com Svetlana em 2016. Eles gostam muito de praticar esportes.
Yevgeniy Suvorkov
Nascimento: 1978 (Kumyony, Região de Kirov)
Biografia: Quando era criança, gostava de jogar xadrez e hóquei e de escutar música. Trabalha como eletricista. Começou a estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová com 16 anos. Batizou-se em 1995. Quando tinha 18 anos, pediu para realizar o serviço civil alternativo em vez de servir no exército. Depois de seis julgamentos, finalmente permitiram que ele prestasse o serviço civil. Casou-se com Svetlana em 2000 e ajudou a criar o filho dela, Andrey, mencionado acima.
Vladimir Vasilyev
Nascimento: 1956 (Perm)
Biografia: Gostava de jogar futebol quando era criança. Trabalhou como encanador e motorista. Agora é aposentado. Ele e sua esposa, Nadezhda, começaram a estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová no início dos anos 90. Batizou-se em 1994.
Resumo do caso
Em 9 de outubro 2018, as autoridades fizeram buscas em 14 casas de Testemunhas de Jeová em Kirov. Em resultado das buscas, os irmãos Maksim Khalturin, Vladimir Korobeynikov, Andrzej Oniszczuk, Andrey Suvorkov e Yevgeniy Suvorkov foram detidos. Em seguida, eles foram colocados num centro de prisão provisória. Em janeiro e em julho de 2019, os irmãos Vladimir Vasilyev e Yuriy Geraskov também foram acusados.
Vladimir Korobeynikov ficou preso por mais de dois meses. Ele foi transferido para prisão domiciliar para cuidar de sua esposa doente e de sua filha. Maksim e Andrey ficaram no centro de prisão provisória por mais de três meses. Yevgeniy ficou detido por cerca de cinco meses. Andrzej ficou preso no centro de prisão por 327 dias. Alguns desses irmãos foram transferidos para prisão domiciliar. Desde então, eles foram soltos, mas não podem sair de sua vizinhança.
Enquanto estavam presos, foi muito difícil para esses irmãos ficar longe de suas famílias. Mas eles tinham certeza de que Jeová cuidaria de seus amados familiares.
Por exemplo, a esposa de Vladimir Korobeynikov, Olga, é deficiente. Ele explica: “O mais difícil era pensar que minha esposa, que é deficiente, estava sozinha em casa.” Ele contou que o celular de sua esposa tinha sido confiscado durante a busca. Vladimir estava muito preocupado até receber uma carta de uma irmã da congregação. Ela disse que outros irmãos e irmãs estavam cuidando da esposa dele. Mais tarde, ele recebeu uma carta muito encorajadora de Olga contando que ela estava bem.
As restrições de não poder sair da região onde moram e o fato de serem considerados “extremistas” têm dificultado a vida desses irmãos. Por exemplo, é difícil conseguir um trabalho estável. Além disso, eles não podem acessar suas contas bancárias.
Mas, Yevgeniy diz: “Jeová nos dá em abundância tudo o que precisamos. Assim como os israelitas no deserto, a gente não sente falta de nada. Estamos vendo em base pessoal como a família de Jeová cuida de nós em sentido material, emocional e espiritual.”
Os irmãos dizem que a oração, o estudo pessoal e a leitura da Bíblia os ajudaram a continuar fiéis e corajosos. Por exemplo, Vladimir Vasilyev conta: “Os acontecimentos descritos na Bíblia nos ajudam a entender que Jeová tem tudo sob controle. Com isso, nossa fé em Deus fica mais forte e, é claro, a nossa confiança nele aumenta.”
Apesar das dificuldades que esse processo causou para os nossos queridos irmãos e suas famílias, temos certeza de que eles vão continuar confiando em Jeová. Eles continuam perseverando, sabendo que “um simples homem” não é capaz de causar um mal permanente. — Salmo 56:4.
a Nem sempre a data do veredito é informada com antecedência.