Em 18 de dezembro de 2020,a o Tribunal de Rostov-on-Don do Distrito de Leninskiy deve anunciar o veredito do caso do irmão Semyon Baybak. O promotor pediu que o tribunal sentencie o irmão Semyon a quatro anos de prisão, com suspensão condicional da pena.b
Perfil
Semyon Baybak
Nascimento: 1997 (Rostov-on-Don)
Biografia: Tem um irmão e uma irmã mais velhos. Aprendeu chinês e trabalha como professor desse idioma. Gosta de ler e escrever poesias.
Quando ainda era criança, aprendeu sobre Jeová com seus pais. Passou a amar e respeitar os conselhos sábios da Bíblia. Por causa da sua fé, decidiu se recusar a prestar serviço militar por objeção de consciência. De 2015 a 2017, prestou serviço civil alternativo, trabalhando como zelador em um hospital infantil local.
Resumo do caso
Em 22 de maio de 2019, agentes do centro local de combate ao extremismo invadiram 13 casas de Testemunhas de Jeová na cidade de Rostov-on-Don. Cerca de duas semanas depois, no dia 6 de junho de 2019, um processo criminal foi aberto contra o irmão Semyon. Logo depois, ele foi preso e ficou detido por um dia. Daí um tribunal decidiu colocá-lo em prisão domiciliar por oito semanas. Mas essa sentença já foi prolongada sete vezes.
Inicialmente, as autoridades acusaram Semyon dos “crimes” de participar em reuniões religiosas e de compartilhar o que ele aprendeu na Bíblia com outros. Em novembro de 2019, as autoridades também o acusaram de financiar uma organização supostamente “extremista”.
Sabemos que Jeová, “o Deus de paz”, vai continuar dando para os nossos irmãos que estão sendo perseguidos na Rússia tudo o que precisam para “fazerem a Sua vontade”. — Hebreus 13:20, 21.