Desde abril de 2017, quando a Rússia proibiu as atividades das Testemunhas de Jeová, mais de 500 irmãos e irmãs foram presos e acusados de ser extremistas. Cerca de 40 foram condenados à prisão e outros 15 foram multados. Mais de 80 Testemunhas de Jeová foram condenadas e receberam suspensão condicional da pena. Embora elas não precisem ir para a prisão no momento, essas sentenças são injustas e trazem sérias consequências.
De acordo com o Código Penal russo, um juiz tem o poder de impor uma sentença de suspensão condicional da pena em vez de uma sentença de prisão. Quando isso acontece, o juiz também estabelece um período de observação e determina certas restrições ou condições. Se essas restrições não forem cumpridas, o tribunal pode mandar a pessoa condenada para a prisão pelo tempo que foi determinado para a suspensão condicional.
Como é a vida de quem recebeu uma suspensão condicional? E como Jeová está ajudando nossos irmãos e irmãs que estão nessa situação? Nós entrevistamos alguns irmãos que receberam suspensão condicional. Suas sentenças variam de dois a seis anos. Eles contam os desafios que enfrentam e como Jeová os está ajudando a lidar com isso.
Saber um pouco sobre a vida daqueles que receberam sentenças de suspensão condicional nos motiva a orar ainda mais e de modo específico por eles e por suas famílias. A experiência deles também é uma prova de que Jeová responde a essas orações e apoia seus servos leais em qualquer tipo de provação. — 2 Coríntios 1:3, 4.