Em 7 de outubro de 2021, o Tribunal do Território de Krasnodar negou a apelação do irmão Vasiliy. Sua sentença original continua em vigor.
11 de agosto de 2021
Depois de dois dias de audiência, o Tribunal do Distrito de Abinskiy do Território de Krasnodar condenou o irmão Vasiliy Meleshko a três anos de prisão. Ele foi levado direto do tribunal para a prisão. O irmão Vasiliy é a quarta Testemunha de Jeová a ser julgada e condenada de forma precipitada por esse tribunal.a
10 de agosto de 2021
Começa o julgamento de Vasiliy. Quando perguntado pelo juiz, ele corajosamente se identificou como uma Testemunha de Jeová ativa.
24 de junho de 2021
Conversas entre o irmão Vasiliy e o irmão Aleksandr Ivshin foram adicionadas à lista de atividades criminosas de Vasiliy. O promotor classificou o conteúdo das conversas deles como tópicos religiosos relacionados ao “serviço de Jeová Deus”.
12 de abril de 2021
O irmão Vasiliy foi acusado formalmente de “proferir e escutar discursos baseados em literatura religiosa” e de “participar em uma conversa coletiva sobre livros religiosos”, entre outros crimes.
7 de abril de 2021
Às 6h30 da manhã, três oficiais de segurança, quatro oficiais de investigação e outros dois agentes invadiram e fizeram uma busca na casa do irmão Vasiliy e da sua esposa, Zoya. Depois, Vasiliy foi levado para investigação. Daí os investigadores o fotografaram na frente de sua casa e na frente do local onde nossos irmãos costumavam se encontrar para adorar a Deus. Os investigadores usaram essas fotos para “registrar a cena do crime”. O irmão Vasiliy recebeu a ordem de não sair da região.
Perfil
É verdade que esse julgamento precipitado e a perseguição constante dos nossos irmãos e irmãs na Rússia são “más notícias”. Mas nós temos certeza de que o irmão Vasiliy e sua esposa vão continuar firmes e inabaláveis, ‘confiando em Jeová’. — Salmo 112:7, 8.
a O irmão Oleg Danilov foi sentenciado a três anos de prisão em 30 de março de 2021. O irmão Aleksandr Ivshin foi sentenciado a sete anos e meio de prisão em 10 de fevereiro de 2021. E o irmão Aleksandr Shcherbina foi sentenciado a três anos de prisão em 6 de abril de 2021.