21 DE JANEIRO DE 2021
RÚSSIA

O irmão Yevgeniy Golik é condenado

O irmão Yevgeniy Golik é condenado

Veredito

Em 20 de janeiro de 2021, o Tribunal do Distrito de Birobidzhan da Região Autônoma Judaica condenou o irmão Yevgeniy Golik. Ele foi sentenciado a dois anos e meio de prisão, com suspensão condicional da pena. Isso quer dizer que ele cumprirá a pena em liberdade, mas poderá ir para a prisão se certas restrições não forem respeitadas. O irmão vai recorrer dessa decisão.

Perfil

Yevgeniy Golik

  • Nascimento: 1975 (Birobidzhan, Região Autônoma Judaica)

  • Biografia: É um soldador qualificado. Trabalha como operador de caldeira. Serviu no exército russo antes de se tornar Testemunha de Jeová.

    Aprendeu a verdade com a mãe dele. Isso o ajudou a encontrar respostas sobre o objetivo da vida. Os ensinos da Bíblia também o ajudaram a se importar mais com os outros.

Resumo do caso

Na madrugada do dia 17 de maio de 2018, 150 policiais do Serviço Federal de Segurança (FSB) invadiram 22 casas de Testemunhas de Jeová em Birobidzhan, uma cidade que fica no leste da Rússia. A operação da FSB foi chamada de “Dia do Julgamento”. As autoridades locais abriram processos criminais contra o irmão Yevgeniy Golik e 21 outros irmãos e irmãs da Região Autônoma Judaica. O julgamento do irmão Yevgeniy começou em 29 de janeiro de 2020.

A promotoria apresentou como prova, entre outras coisas, vídeos que mostravam o irmão Yevgeniy estudando a Bíblia e nossas publicações baseadas na Bíblia.

Não é nada fácil ser vítima de uma injustiça tão grande. Mas Yevgeniy diz: “Manter uma rotina espiritual me ajuda a me concentrar em Jeová em vez de ficar pensando em mim mesmo. E o que eu leio na Palavra de Deus me dá alegria e me faz querer passar essa mensagem para outros.”

Meditar no Salmo 23:4 também fez muito bem para Yevgeniy. Ele conta: “[Esse versículo] me ajudou a ter coragem e a perseverar com alegria. Mesmo que a gente seja ameaçado de morte, sabemos que Jeová está sempre do nosso lado.”

Yevgeniy também teve o apoio dos irmãos. Ele diz: “A presença dos irmãos e irmãs no tribunal quando o julgamento começou foi muito encorajador. Também, Jeová me deu uma boa esposa que me ajudou muito nessa época difícil. Em nenhum momento eu perdi a alegria. Eu tenho alimento espiritual e físico e muito apoio.”

Yevgeniy está decidido a manter sua amizade com Jeová bem forte. Ele dá um conselho para quem ainda não teve que enfrentar esse tipo de perseguição: “Aprenda os cânticos, aprenda a amar os inimigos e aprenda a ser um servo feliz de Deus em qualquer situação.”

Todos nós podemos aprender lições importantes com nossos irmãos e irmãs na Rússia. Assim como Jeová está dando forças para esses irmãos em suas dificuldades, ele vai dar forças para nós quando precisarmos. — Salmo 29:11.