2 DE JULHO DE 2021
RÚSSIA

Oração e cumprimento de profecias ajudam três irmãos a perseverar

Oração e cumprimento de profecias ajudam três irmãos a perseverar

ATUALIZAÇÃO | Tribunal russo nega apelação

Em 14 de janeiro de 2022, o Tribunal da Região de Níjni Novgorod negou a apelação dos irmãos Aleksey Oreshkov, Aleksandr Rakovskiy e Aleksandr Vavilov. Eles não precisarão ir para a prisão neste momento, mas poderão ser presos se certas restrições não forem respeitadas.

Em 25 de outubro de 2021, o Tribunal da Cidade de Pavlovo da Região de Níjni Novgorod condenou Aleksey, Aleksandr Rakovskiy e Aleksandr Vavilov. Cada um deles recebeu uma pena de três anos com suspensão condicional.

Perfis

Aleksey Oreshkov

  • Nascimento: 1971 (Pavlovo, região de Níjni Novgorod)

  • Biografia: Gostava de pingue-pongue quando era criança. Estudou música na universidade e se especializou em instrumentos de sopro. Agora está aposentado. Há muitos anos cuida de sua mãe idosa. Foi batizado como Testemunha de Jeová em 2011.

Aleksandr Rakovskiy

  • Nascimento: 1980 (Pavlovo, região de Níjni Novgorod)

  • Biografia: Quando era jovem, aprendeu a tocar violão e se apresentava com uma banda. Trabalha como especialista em tecnologia da internet. Ele e sua esposa, Tatyana, se casaram em 2005. Eles começaram a estudar com as Testemunhas de Jeová depois de aprender sobre a esperança da Bíblia para o futuro. Foi batizado em 2009. Eles têm um filho e uma filha.

Aleksandr Vavilov

  • Nascimento: 1967 (Kropotkin, região de Krasnodar)

  • Biografia: Quando jovem, gostava de correr, nadar, esquiar e pintar retratos. Serviu no exército e treinou para ser um boxeador profissional. Com o tempo, decidiu não participar em um esporte violento e foi trabalhar como barbeiro. Ele e sua esposa, Yelena, começaram a estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová. Eles se casaram em 1994 e se batizaram em 1995. Os dois gostam de passar tempo ao ar livre.

Resumo do caso

Nos dias 16 e 17 de julho de 2019, agentes do Serviço Federal de Segurança realizaram buscas em casas de Testemunhas de Jeová na região de Níjni Novgorod. Os irmãos Aleksey Oreshkov e Aleksandr Vavilov foram interrogados e logo depois colocados em prisão provisória. Aleksey ficou 211 dias em detenção e depois teve que ficar 31 dias em prisão domiciliar. Já Aleksandr ficou 241 dias em prisão provisória.

Aleksey conta que, enquanto esteve detido, ele fez questão de orar mais a Jeová, como nunca antes. Além disso, suas orações ficaram mais significativas. Todos os dias, quando acordava, Aleksey pedia a Jeová para ajudá-lo a ver os desafios daquele dia de modo positivo e a permanecer leal, com a mente focada em coisas espirituais. Ele também conta: “Era no final do dia que eu fazia minhas orações mais longas e mais profundas. Eu orava pelas pessoas que trabalhavam no centro de detenção, pelos que dividiam a cela comigo, pelo investigador, pela minha família, pela congregação e pela organização. Eu tentava mencionar todos os meus irmãos por nome.”

Aleksandr Vavilov diz: “Eu fiquei ainda mais achegado a Jeová. Sinto que ele não está só me guiando pela mão, mas me pegou no colo como um pastor faz com uma ovelhinha. E esse cuidado de Jeová foi ficando mais claro a cada dia.”

Em 21 de setembro de 2020, Aleksandr Rakovskiy também foi acusado e sua acusação foi incluída no caso dos irmãos Aleksey Oreshkov e Aleksandr Vavilov. Os três estão sendo acusados, entre outras coisas, de participar em reuniões das Testemunhas de Jeová. Eles estão proibidos de viajar.

Aleksandr Rakovskiy disse que algo que tem sido de grande ajuda é meditar nas profecias da Bíblia, especialmente as que falam sobre o rei do norte. Ele diz: “Meditar na Bíblia me ajuda a não ficar pensando demais no que está acontecendo comigo, mas a me concentrar no cumprimento das profecias de que haveria perseguição. Isso também me ajuda a me concentrar na promessa de Jeová de dar forças para os que são perseguidos.”

Temos certeza de que a forte fé desses irmãos e sua atitude positiva vão ajudá-los a enfrentar essa provação. — Filipenses 1:29.