Biografia: Trabalha com construção e marcenaria. Começou a estudar a Bíblia nos anos 90. Deixou de jogar esportes violentos. Ele agora gosta de jogar futebol com os amigos. Foi batizado em 1998. Casou-se com Anna em 2008.
Dmitriy Golik
Nascimento: 1987 (Tokhoy, República da Buriácia)
Biografia: Trabalha como tradutor do russo para o chinês. Gosta de fazer musculação, de jogar futebol e de tocar violão.
Toda a sua família começou a estudar a Bíblia nos anos 90. Dmitriy se batizou em 2002. Quando foi convocado para o serviço militar, ele pediu para fazer serviço civil alternativo. Cumpriu o serviço civil alternativo trabalhando numa casa de repouso. Casou-se com Kristina em 2012. Eles estão aprendendo inglês e chinês para poder pregar para mais pessoas.
Resumo do caso
No início de 2018, autoridades do governo instalaram secretamente equipamentos de monitoramento de áudio na casa do irmão Dmitriy. Em junho de 2018, agentes do Serviço Federal de Segurança (FSB) invadiram sete casas de Testemunhas de Jeová na cidade de Blagoveshchensk. Com isso, foi aberto um processo criminal contra os irmãos Dmitriy Golik e Aleksey Berchuk. Eles foram acusados de organizar suposta atividade extremista.
Aleksey não foi logo informado de que um processo criminal tinha sido aberto contra ele. Em 21 de janeiro de 2019, ele foi detido no controle de passaportes no Aeroporto Domodedovo de Moscou. Um investigador veterano do FSB escoltou o irmão Aleksey de volta para a cidade onde ele mora. Ele continua ali sem poder viajar.
Os dois irmãos destacaram como é importante se preparar com antecedência. Dmitriy conta: “É bom esperar o melhor, mas estar preparado para o pior.” Ele continua: “É claro que foi bom me preparar de forma prática para a perseguição. Mas a preparação espiritual foi muito mais importante. Quando a gente está sendo perseguido, não importa se somos muito inteligentes ou se conseguimos nos esconder de quem nos persegue. O que realmente importa é nossa lealdade a Deus. Com certeza Jesus teria conseguido se esconder sem ser achado por seus inimigos, mas esse não era o objetivo dele. E como discípulos dele, nosso objetivo não é evitar as dificuldades, mas sim enfrentá-las com dignidade.”
Aleksey diz: “Seria um erro pensar: ‘Isso não vai acontecer comigo.’ É evidente que Jeová está permitindo essa perseguição. É importante se preparar mentalmente com antecedência para essa situação e ter uma atitude positiva. Então, quando a perseguição vier, vai ser muito mais fácil de aceitar e perseverar, confiando na ajuda de Jeová.”
Sabemos que nossos irmãos na Rússia, incluindo Aleksey, Dmitriy e as esposas deles, vão continuar a repetir as palavras do salmista: “Vejam! Deus é meu ajudador; Jeová está com os que me apoiam.” — Salmo 54:3, 4.
a Nem sempre a data do veredito é informada com antecedência.