Dois dos nossos queridos irmãos jovens, Yegor Baranov e Darya Dulova, estão corajosamente enfrentando processos criminais e a possibilidade de ficarem presos por muito tempo. O irmão Yegor tem só 19 anos e está atualmente em prisão provisória. A irmã Darya tinha só 18 anos quando as autoridades invadiram sua casa. Eles são os mais jovens dos 380 irmãos e irmãs que estão enfrentando processos criminais na Rússia por causa de sua fé.
O irmão Yegor está em prisão provisória desde 27 de maio de 2020. A irmã Darya está aguardando os vereditos de dois processos criminais. Mas os dois estão decididos a permanecer leais a Jeová apesar dos desafios.
No dia 27 de maio, agentes armados do Serviço de Segurança Federal (FSB) invadiram a casa em que o irmão Yegor vivia com sua mãe. No mesmo dia, o juiz Aleksey Shatilov ordenou que o nosso irmão fosse preso por ser “um dos líderes” das Testemunhas de Jeová da região.
O irmão Yegor diz que, depois de ter orado a Jeová, ele conseguiu ficar calmo durante a assustadora invasão à sua casa. Ele conta: “Por causa do meu comportamento, um dos agentes que estava realizando a busca disse que parecia que eu já sabia que eles iam vir.”
Ele também diz que sempre se lembra de uma coisa: “Se Jeová permitiu essa situação, isso significa que eu consigo aguentá-la.” E acrescentou: “Suplicar a Jeová por sua ajuda e seu espírito santo me ajuda a não ficar com medo. E eu tenho certeza de que não sou um criminoso. A minha consciência está limpa. Eu sei que estou sendo perseguido por causa da minha fé.”
O irmão Yegor contou que ele não se sente ameaçado na prisão. Os prisioneiros que estão com ele não são violentos. Eles o respeitam e o tratam como um irmão mais novo. O irmão Yegor disse: “Eles sabem que eu não deveria estar aqui.”
No dia 1.º de agosto de 2018, autoridades invadiram o apartamento em que a irmã Darya mora com sua mãe. Ela explica que a invasão e a prisão logo em seguida foram desgastantes emocionalmente, mas a sua fé não foi abalada. Ela diz: “Estou determinada a permanecer leal a Jeová. Eu vou servir a ele até o fim, não importa o que aconteça.”
O julgamento envolvendo a irmã Darya começou em setembro de 2019 no Tribunal da Cidade de Karpinsky, da região de Sverdlovsk. Em uma das audiências finais, a irmã Darya disse para o tribunal que normalmente as pessoas falam das coisas boas de sua vida com outros. Ela explicou: “Por exemplo, eu sei que logo Deus vai transformar a Terra num paraíso e que muito em breve só vão existir lágrimas de alegria. Não é normal eu querer contar essas boas notícias para os outros?”
Apesar dos seus argumentos lógicos e corajosos, a irmã Darya foi condenada em 27 de janeiro de 2020 a um ano de prisão, a ser cumprido em suspensão condicional da pena. O advogado dela apelou da decisão.
No dia 6 de agosto de 2020, o Tribunal da Região de Sverdlovsk anulou a condenação da irmã Darya. O caso voltou para o Tribunal da Cidade de Karpinsky para ser analisado por outro juiz. A data do julgamento ainda não foi marcada. E enquanto espera o resultado desse caso, a irmã Darya está enfrentando outra investigação criminal contra ela, sua mãe e mais três Testemunhas de Jeová.
O irmão Yegor e a irmã Darya aprenderam muito com essas provações.
A irmã Darya fala sobre o que a tem ajudado: “Fortaleça sua espiritualidade por ler a Bíblia, preparar as reuniões e aprender os nossos cânticos. Gaste tempo meditando em textos da Bíblia que podem ajudar você a controlar os sentimentos de ansiedade e medo do futuro.”
O irmão Yegor diz: “Para conseguir perseverar, você precisa ter uma forte amizade com Jeová. Então, não perca tempo. Fortaleça agora sua amizade com ele.”
Em vários relatos da Bíblia, vemos que Jeová ajuda jovens fiéis a continuar corajosos. Temos certeza de que ele vai continuar ajudando nossos queridos jovens que estão enfrentando perseguição na Rússia e em outras partes do mundo. — 1 Samuel 1:20; 16:18; 2 Reis 5:1-3; Daniel 1:14-17; 3:17-27.