2 DE OUTUBRO DE 2020
RÚSSIA

Quatro irmãos e um casal podem ser condenados a até sete anos de prisão na Rússia

Quatro irmãos e um casal podem ser condenados a até sete anos de prisão na Rússia

Data do veredito

Em 5 de outubro de 2020, a o Tribunal do Distrito de Zasviyazhsky da Cidade de Ulyanovsk deve anunciar o veredito do caso envolvendo os irmãos Aleksandr Ganin, Khoren Khachikyan, Andrey Tabakov, Mikhail Zelenskiy e do casal Sergey e Nataliya Mysin. Eles podem ser condenados à prisão, com sentenças que variam de três a sete anos. Além disso, o promotor pediu que o tribunal confiscasse o dinheiro e os carros desses irmãos, o que totaliza quase 1,57 milhão de rublos (113 mil reais).

Perfis

Aleksandr Ganin

  • Nascimento: 1957 (Ekhabi, ilha de Sacalina)

  • Biografia: Já está batizado como Testemunha de Jeová por mais de 20 anos. Está aposentado e gosta de jardinagem.

Khoren Khachikyan

  • Nascimento: 1985 (Ierevan, Armênia)

  • Biografia: Formado em economia. Quando era jovem, participava em competições de luta. É conhecido como um homem bondoso e gentil.

  • Começou a estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová porque queria conhecer melhor a Deus e obedecê-lo. Dá valor à lógica e harmonia da Bíblia.

Sergey Mysin

  • Nascimento: 1965 (Kulebaki, região de Níjni Novgorod)

  • Biografia: Enquanto estudava engenharia, conheceu sua esposa, Nataliya. Eles se casaram em 1991. Já servem a Jeová juntos por mais de 20 anos e têm dois filhos adultos. Ele gosta de esportes, especialmente lacrosse.

Nataliya Mysina

  • Nascimento: 1971 (Leningrado, atual São Petesburgo)

  • Biografia: Cresceu numa família de militares. Morou na Alemanha antes de se formar como farmacêutica. Gosta de cozinhar.

Andrey Tabakov

  • Nascimento: 1973 (Minsk, Belarus)

  • Biografia: Trabalha com tecnologia da informação. Em 2006, se casou com Marina. Eles estudaram a Bíblia com as Testemunhas de Jeová e se batizaram. Gosta de trabalhar com eletrônicos, especialmente rádios e computadores.

Mikhail Zelenskiy

  • Nascimento: 1960 (Bulaesti, Moldávia)

  • Biografia: Trabalhou como marinheiro e como motorista de caminhão. Em 1989, se casou com Victoria. No início dos anos 90, eles começaram a estudar a Bíblia. Com o passar do tempo, o amor deles por Jeová aumentou e eles foram batizados.

Resumo do caso

Quase três anos atrás, o Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) começou uma operação para vigiar nossos irmãos em Ulyanovsk. Essa operação incluía gravar as ligações telefônicas deles. Em 24 de fevereiro de 2019, o FSB abriu uma investigação criminal contra o casal Mysin e os irmãos Khoren, Andrey e Mikhail.

Três dias depois, às 5 horas da manhã, autoridades invadiram as casas dos irmãos Khoren, Andrey e Mikhail. Os três irmãos foram presos e ficaram detidos temporariamente. Naquela mesma manhã, a irmã Nataliya recebeu uma ligação dizendo que o carro dela tinha sido danificado e pedindo que ela e seu marido, Sergey, fossem ver o que aconteceu. Assim que o irmão Sergey abriu a porta, agentes do FSB invadiram seu apartamento. Eles vasculharam o local, confiscaram os dispositivos eletrônicos da família e prenderam o casal.

No dia seguinte, o Tribunal do Distrito de Leninsky da região de Ulyanovsk colocou o irmão Sergey em prisão provisória. A irmã Nataliya e os outros três irmãos foram colocados em prisão domiciliar.

O irmão Sergey ficou 55 dias em prisão provisória e depois mais 12 dias em prisão domiciliar. A irmã Nataliya e os irmãos Khoren, Andrey e Mikhail ficaram entre 50 e 55 dias em prisão domiciliar.

Na manhã de 15 de maio de 2019, agentes do FSB vasculharam a casa do irmão Aleksandr e o prenderam. Ele ficou detido por dois dias.

Agora, os seis irmãos estão apenas com algumas restrições. Mas isso não significa que eles não estão sendo pressionados. As autoridades bloquearam a conta bancária do casal Mysin, quase 500 mil rublos (36 mil reais), e do irmão Andrey, quase 600 mil rublos (43 mil reais).

Enquanto nossos irmãos estão sendo julgados por causa de sua fé, oramos para que eles continuem sendo fortalecidos pelas palavras do salmista: “Deus é nosso refúgio e nossa força, uma ajuda encontrada prontamente em tempos de aflição.” — Salmo 46:1.

[Nota]

a Sujeito a mudança.