24 DE MARÇO DE 2021
RÚSSIA
Quatro irmãos em Smolensk enfrentam com coragem perseguição intensa e prisão por causa de sua fé
ATUALIZAÇÃO | Tribunal russo declara três irmãos culpados por “extremismo”
Em 23 de abril de 2021, o Tribunal do Distrito Industrial de Smolensk declarou culpados os irmãos Yevgeniy Deshko, Ruslan Korolyov e Valeriy Shalev. Os irmãos Korolyov e Shalev receberam uma sentença de seis anos e seis meses de prisão, com suspensão condicional da pena. O irmão Deshko recebeu uma sentença de seis anos de prisão, com suspensão condicional da pena. Eles não irão para a prisão neste momento. Eles cumprirão a pena em liberdade, mas poderão ir para a prisão se certas restrições não forem respeitadas.
Data do veredito
O Tribunal do Distrito Industrial de Smolensk vai anunciar em breve o veredito no caso envolvendo os irmãos Yevgeniy Deshko, Ruslan Korolyov e Valeriy Shalev. a O promotor solicitou uma sentença de nove anos de prisão para Yevgeniy e Ruslan, e de oito anos para Valeriy. O irmão Viktor Malkov, que também estava sendo julgado nesse mesmo caso, faleceu antes de terminar o julgamento.
Perfis
Yevgeniy Deshko
Nascimento: 1989 (Sochi)
Biografia: Trabalhou como motorista, eletricista e com massagem terapêutica. Foi criado por pais Testemunhas de Jeová. Por causa de seu profundo respeito pela Bíblia, se recusou a prestar serviço militar obrigatório. Batizou-se em 2012. Prestou serviço civil alternativo trabalhando como assistente num hospital geriátrico de 2012 a 2014.
Ruslan Korolyov
Nascimento: 1982 (Smolensk)
Biografia: Desde pequeno gostava de aprender a consertar aparelhos eletrônicos. Mais tarde, se tornou mecânico. Serviu no exército russo. Começou a estudar com as Testemunhas de Jeová e encontrou consolo na Bíblia. Batizou-se em 2004.
Viktor Malkov
Nascimento: 1959 (Smolensk)
Biografia: Trabalhou como mecânico, marceneiro e telhadista. Casou-se com Vera em 1992. Gostava de jogar futebol quando era jovem. Ajudou a cuidar de seu irmão deficiente visual.
Ficou sete anos preso por comportamento violento. Seu casamento estava prestes a acabar em divórcio. Depois de estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová, ele se tornou um cidadão pacífico e obediente às leis, e um bom marido. Batizou-se em 2008. Faleceu em 25 de abril de 2020.
Valeriy Shalev
Nascimento: 1977 (Yartsevo)
Biografia: Estudou inglês quando era jovem. Formou-se numa escola militar. Mudou para o extremo leste da Rússia e trabalhou como contador para o exército. Depois de sair do exército, trabalhou como consultor financeiro. Conheceu Svetlana na faculdade. Em 1999, eles se casaram, e Valeriy adotou o filho de 4 anos de Svetlana. Para se exercitar, ele corre e joga futebol.
A mãe de Valeriy começou a estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová e falou para ele sobre o que estava aprendendo. Ele tentou provar que o que ela acreditava estava errado, mas acabou percebendo que aquela era mesmo a verdade. Foi batizado em 2002.
Resumo do caso
A perseguição em Smolensk começou antes de a Suprema Corte proibir as atividades das Testemunhas de Jeová na Rússia em 2017. Em 18 de dezembro de 2016, 15 policiais armados interromperam uma reunião religiosa num Salão do Reino em Smolensk. Cerca de 60 irmãos e irmãs estavam presentes na reunião. Durante essa invasão, os policiais esconderam e depois fingiram que encontraram publicações que são classificadas como “material extremista” pelo governo russo.
Depois disso, em 2018 e 2019, as autoridades continuaram a realizar buscas, detenções e prisões. Em 25 de abril de 2019, policiais invadiram várias casas e prenderam os irmãos Ruslan Korolyov, Valeriy Shalev e Viktor Malkov. Viktor perguntou para os policiais: “Eu fiquei preso sete anos por ser violento, daí me tornei Testemunha de Jeová. Agora vocês querem me prender por . . . pregar as boas novas?”
O irmão Yevgeniy Deshko foi preso vários dias depois da prisão dos outros irmãos. Yevgeniy conta: “Eu imaginei que também seria preso, por isso eu estava preparado.” Ele continua a ser encorajado pelas palavras de Jeová a Josué: ‘Seja corajoso e forte. Não fique apavorado nem tenha medo, pois Jeová, seu Deus, estará com você aonde quer que você for.’ (Josué 1:9) Yevgeniy explica: “Nesse texto, Jeová pede para sermos corajosos e promete nos ajudar.”
Ruslan diz que meditava nas palavras de Jesus registradas em Mateus 6:34, enquanto estava preso. Em vez de se preocupar com o que poderia acontecer, Ruslan conta o que fazia: “Eu me mantinha ocupado escrevendo cartas, lendo a Bíblia e pregando para meus colegas de cela. Eu não tinha tempo para ficar ansioso nem desanimado.”
Em março de 2020, G. P. Bezrukov, investigador do Serviço Federal de Segurança (FSB), reduziu as restrições dos quatro irmãos e acabou com a prisão domiciliar deles. Eles tinham ficado quase um ano na prisão e em prisão domiciliar. Essa mudança ocorreu por causa da cooperação e atitude positiva de nossos irmãos fiéis durante o período em que estiveram presos. O investigador tinha certeza de que os irmãos não iriam usar sua liberdade para atrapalhar o trabalho dele nem seriam violentos se precisassem ser interrogados novamente.
Infelizmente, logo depois disso, o irmão Viktor faleceu. Muitos acreditam que Viktor ficou muito doente e acabou morrendo por causa das péssimas condições da prisão provisória e por causa do estresse provocado pela investigação criminal.
Ruslan, Valeriy e Yevgeniy estão determinados a seguir o exemplo de Viktor e de muitos outros que foram fiéis até o fim. Por continuarem achegados a Jeová, eles não só estão conseguindo perseverar diante de perseguição, mas também continuam alegres.
Valeriy diz: “Depois que fui preso, minha amizade com Jeová ficou ainda mais forte. Eu nunca tinha me sentido tão achegado a ele. Eu estava sempre lendo a Bíblia. A prisão não é um lugar bom de estar, mas as pessoas conseguem sobreviver, mesmo sem o apoio de Jeová. Então, com a ajuda de Jeová, com certeza vamos conseguir perseverar.”
Yevgeniy conta que agora ele tem ainda mais certeza de que Jeová nos ajuda. Yevgeniy diz: “Eu tenho certeza de que nosso Pai nos ajuda, principalmente nessas situações em que a gente passa por provações difíceis. Por isso, agora eu não me preocupo muito com as provações que possam vir no futuro.”
Não importa a decisão do tribunal, Yevgeniy diz: “Estou determinado a fazer tudo o que posso para enfrentar todas essas dificuldades e permanecer fiel.”
Com a ajuda de Jeová, temos certeza de que esses irmãos e suas famílias vão continuar perseverando com alegria nesse momento de dificuldade. — 2 Tessalonicenses 3:5.
a Nem sempre a data do veredito é informada com antecedência.