22 DE JANEIRO DE 2021
RÚSSIA

Tribunal russo condena a irmã Anastasiya Sycheva por participar em reuniões religiosas

Tribunal russo condena a irmã Anastasiya Sycheva por participar em reuniões religiosas

Veredito

Em 21 de janeiro de 2021, o Tribunal do Distrito de Obluchenskiy da Região Autônoma Judaica condenou a irmã Anastasiya Sycheva. Ela recebeu uma sentença de dois anos de prisão com suspensão condicional da pena. Então ela não vai precisar ir para a prisão nesse momento, mas se certas restrições não forem respeitadas, ela poderá ser presa.

Perfil

Anastasiya Sycheva

  • Nascimento: 1977 (Teploozyorsk, Região Autônoma Judaica)

  • Biografia: A irmã Anastasiya tinha quatro irmãos, mas dois já faleceram. Ela se formou em enfermagem. Trabalhou num consultório odontológico e depois foi trabalhar num hospital psiquiátrico. Ficou com a guarda dos dois filhos pequenos de sua irmã mais velha que tinha falecido. Anastasiya também cuidou por um bom tempo da mãe dela, que faleceu depois de uma doença prolongada.

    Quando era adolescente, ela ficava pensando sobre como a vida é curta. Isso a levou a estudar a Bíblia, e ali ela encontrou respostas para suas perguntas. Em 1994, ela se batizou como uma Testemunha de Jeová.

Resumo do caso

Em outubro de 2019, as autoridades russas incluíram a irmã Anastasiya na lista de pessoas “extremistas”. Em 25 de setembro de 2019, o Departamento de Investigações do Serviço Federal de Segurança (FSB) da Rússia em Birobidzhan abriu um processo criminal contra Anastasiya. Ela foi acusada de continuar com as atividades da associação jurídica local das Testemunhas de Jeová porque participou em reuniões religiosas e falou de sua fé a outros.

Durante a audiência no tribunal, a promotoria mostrou gravações em áudio e vídeo de conversas que Anastasiya teve pelo telefone e também de reuniões em que ela esteve presente. A promotoria alegou que essas gravações provam que nossa irmã estava envolvida em atividade “extremista”. A irmã Anastasiya aproveitou essa suposta prova para dar testemunho. Ela explicou que nas reuniões das Testemunhas de Jeová as pessoas são ensinadas a ter compaixão, misericórdia, paciência e outras qualidades cristãs.

A irmã Anastasiya usou seus comentários finais na audiência para explicar como a Bíblia é uma influência positiva na vida dela. Ela disse: “Hoje eu estou sendo julgada pela minha fé e porque eu continuo a participar das minhas atividades religiosas — eu leio a Bíblia, me reúno com amigos para falar sobre ela, canto louvores a Jeová e oro a ele.

“Eu não poderia desobedecer o mandamento registrado na carta aos Hebreus, capítulo 10, versículos 24 e 25, que diz: ‘E pensemos uns nos outros para nos estimular ao amor e às boas obras, não deixando de nos reunir, como é costume de alguns, mas nos encorajando uns aos outros, e ainda mais ao passo que vocês veem chegar o dia.’ Se o próprio Deus Altíssimo, Jeová, quer que eu me reúna com meus amigos e irmãos na fé para lermos a Bíblia, nos encorajarmos e mostrarmos bondade uns aos outros, então quem sou eu para desobedecer a ele? Ele é alguém que eu amo profundamente, respeito e adoro.”

Ficamos muito felizes de ver como a irmã Anastasiya defendeu com coragem sua fé e mostrou que é resiliente e positiva. Oramos para que ela continue a sentir alegria e para que esse teste de fé a torne ainda mais perseverante. — Tiago 1:2, 3.