Em 18 de dezembro de 2020, o Tribunal do Distrito de Khostinskiy de Sochi condenou o irmão Nikolay Kuzichkin a um ano e um mês de prisão, e o irmão Vyacheslav Popov a um ano e dez meses de prisão. Mas por causa do tempo que ficaram em prisão provisória, o tribunal considerou que eles já cumpriram as sentenças. Vyacheslav, que ainda está em prisão provisória, deve ser libertado assim que o veredito do julgamento entrar em vigor, e Nikolay já não está mais em prisão domiciliar.
Perfis
Nikolay Kuzichkin
Nascimento: 1951 (região de Kostroma)
Biografia: Depois de se formar em uma escola de música, começou sua carreira como afinador de piano. Criou três filhos junto com sua esposa, Olga. Também é um habilidoso criador de abelhas.
Começou a estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová no início dos anos 90. Ver por si mesmo as profecias bíblicas se cumprindo o motivou a se dedicar e a ser batizado em 1993.
Vyacheslav Popov
Nascimento: 1974 (Tomsk)
Biografia: É um artista desde criança e se tornou um designer de interiores. Conheceu sua esposa, Yuliya, na faculdade. Eles se casaram em 1998 e têm uma filha e dois filhos. Eles se mudaram para Sochi em 2010. A família gosta de esquiar e de viajar para o litoral.
Yuliya foi quem começou a estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová. Quando Vyacheslav perdeu seu pai, as verdades da Bíblia o consolaram. Ele se batizou em 2004.
Resumo do caso
Na noite de 10 de outubro de 2019, agentes armados do serviço secreto, alguns levando cachorros, invadiram 36 casas de Testemunhas de Jeová na cidade de Sochi, Rússia.
Tanto jovens como idosos tiveram que ficar deitados com o rosto no chão enquanto suas casas eram revistadas. Os agentes confiscaram celulares, tablets, computadores, publicações, cadernos e até mesmo cartões postais. Em alguns casos, eles plantaram publicações proibidas na casa dos irmãos. Em resultado disso, as autoridades prenderam os irmãos Nikolay Kuzichkin e Vyacheslav Popov e, no dia seguinte, os dois foram colocados em prisão provisória.
O irmão Nikolay tem vários problemas sérios de saúde. Mas as autoridades negaram várias vezes os seus pedidos por ajuda médica, afirmando que os problemas de saúde dele não estavam na “lista de doenças que impedem uma prisão”. Além disso, Nikolay foi colocado em uma cela que já estava lotada e com prisioneiros fumando, o que agravou seus problemas de saúde.
Mesmo enfrentado condições que ameaçavam sua vida, Nikolay diz: “A prisão é como um raio-x: ela mostra as qualidades do coração de um cristão e até mesmo revela se elas existem ou não.” Em vez de ficar pensando em si mesmo, Nikolay ficou conhecido por ser um homem pacífico e bondoso, que se esforçava para ajudar os prisioneiros que estavam com depressão e até com pensamentos suicidas.
No dia 22 de abril de 2020, depois da sua prisão provisória ter sido prorrogada seis vezes, Nikolay foi colocado em prisão domiciliar. Ele estava muito fraco e mal conseguia ficar de pé. Foi só nesse momento que foi permitido que Nikolay recebesse assistência médica.
A prisão provisória do irmão Vyacheslav foi prorrogada 14 vezes. Ele ficou separado de sua família por mais de um ano.
Ficamos gratos pelo bom exemplo de fé dos irmãos Nikolay e Vyacheslav. Eles estão determinados a defender a soberania de Jeová e estão vivendo de acordo com as palavras do Salmo 16:8: “Mantenho Jeová diante de mim constantemente. Nunca serei abalado, porque ele está à minha direita.”