O Juiz Ivan Belykh do Tribunal Distrital Zheleznodorozhniy de Khabarovsk marcou para 2 de setembro de 2019 o veredito do processo criminal contra o irmão Valeriy Moskalenko, de 52 anos.
O irmão Valeriy Moskalenko está em prisão preventiva desde a manhã de 2 de agosto de 2018, quando o Serviço de Segurança Federal e a tropa de choque invadiram sua casa. Agentes fizeram buscas na casa do irmão Valeriy Moskalenko por umas cinco horas antes de prendê-lo. Por ele ter ficado em prisão preventiva por mais de um ano, existe a preocupação de que seja condenado e mandado para a prisão assim como aconteceu com Dennis Christensen.
Em 18 de dezembro de 2018, foi registrada uma queixa na Corte Europeia dos Direitos Humanos (Moskalenko versus Rússia). Já existem mais de 50 casos registrados na Corte Europeia contra a Rússia, e 34 deles já foram comunicados ao governo russo.
Temos orgulho de nossos queridos irmãos e irmãs na Rússia “por causa da perseverança e da fé que demonstram em todas as perseguições e dificuldades”. Fica claro que Jeová os está ajudando e abençoando. Oramos para que ele continue a dar ao irmão Valeriy Moskalenko a força necessária para perseverar com alegria, não importa qual seja o veredito na próxima semana. — 2 Tessalonicenses 1:4.