8 DE FEVEREIRO DE 2021
TURCOMENISTÃO

O irmão Artur Yangibayev é condenado à prisão pela segunda vez por objeção de consciência

O irmão Artur Yangibayev é condenado à prisão pela segunda vez por objeção de consciência

Veredito

Em 18 de janeiro de 2021, um tribunal do Turcomenistão condenou o irmão Artur Yangibayev a dois anos de prisão por se recusar a prestar serviço militar. Esta é a segunda vez que ele é punido por causa de sua posição neutra.

Perfil

Artur Yangibayev

  • Nascimento: 1997 (Seydi)

  • Biografia: Por causa de alguns desafios que Artur enfrentou quando criança, ele começou a se perguntar por que existia tanta injustiça no mundo. Ele conversou sobre isso com a irmã dele, que é Testemunha de Jeová, e então começou a estudar a Bíblia com 13 anos. Ele se batizou em 2014.

    Trabalha na área de construção, fazendo reforma de apartamentos. Os pais de Artur falam que ele é um filho bondoso e responsável. Ele é conhecido por ser um jovem honesto e, por isso, os vizinhos o respeitam.

Resumo do caso

Em 8 de agosto de 2016, Artur foi mandado para prisão provisória por se recusar a prestar serviço militar por causa de sua consciência. Em 30 de agosto, ele foi sentenciado a pagar 20% de seu salário para o governo por um período de dois anos. Em setembro de 2018, Artur terminou de cumprir sua sentença.

Em 15 de dezembro de 2020, ele foi convocado para o serviço militar pela segunda vez. Logo depois disso, ele foi interrogado na promotoria. As autoridades pediram que ele colocasse por escrito o motivo de se recusar a prestar o serviço militar.

Em 30 de dezembro, a promotoria informou Artur que um processo criminal tinha sido aberto contra ele. O passaporte dele foi confiscado.

Artur conta o que o ajudou depois da sua primeira condenação. Ele diz: “Os versículos bíblicos de Romanos 8:37-39 me deram a certeza de que ninguém pode me impedir de continuar fiel a Jeová.” Confiamos que, com a ajuda de Jeová, Artur vai conseguir passar por essa provação também.