Em 18 de janeiro de 2021, um tribunal do Turcomenistão anunciou seu veredito no caso envolvendo o irmão Azamatjan Narkuliyev. Ele foi condenado a dois anos de prisão numa colônia penal de regime rígido por se recusar a servir no exército. Essa é a segunda vez que Azamatjan é preso por sua neutralidade.
Perfil
Azamatjan Narkuliyev
Nascimento: 2000
Biografia: Foi batizado em 2018. Construiu uma boa reputação por ser um jovem humilde, modesto e dedicado. Sua mãe e duas irmãs também são Testemunhas de Jeová.
Resumo do caso
Em 7 de janeiro de 2020, Azamatjan, então com 20 anos, foi libertado depois de passar um ano preso por motivo de consciência. No Turcomenistão, os objetores de consciência podem ser acusados pelo mesmo crime uma segunda vez, depois de já terem cumprido uma pena de prisão. Por isso, apenas cinco meses depois de ser solto, Azamatjan foi novamente convocado pelas autoridades militares. Ele se recusou a servir tanto no exército como em tropas que não portam armas. Mas a sua declaração escrita de recusa foi negada mais uma vez.
Em 20 de dezembro de 2020, o promotor local abriu um processo criminal contra Azamatjan. As autoridades também confiscaram o passaporte dele.
Continuamos orando por Azamatjan e sua família. Nós sabemos que Jeová vai recompensar a determinação deles de permanecer leais. A Bíblia nos garante que “com alguém leal, [Jeová age] com lealdade”. — Salmo 18:25.