Em 10 de fevereiro de 2021, um tribunal do Turcomenistão condenou o irmão Nazar Alliyev a um ano de prisão por objeção de consciência.
Perfil
Nazar Alliyev
Nascimento: 2000 (região de Lebap)
Biografia: Mora em Turkmenabat com sua mãe e seus dois irmãos. Gosta de jogar vôlei e futebol. Nazar tem dois problemas de coração. Trabalha como barbeiro para ajudar nas despesas da casa.
Aprendeu a amar os ensinos da Bíblia com sua mãe. Foi batizado em 2015 aos 14 anos. É conhecido por ser um jovem alegre, generoso e humilde. A família dele apoia sua decisão de se manter neutro.
Resumo do caso
Em 16 de maio de 2020, o irmão Nazar Alliyev foi levado ao escritório de alistamento militar. As autoridades o pressionaram a colocar a farda, o que mostraria que ele estava se alistando, mas ele se recusou a fazer isso. Em 28 de maio, Nazar se apresentou mais uma vez às autoridades e novamente se recusou a se alistar no exército. No mês seguinte, Nazar escreveu uma carta para o escritório de alistamento do distrito explicando suas crenças religiosas.
Em 4 de janeiro de 2021, Nazar e sua mãe foram até a promotoria do distrito de Khojambaz. Nazar explicou por que ele estava se recusando a servir ao exército e pediu para prestar serviço alternativo. Apesar dos esforços de Nazar, o investigador disse que um processo seria aberto contra ele.
Hoje Nazar tem 20 anos. Ele diz: “Quando você confia em Jeová nessas situações, você sente uma paz interior. Com a ajuda de Jeová, você consegue falar de modo calmo.”
Ele continua: “Quando eu penso em tudo o que passei até agora, eu vejo que Jeová sempre esteve do meu lado. Isso me dá a certeza de que ele vai continuar me ajudando daqui para frente.”
O Turcomenistão não dá a opção de serviço civil alternativo. Por isso, os irmãos que se recusam a servir ao exército por motivo de consciência podem ser condenados a até dois anos de prisão. No momento, 15 irmãos estão presos no Turcomenistão por se manterem neutros.
Temos certeza de que Jeová vai continuar a ‘agir com lealdade’ com Nazar e com os outros irmãos jovens no Turcomenistão. — Salmo 18:25.