9 DE DEZEMBRO DE 2019
TURCOMENISTÃO

Tribunal do Turcomenistão condena irmão Serdar Dovletov a três anos de prisão por objeção de consciência

Tribunal do Turcomenistão condena irmão Serdar Dovletov a três anos de prisão por objeção de consciência

Em 12 de novembro de 2019, um tribunal no Turcomenistão condenou e sentenciou a três anos de prisão o irmão Serdar Dovletov, de 26 anos. Serdar é um dos dez irmãos no Turcomenistão a serem sentenciados à prisão por objeção de consciência. Sete desses irmãos foram condenados em 2019, e três em 2018. Eles receberam sentenças que vão de um a quatro anos de prisão.

O irmão Serdar é da cidade de Bayramaly, na região de Mary, no sudeste do Turcomenistão. A esposa dele, Surya, e a mãe dele, Sonya, também são Testemunhas de Jeová.

O julgamento de Serdar começou em 11 de novembro de 2019. O irmão Serdar falou para o tribunal que ele se recusava a prestar serviço militar por causa de suas crenças religiosas. Além disso, três médicos comprovaram, sob juramento, que o irmão Serdar tem uma úlcera duodenal crônica, o que garante a ele isenção do serviço militar.

Apesar dos fatos apresentados, o juiz considerou o irmão Serdar culpado de ter usado de “fraude” para não ser recrutado. Por isso, ele foi colocado num centro de detenção da cidade. Em breve ele deve se juntar aos outros nove irmãos presos no campo de trabalhos forçados de Seydi, no deserto da região de Lebap. O irmão Serdar vai apelar dessa decisão.

Nós oramos por nossos irmãos no Turcomenistão enquanto eles continuam a enfrentar injustiças. Temos total confiança na promessa de Jeová de que Ele vai ajudá-los a permanecer corajosos e íntegros. — Salmo 37:18, 24.