Em 6 de agosto de 2020, um tribunal no Turcomenistão condenou os irmãos Eldor e Sanjarbek Saburov a dois anos de prisão por objeção de consciência ao serviço militar. Os dois irmãos têm 21 e 25 anos, respectivamente. O tribunal recusou o pedido de apelação dos irmãos. Essa é a segunda vez que os dois irmãos são condenados por causa de sua neutralidade.
Em 2016, o irmão Sanjarbek Saburov foi convocado para servir no exército. Ele se recusou e, por causa disso, foi condenado a dois anos de liberdade condicional.
Em 2017, o irmão mais novo de Sanjarbek, Eldor Saburov, também foi convocado e se recusou a servir no exército. Ele foi condenado a pagar 20% do seu salário ao Estado durante dois anos.
De acordo com a lei do Turcomenistão, os objetores de consciência podem ser acusados criminalmente uma segunda vez, se continuarem se recusando a prestar serviço militar. Em abril de 2020, a junta de serviço militar convocou novamente os irmãos. Os dois se recusaram e, por isso, sofreram um processo criminal e foram presos.
Além do desgaste emocional, a prisão dos irmãos Saburov traz muitas dificuldades para o pai e a mãe deles. O pai deles sofre com sérios problemas de coluna e não pode trabalhar. Os dois filhos ajudavam a família trabalhando numa plantação de algodão. Agora que eles estão presos, seus pais não terão mais a ajuda financeira dos filhos. Na verdade, agora são os pais que precisam ajudar financeiramente os dois filhos que estão na prisão.
No Turcomenistão não existe a opção de serviço civil alternativo. Por causa disso, os jovens que se recusam a servir no exército por motivo de objeção de consciência são sentenciados a cumprir de um a quatro anos de prisão. Além dos irmãos Saburov, outros dez jovens Testemunhas de Jeová estão presos no Turcomenistão por causa de sua neutralidade.
Temos certeza de que Jeová vai abençoar nossos jovens irmãos no Turcomenistão por terem a coragem de se manter neutros. Esperamos que eles sempre se lembrem da promessa que Jeová fez ao rei Asa: “Quanto a vocês, sejam fortes e não desanimem, pois vocês serão recompensados pelas suas ações.” — 2 Crônicas 15:7.