23 DE MARÇO DE 2022
UCRÂNIA

ATUALIZAÇÃO N.º 4 | O verdadeiro amor de irmão prevalece durante crise na Ucrânia

ATUALIZAÇÃO N.º 4 | O verdadeiro amor de irmão prevalece durante crise na Ucrânia

Continuamos a orar intensamente por nossos irmãos em Mariupol, onde as brigas de rua e os bombardeios continuam. Infelizmente, seis de nossos irmãos morreram durante os bombardeios. Ao todo, dez irmãos e irmãs perderam a vida na Ucrânia. Além disso, como mostrado na mídia, um teatro com mais de mil pessoas abrigadas foi bombardeado na semana passada. Nenhum de nossos irmãos morreu nesse ataque, mas alguns tiveram ferimentos leves.

Cerca de 750 irmãos conseguiram escapar de Mariupol, mas uns 1.600 continuam na cidade. Muitos deles estão no leste da cidade, que agora está sob controle russo.

Como relatado anteriormente, cerca de 200 irmãos e irmãs estão abrigados no porão de um complexo que tem um Salão do Reino e um Salão de Assembleias. Num momento em que a comunicação foi restabelecida brevemente, eles relataram:

“Durante os bombardeios, vários irmãos ficaram bem assustados. Alguns começaram a chorar. Quando ouvimos as explosões do lado de fora, pensamos que íamos morrer, por causa das explosões ou por causa do fogo. Um ancião sugeriu que o grupo cantasse cânticos do Reino. Nós cantamos de 10 a 15 cânticos seguidos. Quanto mais barulhentas as explosões ficavam e mais forte o prédio tremia, mais alto nós cantávamos. Daí lemos o Salmo 27 e conversamos sobre ele. Depois, todos começaram a contar quais eram seus textos da Bíblia favoritos e a explicar como eles os fortaleceram . . . Vimos que Jeová realmente é ‘o Pai de ternas misericórdias e o Deus de todo o consolo’, que nos acalma nos momentos mais difíceis.” — 2 Coríntios 1:3, 4.

Membros da Comissão de Ajuda Humanitária local e anciãos amorosos fizeram todo o possível, chegando até a arriscar a própria vida, para procurar seus irmãos e levar remédios e alimentos para eles quando necessário. Às vezes, esses irmãos tinham que se arrastar no chão para se proteger dos tiros enquanto estavam fazendo buscas na cidade. Temos orgulho de nossos irmãos, ‘que estão arriscando o próprio pescoço’ pelos seus irmãos na fé. — Romanos 16:4.

Visto que não há gás nem eletricidade, irmãs corajosas em toda a cidade cozinham usando fogueiras do lado de fora dos abrigos. A comida é então distribuída aos publicadores idosos e debilitados. Muitos dos irmãos perderam suas casas, seus carros e seus bens materiais, mas são gratos pelo amor e pelo carinho de seus irmãos na fé.

Irmãs cozinhando do lado de fora do abrigo onde estão se refugiando

Os que estão nos abrigos tentam manter sua rotina espiritual, estudando a Bíblia juntos e compartilhando a mensagem da Bíblia com outros onde isso é possível.

Até 22 de março de 2022, recebemos os seguintes dados sobre a Ucrânia. Esses números se baseiam em relatórios confirmados pelos irmãos locais. No entanto, os números reais podem ser muito maiores, uma vez que a comunicação com todas as regiões do país está difícil.

Como nossos irmãos foram afetados

  • 10 publicadores morreram

  • 27 publicadores ficaram feridos

  • 33.180 publicadores fugiram de suas casas para regiões mais seguras dentro do país

  • 78 casas foram destruídas

  • 102 casas sofreram grandes danos

  • 484 casas sofreram pequenos danos

  • 1 Salão do Reino foi destruído

  • 4 Salões do Reino sofreram grandes danos

  • 18 Salões do Reino sofreram pequenos danos

Ajuda humanitária

  • 27 Comissões de Ajuda Humanitária estão trabalhando na Ucrânia

  • 25.069 publicadores foram ajudados diretamente pelas Comissões de Ajuda Humanitária a encontrar lugares mais seguros para ficar

  • 14.308 publicadores fugiram para outros países e estão sendo ajudados pelos irmãos