3 DE OUTUBRO DE 2023
ZIMBÁBUE

Betel do Zimbábue completa 75 anos

Betel do Zimbábue completa 75 anos

Em setembro de 2023, a filial das Testemunhas de Jeová no Zimbábue completou 75 anos. O Betel atual fica na cidade de Harare, capital do Zimbábue.

Quando as Testemunhas de Jeová começaram a pregar no Zimbábue, a obra era supervisionada pelo Betel da África do Sul. Em 1932, o Betel da África do Sul enviou quatro pioneiros para uma campanha de pregação no Zimbábue, na época chamado de Rodésia do Sul. Em pouco tempo, muitas pessoas aceitaram a verdade.

Da esquerda para a direita: Eric Cooke, Myrtle Taylor, Phyllis Kite, Ruby Bradley e George Bradley

Em novembro de 1940, o nacionalismo e a agitação causada pela guerra resultaram na proibição da importação e distribuição das nossas publicações. Durante essa época, muitas Testemunhas de Jeová foram presas por causa de sua neutralidade. Mesmo assim, os irmãos continuaram pregando de maneira discreta e tiveram excelentes resultados. Seis anos depois, a proibição acabou. E pouco tempo depois disso, o número de publicadores mais que triplicou para 3.500.

Para supervisionar o trabalho que estava cada vez maior, foi estabelecida uma filial em 1.º de setembro de 1948, em Bulawayo, a segunda maior cidade do Zimbábue. O irmão Eric Cooke foi designado como o primeiro supervisor da filial. Mais tarde, quatro missionários de Gileade foram designados para a filial do Zimbábue: George e Ruby Bradley, Phyllis Kite e Myrtle Taylor.

Membros da família de Betel do Zimbábue. Da esquerda para a direita: um irmão preparando uma refeição para a família de Betel, uma equipe de tradução da língua de sinais zimbabuana e uma irmã trabalhando na jardinagem.

Nas décadas seguintes, o número de publicadores no Zimbábue cresceu cada vez mais. Por isso, foram adquiridos mais prédios para ajudar a organizar o trabalho.

Publicações em dez idiomas usados no território da filial do Zimbábue

A filial atual foi construída em Harare e dedicada em 1998. Ela supervisiona a tradução para sete idiomas e cuida de mais de 964 congregações. Mais de 46 mil irmãos e irmãs servem no Zimbábue, e a assistência à Celebração em 2023 foi de 102.702 pessoas.

Ficamos felizes por ver que a obra no Zimbábue não para de crescer. Esse crescimento contínuo prova que os olhos e o coração de Jeová sempre estarão com aqueles que são leais a ele. — 2 Crônicas 7:16.