20 DE ABRIL DE 2022
ZIMBÁBUE

Lançamento da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Gregas Cristãs no idioma chitonga do Zimbábue

Lançamento da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Gregas Cristãs no idioma chitonga do Zimbábue

Em 10 de abril de 2022, o irmão John Hunguka, membro da Comissão de Filial do Zimbábue, fez o lançamento da versão digital da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Gregas Cristãs em chitonga do Zimbábue. O programa pré-gravado foi transmitido para uma assistência de cerca de 500 pessoas. A versão impressa estará disponível em julho de 2022.

O chitonga é um idioma falado principalmente pelo povo tonga, que mora nas províncias do sul e do oeste de Zâmbia e no norte do Zimbábue. A Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada foi lançada em chitonga (um dialeto relacionado que é falado em Zâmbia) em 2014. Essa é a primeira vez que uma Bíblia é traduzida e publicada no chitonga do Zimbábue.

Antes desse lançamento, as pessoas que falam o chitonga do Zimbábue tinham que usar traduções do chitonga falado em Zâmbia.

O chitonga de Zâmbia e do Zimbábue são parecidos, mas o significado de algumas palavras e frases são bem diferentes. Por exemplo, na Tradução do Novo Mundo das Escrituras Gregas Cristãs no chitonga de Zâmbia, 1 João 3:17 diz que um cristão deve mostrar compaixão a um irmão que está “passando necessidade”. Mas, no chitonga do Zimbábue, essa mesma expressão poderia ser entendida como um irmão que está “louco”. A equipe de tradução fez uma adaptação para transmitir o sentido correto para o seu público.

Parte do escritório remoto de tradução do chitonga do Zimbábue, que fica em Binga, Zimbábue

Um dos tradutores disse o seguinte: “Antes, eu passava bastante tempo explicando as palavras dos textos da Bíblia para os moradores. Agora eu posso simplesmente ler o versículo e deixar que a Palavra de Deus fale com eles.”

Ficamos muito felizes por nossos irmãos e irmãs que falam chitonga do Zimbábue. Agora eles podem usar essa nova Bíblia para ajudar muito mais pessoas sinceras a conhecer o “caminho da vida”. — Salmo 16:11.