Em 2017, 12 Testemunhas de Jeová viajaram de barco pela costa dos Mosquitos, na Nicarágua. O nome do barco era Sturi Yamni. Um dos tripulantes, chamado Stephen, conta: “Nosso objetivo era visitar e animar um pequeno grupo de Testemunhas de Jeová que viviam naquela área isolada, e ajudar a pregar as boas novas naquele território enorme.”
As 12 Testemunhas de Jeová partiram de Pearl Lagoon numa viagem de 200 quilômetros ao longo do Río Grande de Matagalpa. Eles nem podiam imaginar que o nome do barco, que significa “boas notícias” no idioma misquito, teria um significado especial para as pessoas que vivem nas margens do rio. Depois de 12 horas de viagem, sem contar a parada para dormir à noite, as Testemunhas de Jeová chegaram ao seu destino: a comunidade La Cruz de Río Grande. As seis Testemunhas de Jeová da região ficaram muito felizes de receber esses irmãos.
Naquela noite aconteceu um desastre. Uma tempestade fez cair uma forte chuva na nascente do Río Grande de Matagalpa. Em poucas horas o rio transbordou, e o nível da água continuou a subir por dois dias. O Salão do Reino e muitas casas em La Cruz foram inundados. Os irmãos que estavam visitando ajudaram as pessoas da região a deixarem suas casas. A maioria das pessoas passou duas noites na casa de uma Testemunha de Jeová.
Na terceira noite, o prefeito de La Cruz foi até as Testemunhas de Jeová para pedir ajuda. Já que o Sturi Yamni era o único barco forte o suficiente para navegar no rio inundado, o prefeito pediu que os irmãos ajudassem uma equipe de socorro a chegar até outras comunidades que tinham sido afetadas ao longo do rio. Os irmãos ficaram felizes de ajudar.
Na manhã seguinte, três irmãos partiram com a equipe de socorro. Stephen conta: “Naquele dia, a correnteza do rio estava muito forte. Tinha árvores enormes flutuando rio abaixo, grandes redemoinhos, e a velocidade da correnteza chegava a mais de 18 quilômetros por hora.” Apesar das condições difíceis, o barco conseguiu chegar a três comunidades.
As três Testemunhas de Jeová aproveitaram a oportunidade para dar consolo às pessoas daquelas comunidades. Elas distribuíram várias revistas Despertai! com um tema que se encaixou muito bem: “Tragédias — O que fazer quando sua vida está em jogo.”
As pessoas da região gostaram muito da ajuda prática e espiritual das Testemunhas de Jeová. Um morador disse: “Eles estão dispostos a ajudar em momentos difíceis.” Outra pessoa disse: “Eles realmente amam o próximo.” Depois de ver tudo o que as Testemunhas de Jeová fizeram para ajudar seus irmãos, e também outras pessoas, muitos moradores ficaram mais dispostos a escutar a mensagem da Bíblia.
Marco, um dos tripulantes, saindo do Sturi Yamni para levar boas notícias aos moradores locais