Certo dia, Elisa, uma Testemunha de Jeová, estava dirigindo um estudo bíblico na casa de uma mulher interessada. De repente duas pessoas chegaram na casa — um sacerdote e sua esposa. Elisa sabia que o único filho daquele casal tinha morrido recentemente.
Quando Elisa disse que sentia muito pela perda do filho deles, o casal começou a chorar sem parar. Então, com muita raiva o homem disse: “Eu não consigo entender por que Deus deixou isso acontecer! Por que ele levou meu único filho? Eu já sirvo a Deus por 28 anos, já fiz tanta coisa boa, e é assim que ele me recompensa? Por que Deus tirou a vida do meu filho?”
Elisa explicou ao casal que Deus não era o culpado pelo que tinha acontecido com o filho deles. Ela conversou com eles sobre o resgate de Cristo, a ressurreição dos mortos e os motivos de Deus permitir que coisas ruins aconteçam. O sacerdote e sua esposa disseram a Elisa que ela tinha dado a eles as respostas que estavam pedindo a Deus em oração.
Na outra semana, o casal foi de novo à casa da mulher e acompanhou o estudo da Bíblia. Elisa e a mulher estavam estudando o capítulo “Esperança segura para seus entes queridos falecidos”, no livro O Que a Bíblia Realmente Ensina?. O casal ficou muito interessado no assunto e participou bastante do estudo.
Algum tempo depois, o casal assistiu a um congresso especial das Testemunhas de Jeová em Tbilisi, na Geórgia. Eles ficaram emocionados com o amor e a união que viram no congresso. Essas eram as qualidades que, por tanto tempo, eles tentavam ensinar aos seguidores da sua igreja, mas nunca tinham conseguido.