“Eu estava esperando a sua ligação”
Ed e sua esposa, Jennie, tentaram pregar por telefone pela primeira vez em 2010. a Jennie conta: “Eu não gostei nem um pouco. Eu disse para o meu marido: ‘Nunca mais quero fazer isso!’” E Ed sentiu a mesma coisa. Ele explica: “Eu não gosto quando as pessoas me ligam para tentar vender alguma coisa. Então, eu não conseguia me imaginar dando testemunho por telefone.”
Quando a pandemia da covid-19 começou, as Testemunhas de Jeová pararam de pregar de casa em casa. Mas para obedecer a ordem de Jesus de divulgar as boas novas, elas continuaram pregando, principalmente por meio de cartas e ligações telefônicas. (Mateus 24:14; 28:19, 20) Além disso, todas as reuniões, incluindo as saídas de campo, eram feitas por videoconferência. Em uma dessas saídas de campo, Ed criou coragem para tentar dar testemunho por telefone novamente. Como ele se sentiu pouco antes de fazer sua primeira ligação? Ele conta: “Eu estava tão nervoso que eu orei pedindo ajuda! Daí eu fiz a ligação. E foi assim que conheci o Tyrone.” b
Tyrone e sua esposa, Edith, moram numa área rural do estado de Kentucky, nos Estados Unidos. Mesmo com 83 anos e baixa visão, Tyrone aceitou o convite de Ed para estudar a Bíblia. Usando uma lupa, ele leu a publicação de estudo e começou a estudar regularmente com o Ed pelo telefone.
Cerca de um mês depois, Tyrone e Edith começaram a assistir às reuniões. Como não tinham internet, eles ouviam as reuniões pelo telefone. Mas de onde veio o interesse de Edith?
Durante os estudos de Tyrone, Ed e Jennie conseguiam ouvir a voz de Edith no fundo, ajudando Tyrone com as respostas e a encontrar os textos na Bíblia deles. Mas a participação dela parava por aí. Jennie diz: “Dava para sentir na voz dela que ela estava muito triste, mas a gente não sabia o porquê.”
Um dia, Jennie achou que devia tentar falar com Edith. Então, em certo ponto do estudo, ela pediu o telefone para o Ed e disse: “Tyrone, eu percebi que sua esposa está aí perto e queria saber se ela gostaria de ler um texto ou fazer um comentário.”
Depois de um breve silêncio, Edith falou com uma voz calma e baixa: “Eu estava querendo falar com vocês. Eu sou Testemunha de Jeová, mas já estou inativa há 40 anos.”
Jennie ficou muito surpresa. Ela disse: “Você é minha irmã!” E as duas começaram a chorar.
Logo depois, Ed deu para Edith a brochura Volte para Jeová. Nas semanas seguintes, Ed e Jennie perceberam que Edith estava mais animada. Ed diz: “Antes, dava para perceber na voz dela que ela estava triste. Mas agora, a gente sente que ela está alegre.” Edith se achegou a Jeová novamente e voltou a servir como publicadora. E, em julho de 2022, Tyrone se batizou como Testemunha de Jeová.
Quando Ed lembra que não gostava de dar testemunho por telefone, ele também pensa em uma conversa que teve com Tyrone. Depois de lerem João 6:44, Ed explicou que Jeová atrai as pessoas para a verdade. Tyrone concordou e disse: “Eu estava esperando a sua ligação.” Jennie também fica feliz por ela e Ed terem tido coragem para participar no testemunho por telefone. Ela diz: “Jeová sabe quando algo é difícil para a gente e ele abençoa os nossos esforços.”
Achamos que você vai gostar
RELATOS DA VIDA DE TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Eles continuaram pregando durante a pandemia
Os irmãos e irmãs mantêm a alegria e uma atitude positiva à medida que adaptam seus métodos para compartilhar a mensagem consoladora da Bíblia.
RELATOS DA VIDA DE TESTEMUNHAS DE JEOVÁ