Eles servem a Jeová em tempos difíceis na Venezuela

Eles servem a Jeová em tempos difíceis na Venezuela

 Nos últimos anos, a Venezuela tem enfrentado uma crise social e econômica como nunca antes. Edgar, que é Testemunha de Jeová, diz: “Em apenas poucos anos, o padrão de vida das pessoas caiu tanto, que é como se nós tivéssemos mudado para outro país sem nem ter saído da Venezuela!”

 Como Edgar conseguiu se adaptar? Ele diz: “Eu e minha esposa, Carmen, pensamos no exemplo dos missionários que se mudaram para países com poucos recursos e aprenderam a viver ali, mesmo sem ter serviços básicos. Isso nos incentivou a simplificar nossa vida e encarar novos desafios, como por exemplo cultivar nossos próprios alimentos.”

Carmen e Edgar

 Mas Edgar e Carmen fizeram ainda mais. Eles procuraram consolar outros irmãos, inclusive os que estavam deprimidos. (1 Tessalonicenses 5:11) Edgar diz: “Além de consolar esses irmãos, nós tentamos incentivá-los a sentir a alegria de ajudar outros que também estavam precisando.” — Atos 20:35.

Bons resultados por se esforçar no ministério

 No começo da pandemia da covid-19, Argenis decidiu dar testemunho para os seus parentes. Alguns deles aceitaram estudar a Bíblia por telefone.

Argenis

 Só que alguns parentes dele não tinham acesso à internet, e Argenis queria que eles também pudessem assistir ao congresso regional de 2020. Então, um irmão de uma cidade próxima deu para eles a gravação do programa. E os parentes de Argenis conseguiram pegar emprestada uma TV grande com alto-falantes. Antes de começar o programa, Argenis ligou para eles para fazer uma oração. Por causa dos esforços de Argenis, 4 parentes dele e 15 outras pessoas conseguiram assistir ao programa do congresso.

Motivados pela fé e pelo amor

 Jairo e Johana são os únicos na congregação deles que têm um carro. Esse casal generoso usa o seu carro para ajudar outros. Um dos problemas que eles enfrentam é que está muito difícil conseguir gasolina na Venezuela. Jairo diz: “Nós passamos muitas horas, às vezes uma noite inteira, na fila para abastecer o carro.”

Johana e Jairo

 Para Jairo, os esforços que eles fazem usando seu carro para ajudar outros valem a pena. Ele diz: “Quando entregamos para os irmãos as coisas que eles estão precisando, nos dá muita alegria ver que eles mostram gratidão, não a nós, mas a Jeová, pois é ele quem dá aos seus servos tudo que precisam.” — 2 Coríntios 9:11, 14.

Todos podem ajudar

 Uma irmã chamada Norianni, apesar de ter quase 30 anos, ficou preocupada de alguns irmãos acharem que ela tinha pouca experiência de vida para poder ajudar outros. Mas daí ela leu 1 Timóteo 4:12: “Nunca deixe que ninguém o menospreze por você ser jovem. Em vez disso, torne-se exemplo para os fiéis.”

Norianni

 Por causa desse texto, Norianni decidiu passar mais tempo com os irmãos idosos da sua congregação. Ela os ajudava no trabalho de escrever cartas e até os convidava para acompanhá-la nos seus estudos bíblicos. Ela também ligava para eles e mandava mensagens encorajadoras. Norianni diz: “Jeová me mostrou que eu posso fazer muito.”

 Nossos irmãos e irmãs na Venezuela estão enfrentando muitos desafios nestes tempos difíceis. Mas eles continuam trabalhando bastante no ministério e são “uma fonte de grande consolo” uns para os outros. — Colossenses 4:11; 2 Timóteo 4:2.