Imenukasa yare era'tî

Awemenukasa epo'to yare era'tî

ESENUPANTOꞌ 20

ESERENKANTOꞌ 67 “Jeová Maimu Ekaremekî”

Paapa Maimu Ekaremekî Uurînîkon Koꞌmamî Saꞌnamatoꞌ ke!

Paapa Maimu Ekaremekî Uurînîkon Koꞌmamî Saꞌnamatoꞌ ke!

“Paapa yekare ekaremekîyaꞌnîkon eꞌpai awanî tamîꞌnawîronkon pîꞌ sîrîrî non po. Mîrîrî ekaremeꞌsaꞌyaꞌnîkon tîpo, sîrîrî non ataretîꞌka.”MAR. 13:10.

Îꞌ PÎꞌ UURÎNÎKON ESENUPA

Eraꞌma oꞌnon yeꞌka pe saꞌnamatoꞌya uurînîkon pîikaꞌtî Paapa Maimu ekaremeꞌtoꞌpe morî pe moropai taatausinpai.

1. Îꞌ pîꞌ ipîkku pe emurukuntîntoꞌ ta uurînîkon esenupaꞌpî 2023 konoꞌ esuwaꞌka pîꞌ yai?

 NA REUNIÃO anual de 2023, a nós tivemos alguns ajustes de entendimento emocionantes e anúncios empolgantes com relação à nossa obra de pregação. Por exemplo, foi explicado que algumas pessoas talvez comecem a servir a Jeová mesmo depois da destruição de Babilônia, a Grande. Também ficamos sabendo que, em novembro de 2023, haveria uma mudança de como os publicadores relatam suas atividades de campo. Será que por causa dessas mudanças o nosso ministério agora é menos urgente ou menos importante? De jeito nenhum!

2. Îꞌ waniꞌ awanî yeꞌnen wei kaisarî Paapa Maimu ekaremekî eꞌpai uurînîkon wanî? (Marcos 13:10)

2 A cada dia que passa, nosso ministério se torna mais urgente. Por quê? Porque o tempo está acabando. Vamos ver o que Jesus disse sobre a obra de pregação nos últimos dias. (Leia Marcos 13:10.) No relato de Mateus, Jesus disse que as boas novas seriam pregadas em toda a Terra habitada antes de vir “o fim”. (Mat. 24:14) Essa expressão se refere ao fim completo do mundo mau controlado por Satanás. Jeová já definiu ‘o dia e a hora’ em que isso vai acontecer. (Mat. 24:36; 25:13; Atos 1:7) Cada dia estamos mais perto do fim. (Rom. 13:11) Até lá, nós precisamos continuar pregando.

3. Îꞌ waniꞌ awanî yeꞌnen Paapa Maimu ekaremekî uurînîkonya tiaronkon pîꞌ?

3 Quando pensamos na pregação, precisamos nos fazer uma pergunta muito importante: Por que pregamos as boas novas? A resposta é simples, por amor. Fazemos isso por amor às boas novas, às pessoas e, principalmente, a Jeová e seu nome. Vamos ver agora cada um desses motivos.

PAAPA MAIMU EKAREMEKÎ UURÎNÎKONYA, ITEKARE SAꞌNAMA UURÎNÎKONYA YEꞌNEN

4. Oꞌnon yeꞌka pe uurînîkon esepuꞌtî îꞌ pensa morî yekare yapisî uurînîkonya?

4 Lembra como você se sentiu da última vez que recebeu uma boa notícia? Talvez o nascimento de um bebê na família ou um emprego que estava precisando muito. Você deve ter ficado tão emocionado que quis contar essa boa notícia para todo mundo. Provavelmente você também se sentiu assim quando ouviu a melhor notícia de todas — as boas novas do Reino de Deus!

5. Oꞌnon yeꞌka pe amîrî esepuꞌtîꞌpî îꞌ pensa eesenupaꞌpî yaironkon Paapa Maimu yapai? (Tekatonkon eraꞌmakî.)

5 Pense em como você se sentiu quando ouviu pela primeira vez as verdades da Palavra de Deus. Você aprendeu que seu Pai celestial te ama muito e quer que você faça parte da família de adoradores dele. Você também aprendeu que ele vai acabar com todo o sofrimento e que as pessoas que você ama e que já morreram voltarão a viver no novo mundo. (Mar. 10:29, 30; João 5:28, 29; Rom. 8:38, 39; Apo. 21:3, 4) Você ficou muito feliz quando aprendeu essas verdades e tantas outras. (Luc. 24:32) Você amou aprender todas essas coisas e quis muito falar sobre elas para todo mundo! — Veja também Jeremias 20:9.

Quando conhecemos a verdade, ficamos com vontade de contar para todas as pessoas o que aprendemos! (Veja o parágrafo 5.)


6. Iꞌ pîꞌ amîrî esenupaꞌpî Ernest moropai Rose yeseru pîꞌ?

6 Veja o que aconteceu com um irmão chamado Ernest. b Quando ele tinha uns 10 anos de idade, o pai dele morreu. Ernest diz: “Eu me perguntava: ‘Será que ele foi para o céu? Ou deixou de existir?’ Eu invejava as crianças que tinham pai.” Ernest sempre ia no cemitério, se ajoelhava na frente do túmulo do pai e orava: “Por favor, Deus, quero saber onde meu pai está.” Uns 17 anos depois, quando ofereceram um estudo da Bíblia para ele, Ernest não pensou duas vezes. Ele ficou emocionado quando aprendeu que os mortos não sentem nada e que a Bíblia fala que haverá uma ressurreição. (Ecl. 9:5, 10; Atos 24:15) Por fim, ele encontrou as respostas que tanto queria saber! Ernest ficou muito empolgado com as verdades da Bíblia que estava aprendendo. Sua esposa, Rose, também começou a estudar e a sentir o mesmo amor pela mensagem do Reino. Em 1978, eles se batizaram. Daí, eles começaram a falar para a família, os amigos e outras pessoas sobre as maravilhosas verdades que tinham aprendido. Ernest e Rose já ajudaram mais de 70 pessoas a aprender a verdade e se batizar.

7. Îꞌ eꞌkupî îꞌ pensa yaironkon Paapa Maimu yapai ewomî uyewankon ya? (Lucas 6:45)

7 Quando amamos as verdades da Bíblia, não conseguimos guardar para nós as coisas que aprendemos. (Leia Lucas 6:45.) Nós nos sentimos como os discípulos de Jesus que disseram: “Não podemos parar de falar das coisas que vimos e ouvimos.” (Atos 4:20) Nós amamos tanto a verdade que queremos falar sobre ela para o máximo de pessoas possível.

PAAPA MAIMU EKAREMEKÎ UURÎNÎKONYA, PEMONKONYAMÎꞌ SAꞌNAMA UURÎNÎKONYA YEꞌNEN

8. Îꞌ ya uurînîkon pîikaꞌtî Paapa yekare ekaremeꞌtoꞌpe uurînîkonya tiaronkon pîꞌ? (Imenukasaꞌ itoꞌko eraꞌmakî:  “Ame as pessoas — Faça Discípulos.”) (Tekatonkon eraꞌmakî.)

8 Assim como Jeová e seu Filho, nós amamos as pessoas. (Pro. 8:31; João 3:16) Nós sentimos uma profunda compaixão pelos que estão “sem Deus” e que ‘não têm esperança’. (Efé. 2:12) Essas pessoas estão se afundando nos problemas da vida, e nós temos o colete salva-vidas que elas tanto precisam: as boas novas do Reino de Deus. O amor e a compaixão que sentimos nos motivam a fazer nosso melhor para pregar. Quando alguém ouve as boas novas, pode ser mais feliz já agora e ter a esperança de um dia ter ‘a verdadeira vida’ — isto é, vida eterna no novo mundo. — 1 Tim. 6:19.

O amor e a compaixão que sentimos pelas pessoas nos motivam a fazer todo o esforço possível para falar a elas sobre as boas novas (Veja o parágrafo 8.)


9. Îꞌ pîꞌ uurînîkon eseurîma tiaronkon yarakkîrî îꞌ eꞌkupî manniꞌ pîꞌ amenrî? (Ezequiel 33:7, 8)

9 Nosso amor pelas pessoas nos motiva a dar o aviso de que o fim deste mundo mau está perto. (Leia Ezequiel 33:7, 8.) Nós sentimos compaixão por todos, e isso inclui aqueles da nossa família que não servem a Jeová. Muitos estão ocupados com as atividades do dia a dia e nem imaginam o que está por vir: uma “grande tribulação, como nunca ocorreu desde o princípio do mundo até agora, não, nem ocorrerá de novo”. (Mat. 24:21) Nós queremos que as pessoas saibam o que vai acontecer durante esse período de julgamento — a religião falsa será eliminada e, depois, todo este sistema mau será destruído no Armagedom. (Apo. 16:14, 16; 17:16, 17; 19:11, 19, 20) Nós oramos para que o máximo de pessoas escute a nossa mensagem e decida servir a Jeová junto com a gente. Mas e as pessoas que não nos escutam agora, incluindo nossos familiares?

10. Îꞌ waniꞌ awanî yeꞌnen eseurîma eꞌpai uurînîkon wanî sîrîrîpe tiaronkon pemonkonyamîꞌ yarakkîrî îꞌ eꞌkupî manniꞌ pîꞌ amenrî?

10 Como vimos no estudo anterior, pode ser que Jeová decida salvar algumas pessoas que só passarão a ter fé nele depois de presenciarem a destruição de Babilônia, a Grande. Se esse for o caso, agora é mais importante do que nunca avisar as pessoas do que vai acontecer no futuro. Pense nisto: as pessoas só vão conseguir lembrar do que já tivermos falado para elas antes. (Veja também Ezequiel 33:33.) Talvez elas se lembrem do aviso que nós demos a elas e decidam servir a Jeová junto com a gente antes que seja tarde demais. É igual ao que aconteceu com o carcereiro de Filipos, que começou a mostrar fé nas boas novas só depois de ‘um grande terremoto’. Talvez algumas pessoas que não escutam as boas novas hoje mudem de atitude depois da destruição de Babilônia, a Grande, que vai abalar o mundo. — Atos 16:25-34.

PAAPA MAIMU EKAREMEKÎ UURÎNÎKONYA, JEOVÁ MOROPAI ITESEꞌ SAꞌNAMA UURÎNÎKONYA YEꞌNEN

11. Oꞌnon yeꞌka pe yapurîtoꞌ moropai umeruntîrîkon tîrî uurînîkonya eꞌpainon Jeová pia? (Apocalipse 4:11) (Tekatonkon eraꞌmakî.)

11 O motivo mais importante de pregarmos as boas novas é o amor a Jeová Deus e seu santo nome. A pregação é uma maneira de louvar o Deus que amamos. (Leia Apocalipse 4:11.) Nós concordamos de todo o coração com os servos leais de Jeová que estão no céu, que dizem: “Digno és, Jeová, nosso Deus, de receber a glória, a honra e o poder.” Nós damos glória e honra a Jeová quando mostramos para as pessoas as provas convincentes de que ele ‘criou todas as coisas’ e de que nós existimos porque ele nos deu a vida. E damos a Jeová nosso poder quando usamos nosso tempo, nossa energia e nossos recursos para participar do ministério, fazendo o melhor possível. (Mat. 6:33; Luc. 13:24; Col. 3:23) Em resumo, nós amamos falar sobre o Deus que amamos. Também queremos falar sobre o nome dele e quem ele realmente é.

Damos a Jeová nosso poder quando usamos nosso tempo, nossa energia e nossos recursos para participar na pregação o máximo que pudermos (Veja o parágrafo 11.)


12. Îꞌ kaiꞌma Jeová eseꞌ epuꞌtî tiaronkonya morî pe Paapa Maimu ekaremekî wenai?

12 Nosso amor por Jeová nos faz querer santificar o seu nome. (Mat. 6:9) Por isso, explicamos às pessoas que tudo o que Satanás falou sobre Jeová é mentira. (Gên. 3:1-5; Jó 2:4; João 8:44) Quando pregamos, dizemos quem Jeová realmente é a todos os que querem ouvir. Nós queremos que todos saibam que a principal qualidade de Jeová é o amor, que a maneira de ele governar é sempre justa e que seu Reino, em breve, vai acabar com todo o sofrimento e trazer paz e felicidade para todos. (Sal. 37:10, 11, 29; 1 João 4:8) Quando falamos a verdade sobre Jeová, santificamos o nome dele. Nós também ficamos felizes por saber que estamos fazendo aquilo que se espera das suas Testemunhas. Como assim?

13. Îꞌ waniꞌ awanî yeꞌnen anna eseꞌ, Jeová Maimu Ekaremeꞌnenan, wanî morî pe puꞌkuru? (Isaías 43:10-12)

13 Jeová nos escolheu para sermos suas “testemunhas”. (Leia Isaías 43:10-12.) Uns anos atrás, uma carta do Corpo Governante dizia: “A maior honra que qualquer um de nós poderia ter é ser chamado de Testemunha de Jeová.” c Por quê? Pense no seguinte: se você tivesse que escolher alguém para servir de testemunha a seu favor num tribunal, sem dúvida você escolheria alguém de confiança, honesto e de boa reputação. Foi isso que Jeová fez. Quando Jeová nos escolheu, ele mostrou que nos conhece bem e que confia que vamos falar a outros que ele é o único Deus verdadeiro. Para nós, é uma enorme honra sermos Testemunhas do nosso Deus e, por isso, queremos aproveitar toda oportunidade para falar do nome de Jeová a outros e provar que todas as coisas terríveis que se falam sobre ele são mentira. Quando fazemos isso, mostramos que temos orgulho de ser Testemunhas de Jeová! — Sal. 83:18; Rom. 10:13-15.

PAAPA MAIMU EKAREMEKÎ PÎꞌ UURÎNÎKON KOꞌMAMÎ IKÎꞌPÎ PÎKÎRÎ

14. Îꞌ eꞌkupî kupî sîrîrî?

14 Ficamos empolgados só de pensar no que vai acontecer no futuro! Com as bênçãos de Jeová, esperamos que muito mais pessoas aceitem a verdade antes de a grande tribulação começar. Mas também ficamos animados de saber que, mesmo durante a grande tribulação, o período mais difícil da humanidade, mais pessoas talvez decidam sair do mundo de Satanás e se juntar a nós em louvar a Jeová! — Atos 13:48.

15-16. Îꞌ ankuꞌpai uurînîkon wanî, moropai oꞌnon pîkîrî?

15 Enquanto isso, temos muitas coisas para fazer. Nós temos o privilégio de participar num trabalho que nunca mais se repetirá: a pregação das boas novas do Reino de Deus por toda a Terra. Ao mesmo tempo, temos que continuar avisando às pessoas que o fim deste mundo mau está bem perto. Quando esse tempo de julgamento chegar, elas terão que reconhecer que a mensagem que pregamos vinha de Jeová Deus. — Eze. 38:23.

16 Então, o que todos nós queremos fazer? Queremos continuar pregando por amor — amor às boas novas, amor às pessoas e, acima de tudo, amor a Jeová e seu nome. Vamos continuar pregando com zelo e senso de urgência até que Jeová diga: “Pronto, a pregação acabou!”

ESERENKANTOꞌ 54 “Seeni mîrîrî eꞌma”

a A reunião anual aconteceu em 7 de outubro de 2023, no Salão de Assembleias de Newburgh, em Nova York, Estados Unidos. O programa dessa reunião foi apresentado depois no JW Broadcasting® — a primeira parte em novembro de 2023, e a segunda, em janeiro de 2024.

b Veja o artigo “A Bíblia Muda a Vida das Pessoas — Fiquei impressionado com as respostas da Bíblia”, na Sentinela de 1.º de fevereiro de 2015.