Referências para a Apostila da Reunião Vida e Ministério
Referências para a Apostila da Reunião Vida e Ministério
© 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania
1-7 DE JANEIRO
TESOUROS DA PALAVRA DE DEUS | JÓ 32-33
Console os que estão ansiosos
it-1 799
Eliú
Eliú era imparcial, não dando título lisonjeiro a ninguém. Reconhecia que ele, assim como Jó, fora feito de barro, e que o Todo-Poderoso era seu Criador. Eliú não tinha intenção de aterrorizar Jó, mas falou-lhe como verdadeiro amigo, dirigindo-se a Jó pelo nome, algo que não fora feito por Elifaz, Bildade ou Zofar. — Jó 32:21, 22; 33:1, 6.
w14 15/6 25 §§ 8-10
Você vê as fraquezas humanas como Jeová vê?
O que pode nos ajudar a ter mais empatia é lembrar que alguns de nossos queridos irmãos estão fracos por causa de circunstâncias adversas como saúde fraca, lar dividido ou depressão. Pode ser que um dia estejamos na mesma situação. Antes de entrar na Terra Prometida, os israelitas, que haviam sofrido no Egito, foram lembrados de que não deveriam ‘endurecer seu coração’ para com irmãos pobres e fracos. Jeová esperava que eles ajudassem os pobres. — Deut. 15:7, 11; Lev. 25:35-38.
Em vez de julgar os que estão em situação difícil, devemos lhes dar consolo com base nas Escrituras. (Jó 33:6, 7; Mat. 7:1) Para ilustrar: Quando um motociclista acidentado chega a um hospital, será que a equipe médica tenta primeiro descobrir se ele é culpado pelo acidente? Não, imediatamente ela providencia a necessária assistência médica. Da mesma forma, se um companheiro cristão está fraco por causa de problemas pessoais, nossa prioridade deve ser dar a ajuda espiritual que ele precisa. — Leia 1 Tessalonicenses 5:14.
10 Se pararmos para pensar nas circunstâncias de nossos irmãos, poderemos encarar de outra forma o que de início parece uma fraqueza. Pense nas irmãs que por anos têm suportado oposição da família. Algumas podem ter uma aparência humilde e frágil, mas ainda assim demonstram uma fé e força interior notáveis. Quando você vê uma mãe que tem de criar os filhos sozinha sempre presente nas reuniões com eles, não fica impressionado com sua fé e determinação? E quanto aos adolescentes que continuam firmes na verdade apesar das más influências de colegas de escola? Uma avaliação honesta pode mostrar que essas pessoas aparentemente mais fracas são tão ‘ricas na fé’ quanto os que estão em melhor situação. — Tia. 2:5.
w20.03 23 §§ 17-18
Como podemos saber o momento certo para falar?
17O quarto homem que visitou Jó foi Eliú, um parente de Abraão. Ele ficou escutando enquanto Jó e os outros três homens falavam. E Eliú obviamente prestou bastante atenção ao que eles diziam. Por isso, ele teve condições de dar conselhos bondosos, mas diretos, a Jó para ajudá-lo a corrigir seu pensamento errado. (Jó 33:1, 6, 17) O que mais importava para Eliú era honrar a Jeová, e não a si mesmo ou a qualquer outro homem. (Jó 32:21, 22; 37:23, 24) O exemplo de Eliú nos mostra que existe um tempo para ficar quieto e escutar. (Tia. 1:19) Também nos mostra que, se precisarmos dar algum conselho, devemos nos preocupar acima de tudo em honrar a Jeová, e não a nós mesmos.
18Se seguirmos os conselhos da Bíblia sobre quando e como falar, mostraremos que damos valor ao dom da fala. O sábio rei Salomão escreveu: “Como maçãs de ouro em esculturas de prata é a palavra falada no tempo certo.” (Pro. 25:11) Quando escutamos com atenção o que outros dizem e pensamos antes de falar, nossas palavras podem ser como essas maçãs de ouro — valiosas e belas. Dessa forma, mesmo que falemos muito ou pouco, nossas palavras vão fazer bem aos outros e deixaremos Jeová orgulhoso de nós. (Pro. 23:15; Efé. 4:29) Esse é o melhor modo de mostrarmos nossa gratidão por esse presente tão precioso de Jeová!
Joias espirituais
w13 15/1 19 § 10
Continue a se achegar a Jeová
10É também apropriado cuidar de nossa aparência. Mas não precisamos tentar a todo custo apagar os sinais do envelhecimento. Esses sinais podem ser evidência de maturidade, dignidade e beleza interior. Por exemplo, a Bíblia diz: “As cãs [cabelos brancos] são uma coroa de beleza quando se acham no caminho da justiça.” (Pro. 16:31) É assim que Jeová nos vê, e devemos tentar ver a nós mesmos assim como ele nos vê. (Leia 1 Pedro 3:3, 4.) Portanto, seria sábio submeter-se a cirurgias ou tratamentos médicos potencialmente perigosos apenas para parecer fisicamente mais atraente? “O regozijo de Jeová” é fonte da verdadeira beleza, que vem do íntimo, independentemente da idade ou saúde. (Nee. 8:10) Só no novo mundo seremos totalmente saudáveis e recuperaremos a beleza juvenil. (Jó 33:25; Isa. 33:24) Até lá, mostrar sabedoria prática e fé ajudará a nos manter achegados a Jeová enquanto fazemos o nosso melhor segundo as nossas circunstâncias atuais. — 1 Tim. 4:8.
8-14 DE JANEIRO
TESOUROS DA PALAVRA DE DEUS | JÓ 34-35
Quando injustiças acontecem
wp19.1 8 § 2
Como é Deus?
Deus sempre faz o que é certo. A Bíblia diz: “O verdadeiro Deus jamais faria o que é mau, o Todo-Poderoso nunca faria o que é errado.” (Jó 34:10) Os julgamentos de Jeová são justos, por isso, o salmista disse: “Julgarás os povos com justiça.” (Salmo 67:4) Pessoas fingidas não podem enganar a Jeová, porque ele “vê o coração”. (1 Samuel 16:7) Jeová sempre sabe qual é a verdade, e seus julgamentos sempre estão certos. Além disso, Deus está vendo toda a injustiça e maldade no mundo e prometeu que, em breve, os maus “serão eliminados da terra”. — Provérbios 2:22.
w17.04 10 § 5
O que vai deixar de existir quando o Reino de Deus vier?
5O que Jeová vai fazer com as pessoas más? Hoje, Jeová está dando a chance para as pessoas más mudarem. (Isa. 55:7) Elas ainda não receberam seu julgamento final. Na verdade, este mundo é que está condenado, não as pessoas. Mas o que vai acontecer com as pessoas que gostam de fazer parte deste mundo e se recusam a mudar? Jeová prometeu que a Terra vai ficar livre das pessoas más para sempre. (Leia Salmo 37:10.) As pessoas más talvez achem que vão se livrar do julgamento. Muitas delas aprenderam a esconder o que fazem, e sempre dão um jeito de escapar da justiça e das consequências dos seus atos. (Jó 21:7, 9) Mas a Bíblia nos lembra: “Os olhos de Deus estão sobre os caminhos do homem, e Ele vê todos os seus passos. Não há escuridão nem densas trevas onde os malfeitores possam se esconder.” (Jó 34:21, 22) Não tem como se esconder de Jeová! Ninguém pode enganá-lo. Não existe um lugar tão escuro ou escondido que a visão ilimitada de Jeová não possa alcançar. Então, depois do Armagedom, não haverá pessoas más em nenhum lugar da Terra. Elas vão deixar de existir para sempre! — Sal. 37:12-15.
w21.05 7 §§ 19-20
Será que você vai tropeçar por causa de Jesus?
19Será que temos o mesmo problema hoje? Sim. Muitos hoje tropeçam porque somos neutros em assuntos políticos. Eles acham que deveríamos escolher um candidato nas eleições. Mas nós sabemos que, se escolhermos um humano como nosso líder, estaremos rejeitando a Jeová. (1 Sam. 8:4-7) As pessoas talvez também achem que deveríamos construir escolas e hospitais e realizar outras obras de caridade. Elas tropeçam quando veem que concentramos nossos esforços na obra de pregação e não em dar uma solução imediata para os problemas do mundo.
20O que fazer para não tropeçar? (Leia Mateus 7:21-23.) O mais importante para nós deve ser realizar o trabalho que Jesus nos deu. (Mat. 28:19, 20) Nunca devemos ficar distraídos com as questões políticas e sociais deste mundo. Nós amamos as pessoas e nos preocupamos com seus problemas. Mas nós sabemos qual é a melhor maneira de ajudar o nosso próximo: ensiná-lo sobre o Reino de Deus e ajudá-lo a ser amigo de Jeová.
Joias espirituais
w17.04 29 § 3
Dê o seu melhor para louvar a Jeová!
3Um homem chamado Eliú ouviu a conversa daqueles homens. Daí ele perguntou para Jó: “Se você for justo, o que dará a [Jeová]? O que ele receberá de você?” (Jó 35:7) Será que Eliú quis dizer que nossos esforços para servir a Deus são inúteis? Não. Se essa fosse a ideia, Jeová teria corrigido Eliú. Mas ele não fez isso. O que Eliú quis dizer é que Jeová não depende da nossa adoração. Jeová é completo; não tem como deixá-lo mais rico ou mais forte. Na verdade, é ele quem nos torna pessoas melhores por nos dar qualidades, habilidades e força. E ele observa como usamos essas coisas.
15-21 DE JANEIRO
TESOUROS DA PALAVRA DE DEUS | JÓ 36-37
Por que você pode confiar na promessa de Deus de nos dar vida eterna?
w15 1/10 13 §§ 1-2
É realmente possível encontrar a Deus?
A ETERNA EXISTÊNCIA DE DEUS: A Bíblia ensina que Deus existe “de eternidade a eternidade”. (Salmo 90:2) Em outras palavras, Deus não teve início nem terá fim. Do ponto de vista humano, “o número dos seus anos foge ao nosso entendimento”. — Jó 36:26.
Como isso ajuda você: Deus promete lhe dar vida eterna se você conhecê-lo como amigo. (João 17:3) Não poderíamos confiar numa promessa dessas se o próprio Deus não vivesse para sempre. Apenas o “Rei da eternidade” poderia cumprir uma promessa assim. — 1 Timóteo 1:17.
w20.05 22 § 6
Você é grato pelos presentes que Deus dá?
6A água existe na Terra em estado líquido porque nosso planeta está localizado a uma distância perfeita do Sol. Se estivesse um pouquinho mais perto, toda a água evaporaria. Nosso planeta seria apenas uma rocha quente e sem vida. Por outro lado, se a Terra estivesse um pouquinho mais longe do Sol, toda a água congelaria. O planeta seria uma bola de gelo gigante. Por Jeová ter colocado a Terra no lugar ideal, a água faz um ciclo que permite a existência de vida. Como ele funciona? O calor do Sol evapora a água dos oceanos e da superfície da Terra, formando nuvens. A cada ano, o Sol evapora quase 500 mil quilômetros cúbicos de água — uma quantidade de água bem maior do que a existente em todos os lagos da Terra. Toda essa água evaporada fica uns dez dias na atmosfera. Daí, ela cai na forma de chuva ou neve. A água que cai acaba voltando para os oceanos ou para outros corpos de água, e então o ciclo começa outra vez. Esse ciclo eficiente e sustentável prova que Jeová, além de poderoso, é sábio. — Jó 36:27, 28; Ecl. 1:7.
w22.10 28 § 16
Mantenha forte a sua esperança
16A nossa esperança de vida eterna é um presente precioso de Deus. Aguardamos com expectativa um futuro maravilhoso, e temos certeza que isso vai acontecer. A nossa esperança age como uma âncora, nos mantendo firmes para que possamos enfrentar desafios, suportar perseguição e até encarar a morte. Ela age como um capacete, protegendo nossos pensamentos para que possamos rejeitar o que é errado e nos apegar ao que é certo. A nossa esperança baseada na Bíblia nos achega mais a Deus e mostra como é grande o amor que ele sente por nós. Vamos ter muitas bênçãos em nossa vida se nossa esperança for firme e forte
Joias espirituais
it-1 522
Comunicação
Informações e ideias eram transmitidas de pessoa a pessoa numa variedade de maneiras, nas terras bíblicas da antiguidade. Em grande parte, notícias comuns locais e estrangeiras eram transmitidas oralmente. (2Sa 3:17, 19; Jó 37:20) Viajantes, que muitas vezes acompanhavam caravanas, contavam notícias de lugares distantes quando paravam para obter comida, água e outras provisões em cidades ou paradas ao longo das rotas das caravanas. A terra da Palestina, em vista da sua posição peculiar com relação à Ásia, África e Europa, era atravessada por caravanas que iam e vinham de pontos distantes. De modo que seus habitantes podiam prontamente obter informações a respeito de eventos significativos em terras estrangeiras. Notícias, tanto nacionais como estrangeiras, frequentemente podiam ser obtidas no mercado da cidade.
22-28 DE JANEIRO
TESOUROS DA PALAVRA DE DEUS | JÓ 38-39
Você tira tempo para observar a criação?
w21.08 9 § 7
Você está disposto a esperar por Jeová?
7Ao descrever como Jeová criou a Terra, a Bíblia diz que ele estabeleceu “as medidas dela”, encaixou “suas bases” e “assentou a sua pedra angular”. (Jó 38:5, 6) Ele até reservou um tempo para avaliar o que tinha feito. (Gên. 1:10, 12) Consegue imaginar como os anjos se sentiram à medida que viram as criações de Jeová ganhando forma? Eles devem ter ficado muito empolgados! Tanto é que a Bíblia diz que, em certo momento, eles “davam gritos de louvor”. (Jó 38:7) O que aprendemos disso? Jeová levou milhares de anos para finalizar o que tinha criado, mas fazer tudo aos poucos e com cuidado valeu a pena. Quando parou para analisar suas criações, Jeová viu que tudo era “muito bom”. — Gên. 1:31.
w20.08 14 § 2
A ressurreição revela o amor, a sabedoria e a paciência de Deus
2Primeiro, Jeová criou uma pessoa para trabalhar com ele: seu Filho, Jesus. Por meio de Jesus, “todas as outras coisas foram criadas”; entre elas, milhões de anjos. (Col. 1:16) Para Jesus, foi uma grande alegria poder trabalhar com seu Pai. (Pro. 8:30) E os anjos também tinham motivos para ficar alegres. Eles viram de camarote quando Jeová criou os céus e a Terra com a ajuda de Jesus, o Trabalhador Perito. Como os anjos reagiram? Eles “davam gritos de louvor” durante a formação da Terra, e sem dúvida eles também faziam isso sempre que Jeová terminava cada criação. Os anjos devem ter ficado especialmente alegres quando viram a última e a mais importante das criações terrestres: os humanos. (Jó 38:7; Pro. 8:31, nota) Cada uma dessas criações revelou o amor e a sabedoria de Jeová. — Sal. 104:24; Rom. 1:20.
w23.03 17 § 8
Aprenda mais sobre Jeová por meio da criação
8Podemos confiar em Jeová. Jeová ajudou Jó a ver que ele podia confiar no seu Criador. (Jó 32:2; 40:6-8) Na conversa que teve com Jó, Jeová falou de várias coisas que criou, como as estrelas, as nuvens e os raios. Jeová também falou sobre os animais, como o touro selvagem e o cavalo. (Jó 38:32-35; 39:9, 19, 20) Todas essas coisas ensinaram Jó não só sobre o poder de Jeová, mas também sobre seu amor e sua sabedoria. Depois dessa conversa, Jó passou a confiar em Jeová como nunca antes. (Jó 42:1-6) Do mesmo modo, quando estudamos a criação, somos lembrados de que Jeová é infinitamente mais sábio e poderoso do que nós e que ele pode e vai acabar com nosso sofrimento. Saber disso vai nos ajudar a confiar ainda mais em Jeová.
Joias espirituais
it-2 199
Legislador
Jeová Como o Legislador. Jeová é, em realidade, o único verdadeiro Legislador do universo. São-lhe atribuídas as leis físicas que governam a criação inanimada (Jó 38:4-38; Sal 104:5-19) e a vida animal. (Jó 39:1-30) O homem também, como criação de Jeová, está sujeito às leis físicas de Jeová e, sendo ele uma criatura dotada de senso moral, racional, capaz de arrazoar e de ter espiritualidade, está igualmente sujeito às leis morais de Deus. (Ro 12:1; 1Co 2:14-16) Ademais, a lei de Jeová governa as criaturas espirituais, os anjos. — Sal 103:20; 2Pe 2:4, 11.
As leis físicas de Jeová são invioláveis. (Je 33:20, 21) Por todo o universo visível conhecido, suas leis são tão estáveis e fidedignas que, em áreas em que os cientistas têm conhecimento destas leis, podem calcular os movimentos da lua, dos planetas e de outros corpos celestes com exatidão de fração de segundo. Quem quer que aja contrário às leis físicas sente a aplicação imediata de suas sanções. Similarmente, as leis morais de Deus são irrevogáveis e não podem ser burladas ou violadas com impunidade. A execução delas é tão certa como a de Suas leis naturais, embora a punição talvez não seja imposta tão de imediato. “De Deus não se mofa. Pois, o que o homem semear, isso também ceifará.” — Gál 6:7; 1Ti 5:24.
29 DE JANEIRO–4 DE FEVEREIRO
TESOUROS DA PALAVRA DE DEUS | JÓ 40-42
O que aprendemos do que Jó passou?
w10 15/10 3-4 §§ 4-6
“Quem veio a conhecer a mente de Jeová?”
4Ao meditarmos nas atividades de Jeová, é preciso evitar a tendência de julgar a Deus à base de padrões humanos. Há uma breve alusão a essa tendência nas palavras de Jeová no Salmo 50:21: “Imaginaste que eu me tornaria positivamente igual a ti.” É como disse um erudito bíblico há mais de 175 anos: “Os homens tendem a julgar a Deus, e a supor que ele esteja restrito às leis que eles consideram apropriadas para sua própria observância.”
5Temos de cuidar para não moldar o nosso conceito sobre Jeová de um modo que se ajuste aos nossos próprios padrões e desejos. Por que isso é importante? Bem, ao estudarmos as Escrituras, alguns dos atos de Jeová podem parecer não muito acertados segundo o nosso ponto de vista limitado e imperfeito. Os israelitas do passado adotaram esse modo de pensar e tiraram uma conclusão errada dos tratos de Jeová com eles. Note o que Jeová lhes disse: “Certamente direis: ‘O caminho de Jeová não é acertado.’ Ouvi, por favor, ó casa de Israel. Não é acertado o meu próprio caminho? Não são os vossos caminhos que não são acertados?” — Eze. 18:25.
6Um segredo para evitar a armadilha de julgar a Jeová com base nos nossos próprios padrões é reconhecer que o nosso ponto de vista é limitado e, às vezes, muito falho. Jó teve de aprender essa lição. Durante seu período de sofrimento, ele lutou contra o desespero e tornou-se um tanto egocêntrico. Jó despercebeu as questões maiores. Jeová, porém, amorosamente o ajudou a ampliar seu ponto de vista. Por fazer-lhe mais de 70 perguntas, a nenhuma das quais Jó soube responder, Jeová destacou as limitações do entendimento de Jó. Mas Jó reagiu com humildade, ajustando seu ponto de vista. — Leia Jó 42:1-6.
w17.06 25 § 12
Não se esqueça do que é mais importante
12Será que Jeová foi duro em falar de forma tão direta com Jó depois de tudo que ele tinha passado? Na verdade, não, e nem Jó achou isso. O conselho de Jeová foi direto, mas amoroso. Jó até disse: “Retiro o que eu disse, e me arrependo em pó e cinzas.” (Jó 42:1-6) Antes, um jovem chamado Eliú também tinha aconselhado Jó. (Jó 32:5-10) Depois que Jó aceitou a correção e mudou seu modo de pensar, Jeová deixou claro para outros que estava orgulhoso de Jó por ele ter sido tão leal. — Jó 42:7, 8.
w22.06 25 §§ 17-18
“Espere em Jeová”
17Jó é apenas um dos servos de Jeová que apesar das provações permaneceu firme e corajoso. Em sua carta aos hebreus, o apóstolo Paulo falou de muitos que também foram fiéis. Ele chamou esses fiéis de “uma nuvem tão grande de testemunhas”. (Heb. 12:1) Todos eles passaram por situações muito difíceis na vida. Mesmo assim, continuaram fiéis a Jeová. (Heb. 11: 36-40) Será que toda a perseverança e trabalho duro deles valeu a pena? Claro que sim! Mesmo que não tenham vivido o suficiente para ver as promessas de Jeová se cumprirem, eles continuaram confiando nele. Além disso, esses servos fiéis sabiam que tinham a aprovação de Jeová. Por isso, não tinham a menor dúvida de que veriam as promessas de Deus se cumprir no futuro. (Heb. 11:4, 5) O exemplo deles nos ajuda a confiar ainda mais em Jeová.
18O mundo em que vivemos está indo de mal a pior. (2 Tim. 3:13) Satanás ainda não terminou de testar o povo de Deus. Sabemos que ainda vamos enfrentar muitos desafios. Mesmo assim, precisamos estar determinados a continuar leais a Jeová, confiando que “baseamos a nossa esperança num Deus vivente”. (1 Tim. 4:10) Jeová recompensou muito a lealdade de Jó. Isso mostra que o nosso Deus “tem grande compaixão e é misericordioso”. (Tia. 5:11) Assim como Jó, queremos continuar sendo leais a Jeová, tendo a certeza de que ele é “o recompensador dos que o buscam seriamente”. — Leia Hebreus 11:6.
Joias espirituais
it-1 831
Escárnio, Zombaria
Jó era homem que mantinha de modo justo a sua integridade apesar de grandes escárnios. Mas, desenvolveu um ponto de vista errado e cometeu um erro, pelo qual foi corrigido. Eliú disse a respeito dele: “Que varão vigoroso é como Jó, que ingere a caçoada como água?” (Jó 34:7) Jó ficou preocupado demais com a sua própria justificação, em vez de com a de Deus, e tendeu a magnificar a sua própria justiça mais do que a de Deus. (Jó 35:2; 36:24) Ao ser alvo do severo escárnio de seus três “companheiros”, Jó tendeu a considerar isso como dirigido contra ele em vez de contra Deus. Nisto era similar àquele que se expõe a zombarias e escárnios, e se agrada disso, aceitando-o como se bebesse água com prazer. Mais tarde, Deus explicou a Jó que esses escarnecedores na realidade (no fim de contas) estavam falando inveracidades contra Deus. (Jó 42:7) De modo similar, Jeová disse ao profeta Samuel, quando Israel exigiu um rei: “Não é a ti que rejeitaram, mas é a mim que rejeitaram como rei sobre eles.” (1Sa 8:7) E Jesus disse aos seus discípulos: “Sereis pessoas odiadas por todas as nações [não por vossa causa, mas] por causa do meu nome.” (Mt 24:9) Ter isso em mente habilitará o cristão a suportar escárnios com o espírito correto e o qualificará a receber a recompensa pela sua perseverança. — Lu 6:22, 23.
5-11 DE FEVEREIRO
TESOUROS DA PALAVRA DE DEUS | SALMOS 1-4
Apoie o Reino de Deus
w21.09 15 § 8
“Vou fazer tremer todas as nações”
8Como as pessoas reagem a essa mensagem? A maioria não reage bem. (Leia Salmo 2:1-3.) As nações estão agitadas. Elas se recusam a aceitar o Governante escolhido por Deus. Para elas, a mensagem do Reino que pregamos não são “boas novas”. Na verdade, alguns governantes até proibiram o trabalho de pregação! Apesar de muitos desses governantes afirmarem que servem a Deus, eles não querem abrir mão do poder e autoridade que têm. Então, assim como os governantes dos dias de Jesus, eles mostram que estão contra o Ungido de Jeová por atacar os seguidores fiéis dele. — Atos 4:25-28.
w16.04 29 § 11
Continue neutro neste mundo dividido
11Materialismo. Se somos apegados aos nossos bens, vai ser mais difícil nos manter neutros quando surgir uma dificuldade. Ruth, de Malauí, viu isso acontecer com várias Testemunhas de Jeová quando foram perseguidas nos anos 70. Ela conta: “Aqueles irmãos não conseguiam abrir mão de seu estilo de vida confortável. No começo, alguns até foram expulsos do país junto com a gente, mas depois acabaram se afiliando ao partido político para poderem voltar para casa. Eles não se conformavam em ter que levar uma vida difícil no campo de refugiados.” Felizmente, nossos irmãos em geral têm permanecido neutros apesar de dificuldades financeiras ou até depois de perder tudo o que tinham. — Heb. 10:34.
Joias espirituais
it-2 689
Pragana (Palhiço)
A fina camada protetora ou folhelho que reveste o grão de cereais, como a cevada e o trigo. Embora as referências bíblicas à pragana sejam figuradas, elas refletem as práticas de debulha que eram comuns nos tempos antigos. Após a colheita, esta membrana não comestível que revestia o valioso grão era inútil, e, por isso, era símbolo apropriado de algo leve, imprestável e indesejável, algo a ser separado do que é bom, e a ser eliminado.
Primeiro, a debulha fazia com que o grão se soltasse da palha. Daí, pelo joeiramento, o palhiço era carregado pelo vento, como se fosse pó. (Veja JOEIRAR.) Isto bem ilustra como Jeová Deus tanto remove os apóstatas de entre Seu povo como se livra de pessoas iníquas e de nações opositoras. (Jó 21:18; Sal 1:4; 35:5; Is 17:13; 29:5; 41:15; Os 13:3) O Reino de Deus esmagará seus inimigos em partículas tão diminutas que serão facilmente levadas embora como a pragana. — Da 2:35.
A imprestável pragana era amiúde ajuntada e queimada, para impedir que fosse trazida de volta pelo vento e contaminasse as pilhas de cereal. Similarmente, João, o Batizador, predisse a vindoura destruição ardente dos falsos religiosos — o Debulhador, Jesus Cristo, juntará o trigo, “mas a palha ele queimará em fogo inextinguível”. — Mt 3:7-12; Lu 3:17; veja DEBULHA; PALHA.
12-18 DE FEVEREIRO
TESOUROS DA PALAVRA DE DEUS | SALMOS 5-7
Continue leal apesar dos erros dos outros
w21.03 15 §§ 7-8
Como a Bíblia pode ajudá-lo a perseverar
7Algum amigo ou parente seu já traiu sua confiança? Se isso já aconteceu, lembre o que o rei Davi fez quando seu filho Absalão o traiu e tentou se tornar rei no lugar dele. — 2 Sam. 15:5-14, 31; 18:6-14.
8 (1) Ore. Pensando nesse relato da vida de Davi, conte para Jeová exatamente como está se sentindo por causa do que fizeram com você. (Sal. 6:6-9) Então, peça a orientação de Jeová para encontrar princípios bíblicos que o ajudem a saber o que fazer.
w20.07 8-9 §§ 3-4
Esteja convencido de que você tem a verdade
3A base de nossa fé não pode ser apenas o amor cristão que existe entre o povo de Deus. Por quê? Imagine que um irmão da congregação — até mesmo um ancião ou um pioneiro — cometa um pecado grave. Ou que alguém da sua congregação magoe você. Ou ainda, que um irmão se torne apóstata e comece a dizer que não temos a verdade. O que você faria? Será que tropeçaria e pararia de servir a Jeová? É importante lembrar o seguinte: construir sua fé em cima do comportamento dos outros, e não em cima de sua amizade com Jeová, é o mesmo que construir uma casa em um terreno que não é firme. E sua “casa” da fé não pode ser construída apenas com materiais leves, como sentimentos e emoções. Ela precisa de materiais resistentes, como fatos e raciocínio lógico. Você deve provar para si mesmo que a Bíblia contém a verdade sobre Jeová. — Rom. 12:2.
4Jesus falou sobre pessoas que aceitariam a verdade “com alegria”, mas que perderiam a fé quando fossem testadas. (Leia Mateus 13:3-6, 20, 21.) Pode ser que elas não tenham entendido que seguir Jesus envolve enfrentar desafios e dificuldades. (Mat. 16:24) Ou talvez achassem que a vida de um cristão seria mil maravilhas — só bênçãos, nenhum problema. Mas neste mundo imperfeito, todos nós teremos problemas. E algumas mudanças que acontecem em nossa vida podem nos fazer perder a alegria por um tempo. — Sal. 6:6; Ecl. 9:11.
Joias espirituais
it-2 1004
Sepultura, Sepulcro
Em Romanos 3:13, o apóstolo Paulo cita o Salmo 5:9, comparando a garganta de homens iníquos e enganosos a “um sepulcro aberto”. Assim como o sepulcro aberto é para ser enchido com mortos e com corrupção, a garganta deles abre-se com conversa mortífera e corrupta. — Veja Mt 15:18-20.
19-25 DE FEVEREIRO
TESOUROS DA PALAVRA DE DEUS | SALMOS 8-10
‘Vou louvar-te, ó Jeová’
w21.08 3 § 6
Dê valor ao seu lugar na família de Jeová
6Jeová preparou um lar especial para nós. Muito antes de criar o primeiro homem, Jeová preparou a Terra para os humanos. (Jó 38:4-6; Jer. 10:12) Por ser amoroso e generoso, Jeová colocou na Terra uma abundância de coisas boas que nos deixariam felizes. (Sal. 104:14, 15, 24) Nas vezes em que parou para analisar as suas criações, Jeová ‘viu que tudo era muito bom’. (Gên. 1:10, 12, 31) Mostrando como os humanos são valiosos, Jeová deu a eles “domínio sobre” todas as suas maravilhosas criações na Terra. (Sal. 8:6) O objetivo de Deus é que humanos perfeitos sintam a alegria de cuidar de todas as suas obras maravilhosas para sempre. Você costuma agradecer a Jeová por essa esperança maravilhosa?
w20.05 23 § 10
Você é grato pelos presentes que Deus dá?
10Há vários modos de mostrarmos nossa gratidão pela capacidade de falar. Um deles é explicando nossa crença em Deus para aqueles que acreditam na evolução. (Sal. 9:1; 1 Ped. 3:15) Aqueles que defendem a evolução querem nos fazer acreditar que a Terra e toda a vida que existe nela surgiram por acaso. Se eles estiverem dispostos a escutar, podemos usar a Bíblia e alguns pontos deste estudo para defender nosso Pai celestial e dizer por que estamos convencidos de que ele é o Criador dos céus e da Terra. — Sal. 102:25; Isa. 40:25, 26.
w22.04 7 § 13
Você é um ‘exemplo no falar’?
13Cante de coração. Quando cantamos no Salão do Reino, nosso objetivo principal deve ser louvar a Jeová. Uma irmã chamada Sara não acha que canta muito bem. Mas ela quer louvar a Jeová com os cânticos. Algo que ajuda Sara a fazer isso é se preparar em casa, assim como ela se prepara para as outras partes da reunião. Ela treina os cânticos e tenta ver como a letra se relaciona com o assunto da reunião. Sara diz: “Isso me ajuda a me concentrar mais nas palavras e menos em como eu estou cantando.”
Joias espirituais
it-1 664
Dedo da Mão
Figuradamente, fala-se de Deus como realizando obras com “o(s) dedo(s)”, tais como escrever os Dez Mandamentos em tábuas de pedra (Êx 31:18; De 9:10), fazer milagres (Êx 8:18, 19) e criar os céus (Sal 8:3). Que os “dedos” de Deus, empregados na atividade criativa, referem-se ao seu espírito santo, ou força ativa, é indicado no relato de Gênesis sobre a criação, onde se diz que a força ativa de Deus (rú·ahh, “espírito”) movia-se sobre a superfície das águas. (Gên 1:2) Todavia, as Escrituras Gregas Cristãs fornecem a chave para o entendimento correto desse uso simbólico, pois o relato de Mateus explica que Jesus expulsava demônios por meio do ‘espírito santo de Deus’ e Lucas nos informa de que isso se dava por meio do “dedo de Deus”. — Mt 12:28; Lu 11:20.
26 DE FEVEREIRO–3 DE MARÇO
TESOUROS DA PALAVRA DE DEUS | SALMOS 11-15
Imagine-se no novo mundo de paz
w06 15/5 18 § 2
Destaques do livro primeiro dos Salmos
11:3 — Que alicerces são derrubados? Esses são os próprios alicerces da sociedade humana — a lei, a ordem e a justiça. Quando estão em colapso, a desordem social prevalece e não há justiça. Sob tais condições, “o justo” deve confiar plenamente em Deus. — Salmo 11:4-7.
wp16.4 11
Um mundo sem violência: é possível?
A Bíblia diz que em breve Deus vai acabar com a violência. O mundo violento de hoje aguarda “o dia do julgamento e da destruição das pessoas ímpias”. (2 Pedro 3:5-7) Não haverá mais pessoas violentas causando sofrimento a outros. Por que podemos ter certeza de que Deus quer fazer alguma coisa para eliminar de vez a violência?
A Bíblia diz que Deus “odeia quem ama a violência”. (Salmo 11:5) Ele ama a paz e a justiça. (Salmo 33:5; 37:28) Por isso, ele não vai tolerar para sempre as pessoas violentas.
w17.08 7 § 15
Você está disposto a esperar com paciência?
15O que ajudou Davi a esperar com paciência? No Salmo 13, Davi perguntou quatro vezes: “Até quando?” E nesse mesmo salmo Davi conta o que o ajudou. Ele disse: “Eu, porém, confio no teu amor leal; meu coração se alegrará com os teus atos de salvação. Vou cantar a Jeová, pois ele me recompensa ricamente.” (Sal. 13:5, 6) Davi confiava no amor de Jeová. Ele se lembrava de tudo o que Jeová já tinha feito por ele, e isso o ajudava a esperar com alegria o dia em que Jeová o livraria. Davi sabia que esperar pelas bênçãos de Jeová vale muito a pena!
kr 236 § 16
O Reino realiza a vontade de Deus na Terra
16Segurança. Finalmente, a bela descrição feita em Isaías 11:6-9 terá um cumprimento completo até mesmo em sentido literal. Homens, mulheres e crianças estarão seguros, não importa aonde forem na Terra. Nenhuma criatura, quer humana, quer animal, representará ameaça. Imagine no futuro ter todo este planeta como seu lar, onde poderá nadar nos rios, lagos e mares; atravessar cadeias de montanhas e passear nos campos em total segurança. E, quando a noite cair, você não terá medo. As palavras de Ezequiel 34:25 se cumprirão, e o povo de Deus poderá até mesmo ‘morar no ermo em segurança e dormir nas florestas’.
Joias espirituais
w13 15/9 19 § 12
Você foi transformado?
12Infelizmente, neste mundo estamos cercados de pessoas que se encaixam na descrição de Paulo. É provável que elas achem que seguir normas e princípios é ser antiquado ou intolerante. Muitos professores e pais têm um conceito permissivo e promovem um modo de pensar “liberal”. Para eles tudo é relativo; nada é absoluto. Até muitos que afirmam ser religiosos acham que têm liberdade para fazer o que é certo na opinião deles, sem qualquer obrigação de obedecer a Deus e seus mandamentos. (Sal. 14:1) Essa atitude pode ser um perigo para os cristãos verdadeiros. Se não tomarem cuidado, alguns podem ter esse mesmo conceito em relação aos arranjos teocráticos. Talvez não queiram seguir procedimentos congregacionais e até reclamem de qualquer coisa que não seja do seu agrado. Ou pode ser que questionem conselhos baseados na Bíblia sobre entretenimento, uso da internet e ensino superior.