7. Quando os jovens se sentem sobrecarregados pela ansiedade
(15 min.) Discurso com participação da assistência.
Quem serve a Jeová não está livre de sofrer de ansiedade. Por exemplo, David sentiu-se ansioso várias vezes ao longo da vida, e o mesmo acontece a muitos irmãos hoje. (Sal. 13:2; 139:23) Infelizmente, até os jovens podem sentir ansiedade. Às vezes, a ansiedade pode fazer com que mesmo coisas do dia a dia, como ir à escola ou às reuniões, sejam extremamente difíceis. Em alguns casos, a ansiedade até pode provocar ataques de pânico ou pensamentos suicidas.
Querido jovem, se alguma vez te sentires sobrecarregado com ansiedade, fala com um dos teus pais ou com um adulto de confiança. Ora a Jeová por ajuda. (Fil. 4:6) Ele vai ajudar-te. (Sal. 94:17-19; Isa. 41:10) Vê o exemplo de Steing.
Pais, ajudem os vossos filhos a lidar com a ansiedade. Escutem-nos com paciência, digam-lhes claramente que os amam e ajudem-nos a confiar cada vez mais no amor de Jeová. (Tito 2:4; Tia. 1:19) Tenham a certeza de que Jeová vos vai dar o consolo e a força de que precisam para apoiar os vossos filhos.
Às vezes, podemos nem nos aperceber de que alguém na congregação está a sofrer de ansiedade extrema. Talvez seja difícil entender o que essa pessoa está a sentir. Mesmo assim, podemos fazer a nossa parte para que todos na congregação se sintam amados e acolhidos. — Pro. 12:25; Heb. 10:24.