Referências para o “Manual de Atividades da Reunião Vida e Ministério”
Referências para o Manual de Atividades da Reunião Vida e Ministério
© 2024 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania
2 A 8 DE SETEMBRO
TESOUROS DA PALAVRA DE DEUS | SALMOS 79-81
Mostre amor pelo nome glorioso de Jeová
w17.02 9 § 5
O resgate — um “presente perfeito” de Jeová
5 Para santificar o nome de Deus precisamos amar e respeitar esse nome. Como podemos fazer isso? Por meio de nossas ações. Jeová quer que sejamos santos, ou puros. (Leia 1 Pedro 1:15, 16.) Isso quer dizer que adoramos apenas a Jeová e que obedecemos a ele de todo o coração. Mesmo sofrendo oposição, fazemos nosso melhor para viver de acordo com as leis justas de Jeová. Quando fazemos coisas boas, ‘deixamos nossa luz brilhar’ e isso traz glória para o nome de Jeová. (Mat. 5:14-16) Vivemos de acordo com as leis de Deus, e assim provamos que as leis dele são boas e que Satanás é mentiroso. Quando erramos, nós nos arrependemos de coração e paramos de fazer coisas erradas, que desonram o nome de Jeová. — Sal. 79:9.
ijwbv 3 §§ 4-5
Romanos 10:13: “Invocar o nome do Senhor”
Na Bíblia, a expressão “invocar o nome de Jeová” significa mais do que apenas saber o nome de Deus e usá-lo na adoração. (Salmo 116:12-14) Inclui confiar em Deus e recorrer a Ele em busca de ajuda. — Salmo 20:7; 99:6.
O nome de Deus era importante para Jesus. As primeiras palavras da sua oração-modelo foram: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome” – isto é, seja tratado como sagrado. (Mateus 6:9) Jesus também mostrou que, se quisermos ganhar a vida eterna, temos de conhecer, obedecer e amar a Pessoa por trás desse nome. — João 17:3, 6, 26.
Pérolas espirituais
it-2 145
José
O Nome José Recebe Destaque. Em vista da posição destacada de José entre os filhos de Jacó, era bem apropriado que seu nome fosse às vezes usado para designar todas as tribos de Israel (Sal 80:1) ou aquelas que foram incluídas no reino setentrional. (Sal 78:67; Am 5:6, 15; 6:6) Seu nome consta também em profecias bíblicas. Na visão profética de Ezequiel, a herança de José é uma porção dupla (Ez 47:13), um dos portões da cidade “O Próprio Jeová Está Ali” leva o nome de José (Ez 48:32, 35), e com referência à reunificação do povo de Jeová, fala-se de José como maioral de uma parte da nação e de Judá como maioral da outra parte. (Ez 37:15-26) A profecia de Obadias indicava que “a casa de José” participaria na destruição da “casa de Esaú” (Ob 18), e a de Zacarias indicava que Jeová salvaria “a casa de José”. (Za 10:6) José, em vez de Efraim, aparece como uma das tribos do Israel espiritual. — Re 7:8.
Estar José alistado em Revelação (Apocalipse) 7:8 sugere que a profecia de Jacó, no leito de morte, teria aplicação ao Israel espiritual. Portanto, é digno de nota que o Potentado de Jacó, Jeová Deus, proveu Cristo Jesus como o Pastor Excelente que depôs a sua vida a favor das “ovelhas”. (Jo 10:11-16) Cristo Jesus é também a pedra de alicerce sobre a qual repousa o templo de Deus composto dos israelitas espirituais. (Ef 2:20-22; 1Pe 2:4-6) E este Pastor e Pedra está com o Deus Todo-Poderoso. — Jo 1:1-3; At 7:56; He 10:12; compare isso com Gên 49:24, 25.
9 A 15 DE SETEMBRO
TESOUROS DA PALAVRA DE DEUS | SALMOS 82-84
Dê valor aos privilégios que tem
wp16.6 8 §§ 2-3
O que aprendemos das aves
Quem morava em Jerusalém conhecia bem as andorinhas. Elas faziam ninhos nos cantos dos telhados. Todo ano, algumas andorinhas faziam seus ninhos no templo de Salomão. É provável que elas achassem o templo um lugar tranquilo e seguro para criar seus filhotinhos.
O Salmo 84, que foi composto por um dos filhos de Corá, fala de ninhos de andorinha no templo. Os filhos de Corá tinham o privilégio de servir no templo só por uma semana a cada seis meses. Mas o compositor desse salmo queria ser como uma andorinha, que podia morar na casa de Jeová. Ele disse: “Como é belo o teu grandioso tabernáculo, ó Jeová dos exércitos! Todo o meu ser desfalece de saudade; sim, estou fraco de tanto ansiar pelos pátios de Jeová. . . . Até mesmo o pássaro encontra uma casa ali e a andorinha um ninho para si, onde ela cuida dos seus filhotes perto do teu grandioso altar, ó Jeová dos exércitos, meu Rei e meu Deus!” (Salmo 84:1-3) Será que nós também temos esse desejo forte de sempre nos reunir com o povo de Deus, junto com os nossos filhos? — Salmo 26:8, 12.
w08 15/7 30 §§ 3-4
Cultive expectativas razoáveis e sinta alegria
A idade avançada ou saúde debilitada pode impor certos limites no nosso serviço a Jeová. Se você é pai ou mãe de filhos pequenos, talvez tenha a sensação de que se beneficia pouco de seu estudo pessoal ou das reuniões cristãs porque seus filhos demandam muito de seu tempo e energia. Mas será que concentrar-se em suas limitações poderia, às vezes, impedi-lo de ver o que ainda está ao seu alcance fazer?
Milhares de anos atrás, certo levita expressou um desejo que seria impossível de realizar. Ele tinha o privilégio de servir duas semanas por ano no templo. No entanto, ele expressou o louvável desejo de morar permanentemente perto do altar. (Sal. 84:1-3) O que ajudou esse homem fiel a sentir-se feliz com o que podia fazer? Ele se deu conta de que mesmo um dia nos pátios do templo era um privilégio inigualável. (Sal. 84:4, 5, 10) De modo similar, em vez de nos concentrar nas nossas limitações, devemos tentar entender e valorizar as possibilidades ao nosso alcance.
Pérolas espirituais
it-2 350
Menino órfão de pai
Visto que era fácil desperceber estes orfanados e indefesos, Jeová usou a expressão “menino órfão de pai” para descrever o grau de justiça de Israel ou de seu desvio dela. Quando a nação usufruía boa saúde espiritual, cuidava-se do menino órfão de pai. Quando se pervertia a justiça no país, certamente se negligenciaria o menino órfão de pai, e isto era sintomático de decadência nacional. (Sal 82:3; 94:6; Is 1:17, 23; Je 7:5-7; 22:3; Ez 22:7; Za 7:9-11; Mal 3:5) A maldição de Jeová recaía sobre os que oprimiam o menino órfão de pai. (De 27:19; Is 10:1, 2) Jeová descreve a si mesmo como Redentor (Pr 23:10, 11), Ajudador (Sal 10:14) e Pai (Sal 68:5) de tais. Ele é Quem executa o julgamento a favor deles (De 10:17, 18), tendo misericórdia para com eles (Os 14:3), aliviando-os (Sal 146:9) e preservando-os vivos. — Je 49:11.
Um dos sinais identificadores do verdadeiro cristianismo é sua consideração para com os que perderam marido ou pais. O discípulo Tiago escreve aos cristãos: “A forma de adoração que é pura e imaculada do ponto de vista de nosso Deus e Pai é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas na sua tribulação, e manter-se sem mancha do mundo.” — Tg 1:27.
16 A 22 DE SETEMBRO
TESOUROS DA PALAVRA DE DEUS | SALMOS 85-87
A oração ajuda-nos a perseverar
w12 15/5 25 § 10
Você reflete a glória de Jeová?
10 Para refletirmos a glória de Deus, precisamos também ‘persistir em oração’. (Rom. 12:12) Podemos e devemos orar a Jeová para que nos ajude a servi-lo de modo aceitável. Para isso, podemos apropriadamente pedir-lhe espírito santo, mais fé, força para resistir às tentações e habilidade para ‘manejar corretamente a palavra da verdade’. (2 Tim. 2:15; Mat. 6:13; Luc. 11:13; 17:5) Como a criança que depende do pai, temos de depender de nosso Pai celestial, Jeová. Se lhe pedimos ajuda para servi-lo melhor, podemos estar certos de que ele a dará. Jamais pensemos que somos um incômodo para ele! Em vez disso, vamos orar para louvá-lo, agradecer-lhe, buscar sua orientação em especial sob provações e pedir-lhe que nos ajude a servi-lo de um modo que glorifique seu santo nome. — Sal. 86:12; Tia. 1:5-7.
Pérolas espirituais
it-1 556 § 6
Coração
Servir de “Pleno Coração”. O coração literal tem de estar inteiro para funcionar normalmente, mas o coração figurativo pode estar dividido. Davi orou: “Unifica meu coração para temer o teu nome”, o que sugere que o coração da pessoa pode ficar dividido com respeito às suas afeições e aos seus temores. (Sal 86:11) Tais pessoas podem ter “corações divididos” — ser mornas na adoração de Deus. (Sal 119:113, BJ; Re 3:16) Alguém pode também ter “coração dúplice” (literalmente: com um coração e um coração), tentando servir a dois amos, ou dizendo enganosamente uma coisa, ao passo que pensa outra. (1Cr 12:33; Sal 12:2 n.) Jesus denunciou fortemente tal hipocrisia dúplice. — Mt 15:7, 8.
23 A 29 DE SETEMBRO
TESOUROS DA PALAVRA DE DEUS | SALMOS 88-89
O governo de Jeová é o melhor
w17.06 28 § 5
Continue a apoiar a soberania de Jeová!
5 Veja mais um motivo de Jeová ter o direito de ser o Governante do Universo. Ele usa sua autoridade de modo totalmente justo. Ele disse: “Eu sou Jeová, aquele que demonstra amor leal, justiça e retidão na terra, pois são essas coisas que me agradam.” (Jer. 9:24) Jeová não precisa de leis criadas por pessoas imperfeitas para decidir o que é certo ou justo. Jeová é a pessoa mais justa que existe. Com base na sua justiça ele deu leis para orientar os humanos. A Bíblia diz que “retidão e justiça são a base do trono” de Jeová. Por isso, podemos confiar que todas as suas leis, decisões e princípios são justos. (Sal. 89:14; 119:128) Satanás, por outro lado, criticou o governo de Jeová, mas ele mesmo não conseguiu criar um mundo justo.
w17.06 29 §§10-11
Continue a apoiar a soberania de Jeová!
10 Jeová não governa com mão de ferro. Ele nos dá liberdade e quer que tenhamos alegria. (2 Cor. 3:17) Davi disse sobre Jeová: “Na sua presença há majestade e esplendor; na sua morada há força e alegria.” (1 Crô. 16:7, 27) O salmista Etã disse: “Feliz o povo que sabe o que é gritar de alegria. Ó Jeová, eles andam na luz da tua face. Alegram-se no teu nome o dia inteiro, e pela tua justiça são enaltecidos.” — Sal. 89:15, 16.
11 Quanto mais meditamos na bondade de Jeová, mais ficamos convencidos de que ele é o melhor governante que existe. Nós nos sentimos como o salmista, que disse: “Um dia nos teus pátios é melhor que mil em outro lugar!” (Sal. 84:10) Para o salmista, não existia nada melhor do que servir a Jeová. Isso faz todo o sentido. Jeová nos criou e sabe do que precisamos para sermos felizes de verdade. Ele é generoso e nos dá muito mais do que precisamos. Qualquer coisa que Jeová pede de nós é para o nosso bem. Mesmo que a gente tenha que fazer alguns sacrifícios, no final das contas obedecer a Jeová sempre traz felicidade. — Leia Isaías 48:17.
w14 15/10 10 § 14
Tenha fé inabalável no Reino
14 Considere o que Jeová prometeu ao Rei Davi, do Israel antigo, por meio do pacto davídico. (Leia 2 Samuel 7:12, 16.) Jeová fez esse pacto com Davi quando ele era rei em Jerusalém, prometendo-lhe que o Messias seria seu descendente. (Luc. 1:30-33) Dessa forma, Jeová delimitou ainda mais a linhagem do descendente e determinou que um herdeiro de Davi teria “o direito legal” ao trono do Reino messiânico. (Eze. 21:25-27) Por meio de Jesus, o reinado de Davi ficará “firmemente estabelecido por tempo indefinido”. De fato, o descendente de Davi “mostrará ser por tempo indefinido e seu trono como o sol”. (Sal. 89:34-37) Sim, o governo do Messias nunca se tornará corrupto, e suas realizações durarão para sempre!
30 DE SETEMBRO A 6 DE OUTUBRO
TESOUROS DA PALAVRA DE DEUS | SALMOS 90-91
Para viver mais tempo, confie em Jeová!
wp19.3 5 §§ 3-5
A procura por uma vida mais longa
Muitos cientistas dizem que os tratamentos para combater o envelhecimento não podem fazer os humanos viver muito mais do que já vivem hoje. É verdade que a esperança de vida aumentou desde o século 19. Mas isso aconteceu principalmente graças a melhores condições de higiene, a medidas de prevenção contra doenças infecciosas, e ao uso de antibióticos e vacinas. Alguns geneticistas acreditam que a duração da vida humana atingiu mais ou menos o seu limite.
Há cerca de 3500 anos, Moisés, um dos escritores da Bíblia, reconheceu: “A duração da nossa vida é de setenta anos, ou oitenta, para os mais fortes. Porém, esses anos estão repletos de dificuldades e tristeza. Passam depressa e rapidamente desaparecemos.” (Salmo 90:10) Hoje em dia, apesar de tudo o que a humanidade já fez, a esperança de vida continua a ser praticamente a mesma dos dias de Moisés.
Por outro lado, animais como o ouriço-do-mar-vermelho e o marisco da espécie Arctica islandica podem viver mais de 200 anos. Árvores como a sequoia-gigante podem viver milhares de anos! Quando comparamos o tempo que vivemos com o desses organismos, talvez nos perguntemos: ‘Será que a vida é só isto, 70 ou 80 anos?’
wp19.1 5, quadro
Qual é o nome de Deus?
Muitas pessoas se perguntam isso. Talvez você também se pergunte. Na verdade, o que gostaríamos de saber é: se Deus criou o Universo e tudo o que há nele, então quem criou Deus?
Em geral, os cientistas concordam que o Universo físico, o que inclui as estrelas e os planetas, teve um começo. A Bíblia também concorda com essa ideia. O primeiro versículo da Bíblia diz: “No princípio, Deus criou os céus e a terra.” — Génesis 1:1.
O Universo não se criou a si mesmo. Ele não poderia ter surgido do nada. Uma coisa não pode surgir do nada. Para o Universo existir, seria necessário que algo ou alguém que já existisse, e que não fizesse parte do Universo físico, criasse o Universo. Jeová é essa pessoa. Ele tem um corpo espiritual e não faz parte do Universo físico. Foi Jeová Deus, com o seu poder e sabedoria sem limites, quem criou o Universo. — João 4:24.
A Bíblia diz sobre Deus: “Antes de nascerem os montes ou de teres formado a terra e o solo produtivo, de eternidade a eternidade, tu és Deus.” (Salmo 90:2) Por isso, ninguém criou Deus; ele sempre existiu. Fica claro que foi Deus que “no princípio” criou o Universo físico. — Apocalipse 4:11.
Pérolas espirituais
wp17.5 5
Será que você tem um anjo da guarda?
A Bíblia não ensina que cada pessoa tem um anjo da guarda. Certa vez, Jesus disse: “Tomem cuidado para não desprezar um destes pequenos [ou seja, os discípulos de Jesus], pois eu lhes digo que os anjos deles no céu estão sempre vendo a face do meu Pai, que está no céu.” (Mateus 18:10) O que Jesus quis dizer com isso? Ele quis dizer que os anjos estão bem interessados nas pessoas, e não que cada pessoa tem um anjo da guarda. Por isso, os cristãos verdadeiros não ficam arriscando a vida, achando que vão ser protegidos pelos anjos.
Será que isso significa que os anjos não ajudam as pessoas? Não. (Salmo 91:11) Alguns têm certeza de que Deus usou anjos para ajudá-los e orientá-los. Kenneth, mencionado no primeiro artigo, também acredita que foi orientado por anjos. E pode ser que ele esteja certo. As Testemunhas de Jeová muitas vezes percebem que os anjos orientam seu trabalho de pregação. Mas, visto que os anjos são invisíveis, não podemos dizer até que ponto eles são usados por Deus para ajudar as pessoas. Então, não seria errado agradecer a Deus por qualquer ajuda que ele nos dá. — Colossenses 3:15; Tiago 1:17, 18.
7 A 13 DE OUTUBRO
Pérolas espirituais
cl 176 § 18
‘Como é profunda a sabedoria de Deus!’
18 Note como o apóstolo Paulo descreveu a inigualável sabedoria de Jeová: “Como são profundas as riquezas, a sabedoria e o conhecimento de Deus! Como são insondáveis os seus julgamentos, e impenetráveis os seus caminhos!” (Romanos 11:33) Em grego, Paulo iniciou o versículo com uma palavra que poderia ser traduzida como “Ó”, que revela forte emoção — nesse caso, profunda reverência. O termo grego que ele usou para “profundas” está diretamente relacionado com a palavra para “abismo”. Podemos, assim, formar uma vívida imagem mental. Quando refletimos na sabedoria de Jeová, é como se olhássemos para dentro de um precipício aparentemente sem fundo, tão profundo e vasto que não podemos sequer imaginar sua imensidão — que dirá avaliar todos os seus detalhes! (Salmo 92:5) Não nos sentimos humildes ao pensar nisso?
14 A 20 DE OUTUBRO
TESOUROS DA PALAVRA DE DEUS | SALMOS 96-99
“Proclamem as boas novas”!
w11 1/3 6 §§ 1-2
O que são as boas novas?
OS CRISTÃOS devem pregar as “boas novas do reino” por falar a outros sobre elas, explicando que o Reino é o futuro governo mundial que governará a Terra em justiça. Mas a expressão “boas novas” também é usada de outras formas na Bíblia. Por exemplo, ela menciona “as boas novas da salvação” (Salmo 96:2); as “boas novas de Deus” (Romanos 15:16); e as “boas novas a respeito de Jesus Cristo”. — Marcos 1:1.
Em termos simples, as boas novas incluem todas as verdades que Jesus falou e seus discípulos escreveram. Antes de subir ao céu, Jesus disse a seus seguidores: “Ide, portanto, e fazei discípulos de pessoas de todas as nações, batizando-as em o nome do Pai, e do Filho, e do espírito santo, ensinando-as a observar todas as coisas que vos ordenei.” (Mateus 28:19, 20) Assim, a obra dos cristãos verdadeiros não envolve apenas falar a outros sobre o Reino; eles precisam se esforçar para fazer discípulos.
w12 1/9 16 § 1
O que acontecerá no Dia do Julgamento?
Como retrata a gravura à direita, muitas pessoas imaginam que no Dia do Julgamento bilhões de almas serão levadas perante o trono de Deus e julgadas segundo suas ações anteriores — algumas para serem recompensadas com a vida no céu, e outras para serem atormentadas no inferno. Mas a Bíblia mostra que o objetivo do Dia do Julgamento é livrar as pessoas da injustiça. (Salmo 96:13) Deus comissionou Jesus para ser o Juiz que restaurará a justiça na Terra. — Leia Isaías 11:1-5; Atos 17:31.
w12 15/9 12 §§ 18-19
Paz por mil anos — e além!
18 Essa relação harmoniosa foi interrompida quando os humanos, influenciados por Satanás, rebelaram-se contra a soberania de Jeová. Desde 1914, porém, o Reino messiânico tem dado passos progressivos para restaurar essa união e harmonia. (Efé. 1:9, 10) No Reinado Milenar, coisas maravilhosas atualmente “não vistas” se tornarão realidade. Daí virá “o fim”, isto é, o fim do Reinado Milenar de Cristo. O que acontecerá a seguir? Embora tenha recebido “toda a autoridade no céu e na terra”, Jesus não é ambicioso. Ele não pretende usurpar o lugar de Jeová. Humildemente, ‘entregará o reino ao seu Deus e Pai’. Usará sua posição e autoridade sem igual “para a glória de Deus”. — Mat. 28:18; Fil. 2:9-11.
19 A essa altura, os súditos terrestres do Reino já terão sido levados à perfeição. Eles seguirão o exemplo de Jesus e, com humildade e boa disposição, reconhecerão a soberania de Jeová. Terão a oportunidade de demonstrar seu desejo de fazer isso por passarem com êxito na prova final. (Rev. 20:7-10) Depois disso, todos os rebeldes — humanos e espirituais — serão eliminados para sempre. Que época alegre e feliz será essa! A inteira família universal alegremente louvará a Jeová, que será “todas as coisas para com todos”. — Leia Salmo 99:1-3.
Pérolas espirituais
it-1 427
Cântico
Referências a “um novo cântico” não só aparecem nos Salmos, mas também nos escritos de Isaías e do apóstolo João. (Sal 33:3; 40:3; 96:1; 98:1; 144:9; 149:1; Is 42:10; Re 5:9; 14:3) Um exame do contexto da maioria das ocorrências da expressão “novo cântico” revela que este é cantado por causa de um novo desenvolvimento no exercício da soberania universal por Jeová. Conforme proclamado alegremente no Salmo 96:10: “O próprio Jeová se tornou rei.” Os novos desenvolvimentos na ampliação do seu reinado por Jeová, bem como o que estes significam para o céu e para a terra, parecem ser o assunto deste “novo cântico”. — Sal 96:11-13; 98:9; Is 42:10, 13.
21 A 27 DE OUTUBRO
TESOUROS DA PALAVRA DE DEUS | SALMOS 100-102
Mostre gratidão pelo amor leal de Jeová
w11 15/7 16 §§ 7-8
Você acatará os claros alertas de Jeová?
7 O que está envolvido em evitar falsos instrutores? Nós não os recebemos em casa nem os cumprimentamos. Não lemos as suas publicações, não assistimos às suas apresentações na televisão, não acessamos os seus sites na internet nem adicionamos comentários aos seus blogs. Por que adotamos uma posição tão firme? Por causa do amor. Nós amamos o “Deus da verdade”, de modo que não nos interessamos em ensinos distorcidos contrários às verdades da Palavra de Deus. (Sal. 31:5; João 17:17) Além disso, nós amamos a organização de Jeová, por meio da qual aprendemos coisas maravilhosas — como o nome de Deus e seu significado, o Seu propósito para a Terra, a condição dos mortos e a esperança da ressurreição. Você se lembra de como se sentiu quando aprendeu essas e outras verdades preciosas? Por que, então, deixar-se contaminar por alguém que tenta denegrir a organização por meio da qual você aprendeu essas verdades? — João 6:66-69.
8 Não importa o que os falsos instrutores digam, nós não os seguiremos! Por que recorrer a tais poços vazios só para ser enganado e ficar desapontado? Em vez disso, estejamos decididos a permanecer leais a Jeová e à organização que tem um longo histórico de saciar a nossa sede com as puras e refrescantes águas da verdade da inspirada Palavra de Deus. — Isa. 55:1-3; Mat. 24:45-47.
Pérolas espirituais
it-2 624
Pelicano
Quando o pelicano está saciado de alimento, frequentemente voa para um lugar solitário onde assume uma postura melancólica, com a cabeça abaixada nos ombros, ficando tão imóvel, que à distância poderia ser confundido com uma pedra branca. A ave assume esta postura durante horas por vez, o que se ajusta à inatividade melancólica mencionada pelo salmista quando este ilustra a plangência de seu pesar ao escrever: “Pareço-me deveras ao pelicano do ermo.” (Sal 102:6) O “ermo”, aqui, não necessariamente se refere a um deserto, mas simplesmente a uma área longe de habitações humanas, talvez a um pântano. Durante certas épocas, os pântanos na parte N do vale do Jordão ainda são o lar de pelicanos. Três variedades de pelicanos são encontrados em Israel. O mais comum é o pelicano-branco oriental (Pelecanus onocrotalus); o pelicano-dálmata (Pelecanus crispus) e o pelicano-cinzento (Pelecanus rufescens) são menos vistos.
O pelicano mostra uma nítida preferência por lugares desolados, onde não é perturbado pelo homem. Aninha ali e cria seus filhotes, e volta para lá após a pesca. Esta ave, por gostar de lugares solitários e desolados, é usada na Bíblia como símbolo de total desolação. Para simbolizar a vindoura desolação de Edom, Isaías predisse que o pelicano tomaria posse daquela terra. (Is 34:11) Sofonias profetizou que os pelicanos morariam entre os capitéis de Nínive, indicando a total ruína e a ausência de gente. — Sof 2:13, 14.
28 DE OUTUBRO A 3 DE NOVEMBRO
Pérolas espirituais
cl 55 § 18
Poder criativo — “Aquele que fez o céu e a terra”
18 O que nos ensina o uso do poder criativo de Jeová? A diversidade da criação nos assombra. Certo salmista exclamou: “Quantas são as tuas obras, ó Jeová! . . . A terra está cheia dos teus trabalhos.” (Salmo 104:24) É verdade! Os biólogos já identificaram bem mais de um milhão de espécies de coisas vivas na Terra; mas as opiniões variam em relação a quantos milhões mais de espécies podem existir. Um artista humano pode achar que às vezes esgota a sua criatividade. Em contraste, a criatividade de Jeová — seu poder de inventar e criar coisas diversificadas — é obviamente inesgotável.