LIÇÃO 8

Porque é que Deus permite a maldade e o sofrimento?

Porque é que Deus permite a maldade e o sofrimento?

1. Como surgiu a maldade?

Deus tem permitido que os homens governem o tempo suficiente para mostrar que eles não conseguem resolver os problemas da humanidade.

A maldade começou na Terra quando Satanás disse a primeira mentira. No princípio, ele era um anjo perfeito, mas “não permaneceu na verdade”. (João 8:44) Ele desenvolveu o desejo de ter a adoração que de direito só pertence a Deus. Satanás mentiu à primeira mulher, Eva, e convenceu-a a obedecer-lhe a ele em vez de obedecer a Deus. Adão juntou-se a Eva e também desobedeceu a Deus. O resultado da decisão de Adão foi sofrimento e morte. — Génesis 3:1-6, 19.

Quando Satanás induziu Eva a desobedecer a Deus, ele estava a começar uma rebelião contra a soberania de Deus, ou seja, a Sua posição como o Altíssimo. Assim como Satanás, a maior parte da humanidade rejeitou a Deus como Governante. Dessa forma, Satanás tornou-se “o governante do mundo”. — João 14:30; Leia 1 João 5:19.

2. Será que a criação de Deus tinha algum defeito?

Todas as obras de Deus são perfeitas. Os humanos e os anjos que Deus criou eram capazes de lhe obedecer perfeitamente. (Deuteronómio 32:4, 5) Ele criou-nos com liberdade para escolher entre fazer o bem ou o mal. Essa liberdade permite-nos mostrar amor a Deus. — Tiago 1:13-15; 1 João 5:3.

3. Porque é que Deus tem permitido o sofrimento?

Durante algum tempo, Jeová tem permitido a rebelião contra a sua soberania. Porquê? Para mostrar que nenhuma tentativa de governar sem ele beneficia as pessoas. (Eclesiastes 7:29; 8:9) Depois de 6 mil anos de história humana, isso ficou provado. Os governos não conseguiram acabar com a guerra, o crime, a injustiça ou a doença. — Jeremias 10:23; Romanos 9:17.

Em contraste com os governos humanos, o governo de Deus beneficia aqueles que o aceitam. (Isaías 48:17, 18) Em breve, Jeová acabará com todos os governos. Só as pessoas que escolhem ser governadas por ele é que habitarão a Terra. (Isaías 11:9) — Daniel 2:44.

4. Que oportunidade nos tem dado a paciência de Deus?

Satanás afirmou que ninguém serviria a Jeová por amor. Você gostaria de provar o contrário? É possível! A paciência de Deus dá-nos a oportunidade de mostrar se somos a favor do governo de Deus ou dos homens. A nossa escolha fica evidente pelo nosso modo de vida. — Jó 1:8-12; Leia Provérbios 27:11.

5. De que modo podemos escolher a Deus como nosso Governante?

As nossas escolhas revelam se queremos que Deus seja o nosso Governante.

Podemos escolher a Deus como nosso Governante por procurar saber qual é a verdadeira adoração baseada na sua Palavra, a Bíblia, e viver de acordo com ela. (João 4:23) Podemos rejeitar Satanás como governante por não nos envolvermos na política ou nas guerras, assim como Jesus não se envolveu. — João 17:14.

Satanás usa o seu poder para promover práticas imorais e prejudiciais. Quando rejeitamos essas práticas, alguns amigos ou familiares talvez gozem connosco ou até se oponham. (1 Pedro 4:3, 4) Por isso, temos de tomar uma decisão. Qual será a nossa escolha? Andaremos com pessoas que amam a Deus? Obedeceremos às suas leis sábias e amorosas? Se fizermos isso, provaremos que Satanás mentiu quando disse que sob pressão ninguém faria a vontade de Deus. — Leia 1 Coríntios 6:9, 10; 15:33.

O amor de Deus pelos humanos é uma garantia de que a maldade e o sofrimento acabarão. Os que provarem que creem nisso viverão para sempre na Terra. — Leia João 3:16.