LIÇÃO 11
Como é que os princípios bíblicos nos beneficiam?
1. Porque é que precisamos de orientação?
O nosso Criador é mais sábio do que nós. Como Pai amoroso, ele cuida de nós. Deus não nos criou para sermos independentes dele. (Jeremias 10:23) Assim como uma criança precisa da orientação dos pais, todos nós precisamos da orientação de Deus. (Isaías 48:17, 18) A orientação dada pelos princípios da Bíblia é um presente de Deus. — 2 Timóteo 3:16.
As leis e os princípios de Jeová ensinam-nos qual é o melhor modo de vida agora e mostram-nos como é que, no futuro, poderemos receber recompensas eternas. Visto que Deus nos criou, é justo que mostremos apreço pela sua orientação. — Leia Salmo 19:7, 11; Apocalipse 4:11.
2. O que são princípios bíblicos?
Os princípios bíblicos são verdades fundamentais. As leis, por outro lado, podem ser criadas para circunstâncias específicas. (Deuteronómio 22:8) Precisamos de usar a nossa capacidade de raciocínio para entender como é que um certo princípio se aplica numa situação específica. (Provérbios 2:10-12) Por exemplo, a Bíblia ensina-nos que a vida é um presente de Deus. Esse princípio básico pode guiar-nos no trabalho, em casa e quando viajamos. Ele leva-nos a tomar medidas de segurança. — Atos 17:28.
3. Que dois princípios são muito importantes?
Jesus falou de dois princípios de suma importância. O primeiro revela qual é o objetivo principal da vida humana – conhecer a Deus, amá-lo e servi-lo fielmente. Este primeiro princípio deve ser levado em conta em todas as nossas decisões. (Provérbios 3:6) Os que levam a sério este princípio ganham a amizade de Deus, verdadeira felicidade e vida eterna. — Leia Mateus 22:37.
O segundo princípio pode conduzir-nos a relacionamentos pacíficos com outros. (1 Coríntios 13:4-7) Aplicarmos esse princípio envolve imitarmos o modo de Deus tratar as pessoas. — Leia Mateus 22:39.
4. Como é que os princípios da Bíblia nos beneficiam?
Os princípios bíblicos ensinam as famílias a serem unidas pelo amor. (Colossenses 3:12-14) A Palavra de Deus também protege as famílias por ensinar outro princípio orientador: que o casamento deve ser permanente. — Génesis 2:24.
Por seguirmos princípios bíblicos, podemos proteger-nos em sentido material e emocional. Por exemplo, os patrões normalmente preferem empregados que seguem os princípios bíblicos da honestidade e da diligência. (Provérbios 10: 4, 26; Hebreus 13:18) Na Palavra de Deus, somos ensinados a ficar contentes quando as nossas necessidades básicas são satisfeitas. Também aprendemos a dar mais valor à amizade com Deus do que às coisas materiais. — Leia Mateus 6:24, 25; 1 Timóteo 6:8-10.
Aplicar os princípios bíblicos pode proteger a nossa saúde. (Provérbios 14:30; 22:24, 25) Por exemplo, obedecer às leis de Deus contra o abuso de álcool protege-nos de doenças mortíferas e de acidentes. (Provérbios 23:20) Jeová não nos proíbe de consumir bebidas alcoólicas, desde que seja com moderação. (Salmo 104:15; 1 Coríntios 6:10) Os princípios divinos beneficiam-nos por nos ensinarem a termos cuidado com as nossas ações e com os nossos pensamentos. (Salmo 119:97-100) Mas os cristãos verdadeiros não respeitam as normas de Deus simplesmente para benefício próprio. Eles fazem isso para dar honra a Jeová. — Mateus 5:14-16.
Talvez goste destes conteúdos
QUEM SOMOS
Peça uma visita de uma Testemunha de Jeová
Converse sobre um assunto bíblico com as Testemunhas de Jeová ou experimente nosso programa de estudo da Bíblia gratuito.
BOAS NOTÍCIAS DE DEUS PARA SI!