ESTUDO 17
“Eu os chamo de amigos”
“Eu os chamo de amigos, porque lhes revelei tudo que ouvi do meu Pai.” — JOÃO 15:15.
CÂNTICO 13 Cristo, o nosso exemplo
O QUE VAMOS VER *
1. O que é necessário para que duas pessoas se tornem amigas achegadas?
TER UMA amizade achegada com uma pessoa geralmente envolve alguns passos. O primeiro é passar tempo com ela. É preciso conversar, trocar ideias e contar o que cada um passou na vida. À medida que fazem isso, vocês se tornam amigos. Mas às vezes, ter uma amizade achegada com Jesus pode parecer mais difícil. Por quê?
2. Qual é o primeiro desafio que nós temos?
2 O primeiro desafio é que nunca vimos Jesus pessoalmente. Esse foi o caso de muitos cristãos do primeiro século. Apesar disso, o apóstolo Pedro disse: “Embora nunca o tenham visto, vocês o amam. Embora não o vejam agora, exercem fé nele.” (1 Ped. 1:8) Isso indica que, mesmo sem nunca termos visto Jesus pessoalmente, podemos ter uma amizade achegada com ele.
3. Qual é o segundo desafio que nós temos?
3 O segundo desafio é que nós não conseguimos falar com Jesus. Quando oramos, conversamos diretamente com Jeová. Sim, é verdade que fazemos orações em nome de Jesus, mas não conversamos diretamente com ele. Na verdade, Jesus nem quer que oremos a ele. Por quê? Porque a oração é uma forma de adoração, e a única pessoa que deve ser adorada é Jeová. (Mat. 4:10) Apesar disso, podemos demonstrar o amor que sentimos por Jesus.
4. Qual é o terceiro desafio, e o que vamos ver neste estudo?
4 O terceiro desafio é que Jesus mora no céu; então, não temos como conviver com ele no dia a dia. Mas, mesmo sem estarmos perto de Jesus, podemos saber muitas coisas sobre ele. Neste estudo, vamos relembrar quatro coisas que podemos fazer para fortalecer nossa amizade com Jesus. Antes disso, vamos ver por que é importante que cada um de nós tenha uma amizade achegada com Cristo.
POR QUE PRECISAMOS SER AMIGOS DE JESUS?
5. Por que devemos ser amigos de Jesus? (Veja os quadros “ A amizade com Jesus leva à amizade com Jeová” e “ Um ponto de vista equilibrado sobre Jesus”.)
5 Nós temos que ser amigos de Jesus para podermos ter uma boa relação com Jeová. Por que isso é necessário? Por pelo menos dois motivos. Primeiro, Jesus disse aos discípulos: “O próprio Pai ama vocês, porque vocês me amam.” (João 16:27) Ele disse também: “Ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6) Tentar ser amigo de Jeová sem ter uma amizade achegada com Jesus é o mesmo que tentar entrar num prédio sem passar pela porta. Jesus usou uma ilustração parecida quando chamou a si mesmo de “a porta das ovelhas”. (João 10:7) Um segundo motivo é que Jesus imitou perfeitamente as qualidades de seu Pai. Ele disse a seus discípulos: “Quem me vê, vê também o Pai.” (João 14:9) Por isso, um modo importante de conhecermos a Jeová é estudando a vida de Jesus. Quando aprendemos mais sobre Jesus, nosso carinho por ele cresce. E quanto mais amarmos Jesus, mais amaremos o Pai dele.
6. Qual é outro motivo para termos uma amizade com Jesus? Explique.
6 Nós devemos ter uma amizade com Jesus para que nossas orações sejam respondidas. Precisamos fazer mais do que ficar dizendo automaticamente em nossas orações: “Em nome de Jesus”. Temos que reconhecer como Jeová usa Jesus para atender nossas orações. Jesus disse aos apóstolos: “Tudo o que vocês pedirem em meu nome, eu farei.” (João 14:13) É verdade que é Jeová quem ouve e responde a nossas orações. Mas quando Jeová decide atender nossa oração, ele autoriza Jesus a agir por ele. (Mat. 28:18) Por isso, antes de Deus responder a nossas orações, ele vê se estamos seguindo os conselhos que Jesus deu. Por exemplo, Jesus disse: “Se vocês perdoarem aos homens as falhas deles, o seu Pai celestial também perdoará vocês; ao passo que, se não perdoarem aos homens as falhas deles, o seu Pai também não perdoará as falhas de vocês.” (Mat. 6:14, 15) Sem dúvida, é muito importante tratarmos os outros com a mesma bondade com que Jeová e Jesus nos tratam!
7. Quem vai receber os benefícios do resgate de Jesus?
7 Somente aqueles que têm uma amizade achegada com Jesus vão receber os benefícios de seu sacrifício de resgate. Como sabemos disso? Porque Jesus disse que ‘daria a sua vida pelos seus amigos’. (João 15:13) Até mesmo pessoas fiéis que viveram antes de Jesus vir à Terra vão ter que aprender sobre ele e desenvolver amor por ele. Homens e mulheres como Abraão, Sara, Moisés e Raabe vão ser ressuscitados, mas até eles vão ter que se tornar amigos de Jesus para ganhar a vida eterna. — João 17:3; Atos 24:15; Heb. 11:8-12, 24-26, 31.
8-9. De acordo com João 15:4, 5, a nossa amizade com Jesus nos ajuda em que trabalho? Por que essa amizade é importante nesse trabalho?
8 Nós temos a alegria de trabalhar ao lado de Jesus na pregação e no ensino das boas novas do Reino. Quando Jesus esteve na Terra, ele era um instrutor. Desde que voltou ao céu, Jesus assumiu o papel de cabeça da congregação e continua cuidando da obra de pregação e ensino. Ele vê e dá valor a tudo o que você faz para ajudar o maior número possível de pessoas a conhecer a ele e a seu Pai. Na verdade, só conseguimos fazer esse trabalho com a ajuda de Jeová e de Jesus. — Leia João 15:4, 5.
9 A Palavra de Deus deixa bem claro que, para agradarmos a Jeová, precisamos amar a Jesus e cuidar para que esse amor nunca esfrie. Por isso, vamos analisar quatro coisas que podemos fazer para sermos amigos de Jesus.
COMO SER AMIGO DE JESUS
10. Qual é o primeiro passo para sermos amigos de Jesus?
10 (1) Conheça Jesus. Podemos fazer isso lendo os livros bíblicos de Mateus, Marcos, Lucas e João. Quando meditamos no que a Bíblia diz sobre a vida de Jesus, aprendemos a amá-lo e respeitá-lo. Ele era muito bondoso ao lidar com as pessoas. Por exemplo, embora fosse o Senhor de seus discípulos, Jesus não tratava aqueles homens como escravos. Em vez disso, contava a eles seus pensamentos e sentimentos mais íntimos. (João 15:15) Jesus sentia a tristeza deles e chorava com eles. (João 11:32-36) Até os inimigos de Jesus reconheciam que ele era amigo daqueles que escutavam sua mensagem. (Mat. 11:19) Quando imitamos o modo de Jesus tratar os discípulos, nosso relacionamento com os outros fica melhor, nós ficamos mais felizes e nosso amor e gratidão por Jesus aumentam.
11. Qual é o segundo passo para sermos amigos de Jesus, e por que esse passo é importante?
11 (2) Pense e aja como Jesus. Quanto mais conhecermos e imitarmos o modo como Jesus pensava, maior será nossa amizade com ele. (1 Cor. 2:16) Como podemos imitar Jesus? Veja apenas um exemplo. Jesus se preocupava mais em ajudar os outros do que em agradar a si mesmo. (Mat. 20:28; Rom. 15:1-3) Por pensar desse modo, ele fazia sacrifícios pelos outros e era perdoador. Jesus não ficava ofendido facilmente com as coisas que as pessoas diziam sobre ele. (João 1:46, 47) E ele não congelava no tempo uma pessoa que tivesse cometido um erro, achando que ela nunca mudaria. (1 Tim. 1:12-14) É importante pensar e agir como Jesus, porque ele disse: ‘Todos saberão que vocês são meus discípulos se tiverem amor entre si.’ (João 13:35) Pergunte-se: ‘Estou seguindo o exemplo de Jesus por fazer tudo o que eu posso para manter a paz com meus irmãos e irmãs?’
12. Qual é o terceiro passo para sermos amigos de Jesus, e como podemos dar esse passo?
12 (3) Apoie os irmãos de Cristo. Jesus encara o que fazemos para seus irmãos ungidos como algo feito para ele. (Mat. 25:34-40) Jesus instruiu os ungidos a pregar o Reino e a fazer discípulos. Quando participamos nesse trabalho, mostramos nosso apoio aos irmãos de Cristo. (Mat. 28:19, 20; Atos 10:42) Sem a ajuda das “outras ovelhas”, os ungidos não conseguiriam pregar as boas novas no mundo todo. (João 10:16) Se você é uma das outras ovelhas, lembre-se que, cada vez que participa nesse trabalho, você não mostra apenas que tem amor pelos ungidos, mas também por Jesus.
13. Como podemos colocar em prática o conselho de Jesus em Lucas 16:9?
13 Existem outros modos de mostrarmos nosso apoio aos irmãos de Cristo. Um deles é usar nossos recursos financeiros para apoiar a obra que Jeová e Jesus estão conduzindo. (Leia Lucas 16:9.) Por exemplo, podemos fazer donativos para a obra mundial. Esses donativos são usados para financiar a pregação das boas novas em áreas isoladas, para a construção e manutenção de locais de adoração e para dar ajuda humanitária em casos de desastres. Além disso, podemos fazer donativos para a nossa própria congregação ou podemos ajudar algum irmão que está passando necessidade. (Pro. 19:17) Quando fazemos essas coisas, nos tornamos ainda mais amigos de Jesus e de Jeová.
14. De acordo com Efésios 4:15, 16, qual é o quarto passo para sermos amigos de Jesus?
14 (4) Apoie as decisões da organização de Jeová. Jesus é o cabeça da congregação, e ele designou pessoas qualificadas para cuidar de nós. Quando cooperamos com elas, fortalecemos nossa amizade com Jesus. (Leia Efésios 4:15, 16.) Por exemplo, agora estamos nos certificando de que cada Salão do Reino seja bem usado. Por causa disso, foi necessário fazer a fusão de algumas congregações e reorganizar os territórios. Essas mudanças resultaram em uma grande economia de donativos. Mas, ao mesmo tempo, elas exigiram que os publicadores se adaptassem. Esses fiéis publicadores talvez fossem da mesma congregação há bastante tempo e tivessem muita amizade com os irmãos e irmãs de lá. Mas agora eles foram designados para frequentar uma nova congregação. Jesus deve estar muito feliz de ver esses discípulos leais apoiando as decisões da organização!
AMIGOS DE JESUS PARA SEMPRE
15. Como nossa amizade com Jesus vai ficar ainda mais forte no futuro?
15 Os que são ungidos com espírito santo têm a esperança de estar com Jesus para sempre e de reinar ao lado dele no Reino de Deus. Eles de fato estarão com Cristo — poderão vê-lo, falar com ele e conviver com ele. (João 14:2, 3) Os que têm a esperança de viver na Terra também vão receber o amor e a atenção de Jesus. É verdade que não poderão ver Jesus de perto. Mas as outras ovelhas vão sentir sua amizade com Jesus ficar ainda mais forte quando estiverem vivendo felizes no Paraíso que Jeová e Jesus tornaram possível. — Isa. 9:6, 7.
16. Que bênçãos ganhamos por sermos amigos de Jesus?
16 Jesus nos convida a ser amigos dele. Quando aceitamos o convite, ganhamos muitas bênçãos. Por exemplo, temos o amor e o apoio dele já agora. Recebemos a esperança de viver para sempre. E o mais importante é que nossa amizade com Jesus vai nos levar ao presente mais precioso de todos — a amizade achegada com o Pai de Jesus, Jeová! Sem dúvida, é um grande privilégio sermos chamados de amigos de Jesus!
CÂNTICO 17 “Eu quero!”
^ parágrafo 5 Os apóstolos passaram alguns anos conversando e trabalhando com Jesus. Por isso, conseguiram se tornar bons amigos dele. Jesus também quer que nós sejamos amigos dele. Mas nós temos alguns desafios que os apóstolos não tiveram. Este estudo vai considerar alguns desses desafios e dar sugestões de como podemos desenvolver e manter uma amizade achegada com Jesus.
^ parágrafo 55 IMAGENS: (1) Durante a adoração em família, podemos estudar sobre a vida e o ministério de Jesus. (2) Na congregação, podemos nos esforçar para manter a paz com nossos irmãos. (3) Quando damos nosso melhor na pregação, apoiamos os irmãos de Cristo. (4) Quando há a fusão de congregações, podemos cooperar com as decisões dos anciãos.
A SENTINELA (EDIÇÃO DE ESTUDO)