ESTUDO 8

Não deixe que a inveja acabe com a paz

Não deixe que a inveja acabe com a paz

“Empenhemo-nos pelas coisas que promovem a paz e pelas coisas que edificam uns aos outros.” — ROM. 14:19.

CÂNTICO 113 A paz que vem de Deus

O QUE VAMOS VER *

1. O que a inveja fez com a família de José?

JACÓ amava todos os seus filhos, mas tinha um carinho especial por seu filho de 17 anos, José. O que os irmãos de José achavam disso? Eles sentiam inveja dele e, por isso, começaram a odiá-lo. José não tinha feito nada para merecer o ódio de seus irmãos. Mesmo assim, eles venderam José como escravo e mentiram para Jacó, dizendo que o filho favorito dele tinha sido morto por um animal selvagem. A inveja fez os irmãos de José acabar com a paz da família e trouxe muito sofrimento para o pai deles. — Gên. 37:3, 4, 27-34.

2. De acordo com Gálatas 5:19-21, por que a inveja é tão perigosa?

2 Na Bíblia, a inveja * aparece na lista das “obras da carne” que podem levar à morte e impedir uma pessoa de herdar o Reino de Deus. (Leia Gálatas 5:19-21.) A inveja geralmente é a raiz de outros frutos venenosos, como inimizades, brigas e acessos de ira.

3. O que vamos ver neste estudo?

3 Os irmãos de José são um exemplo de como a inveja pode estragar relacionamentos e acabar com a paz de uma família. É verdade que nenhum de nós chegaria a ponto de fazer o que eles fizeram. Mas todos nós temos um coração imperfeito e traiçoeiro. (Jer. 17:9) Por isso, pode acontecer de sentirmos inveja de outros. Neste estudo, vamos ver alguns exemplos da Bíblia que servem de alerta para nós. Eles nos ajudarão a entender por que as sementes da inveja podem criar raízes em nosso coração. Vamos ver também sugestões de como combater a inveja e promover a paz.

O QUE PODE CAUSAR INVEJA?

4. Por que os filisteus tinham inveja de Isaque?

4 Quando alguém tem boa condição financeira. Isaque tinha muitos bens, e os filisteus sentiam inveja da riqueza dele. (Gên. 26:12-14) Eles até mesmo taparam os poços que forneciam água para os rebanhos de Isaque. (Gên. 26:15, 16, 27) Assim como os filisteus, algumas pessoas hoje sentem inveja daqueles que têm mais dinheiro do que elas. Essas pessoas não querem apenas ter o que pertence a outros, mas também querem que os outros percam o que têm.

5. Por que os líderes religiosos tinham inveja de Jesus?

5 Quando alguém é amado por outros. Os líderes religiosos judeus tinham inveja de Jesus porque o povo gostava muito dele. (Mat. 7:28, 29) Jesus era o representante de Deus e ensinava a verdade. Mesmo assim, esses líderes religiosos espalhavam mentiras maldosas e calúnias para acabar com a boa reputação de Jesus. (Mar. 15:10; João 11:47, 48; 12:12, 13, 19) O que podemos aprender com esse relato? Na congregação, vemos irmãos que têm muitas boas qualidades e que são amados por todos. Nós devemos combater qualquer pontinha de inveja que talvez sintamos deles. Em vez de invejá-los, devemos tentar imitar suas qualidades. — 1 Cor. 11:1; 3 João 11.

6. Como Diótrefes mostrava que tinha inveja?

6 Quando alguém tem privilégios na organização. No primeiro século, Diótrefes tinha inveja das pessoas que exerciam a liderança entre os cristãos. Ele queria “ocupar o primeiro lugar” entre os irmãos da congregação. Então, espalhava mentiras para que as pessoas perdessem o respeito pelo apóstolo João e por outros irmãos. (3 João 9, 10) Embora nenhum de nós vá tão longe como Diótrefes, pode ser que sintamos inveja de um irmão que receba uma designação que nós queríamos ter — principalmente se acharmos que somos tão bons quanto ele para cuidar dessa responsabilidade.

Nosso coração é como o solo, e nossas boas qualidades são como flores muito bonitas. Já a inveja é como uma erva daninha. A inveja pode sufocar o crescimento de boas qualidades, como o amor, a compaixão e a bondade. (Veja o parágrafo 7.)

7. O que a inveja pode fazer em nós?

7 A inveja é como uma erva daninha. Uma vez que a semente cria raízes em nosso coração, pode ser difícil acabar com ela. A inveja se alimenta de outros sentimentos negativos, como o ciúme, o orgulho e o egoísmo. A inveja pode sufocar o crescimento de boas qualidades, como o amor, a compaixão e a bondade. Assim que notarmos que a semente da inveja começou a brotar no coração, temos que arrancá-la logo. O que podemos fazer para combater a inveja?

DESENVOLVA HUMILDADE E CONTENTAMENTO

Como eliminar a erva daninha da inveja? Com a ajuda do espírito santo de Deus, podemos arrancar a inveja e substituí-la por humildade e contentamento. (Veja os parágrafos 8 e 9.)

8. Que qualidades podem nos ajudar a combater a inveja?

8 Podemos combater a inveja desenvolvendo duas qualidades: a humildade e o contentamento. Se nosso coração estiver cheio dessas boas qualidades, a inveja não vai ter espaço para crescer. A pessoa humilde não se acha importante demais nem acha que merece mais que todo mundo. (Gál. 6:3, 4) A pessoa que mostra contentamento fica satisfeita com o que já tem e não fica se comparando com os outros. (1 Tim. 6:7, 8) Quando uma pessoa é humilde e tem contentamento, ela fica feliz quando vê outros recebendo algo bom.

9. De acordo com Gálatas 5:16 e Filipenses 2:3, 4, o que o espírito santo vai nos ajudar a fazer?

9 Para nos livrarmos da inveja e desenvolvermos humildade e contentamento, precisamos da ajuda do espírito santo de Deus. (Leia Gálatas 5:16; Filipenses 2:3, 4.) O espírito santo de Jeová pode nos fazer analisar nossas motivações e nossos pensamentos mais íntimos. E se eles forem negativos, Jeová pode nos ajudar a substituí-los por outros que sejam positivos. (Sal. 26:2; 51:10) Moisés e o apóstolo Paulo se saíram bem em combater a inveja. Vamos considerar o exemplo deles.

Um jovem israelita corre até Moisés e Josué para contar que dois homens no acampamento estão se comportando como profetas. Josué pede para Moisés impedir os homens de fazer isso, mas Moisés se recusa. Em vez disso, ele diz para Josué que está feliz por Jeová ter dado espírito santo àqueles dois homens. (Veja o parágrafo 10.)

10. Que situação poderia ter sido um teste para Moisés? (Veja a imagem da capa.)

10 Moisés tinha bastante autoridade entre o povo de Deus, mas não era ciumento desse privilégio. Por exemplo, em certa ocasião, Jeová tirou um pouco do espírito santo que havia sobre Moisés e o pôs sobre um grupo de anciãos israelitas que estavam em volta da tenda de reunião. Pouco depois, Moisés ficou sabendo que dois anciãos que não tinham ido até a tenda também receberam espírito santo e começaram a agir como profetas. Então, Josué pediu para Moisés impedi-los de profetizar. Como Moisés reagiu? Ele não ficou com inveja da atenção que Jeová tinha dado para aqueles dois anciãos. Em vez disso, Moisés foi humilde e se alegrou com o privilégio que eles tinham recebido. (Núm. 11:24-29) O que podemos aprender com o exemplo de Moisés?

Como os anciãos podem imitar a atitude humilde de Moisés? (Veja os parágrafos 11 e 12.) *

11. Como os anciãos podem imitar Moisés?

11 Você é ancião? Já aconteceu de o corpo de anciãos pedir para você treinar outra pessoa para cuidar de um privilégio do qual você gosta muito? Por exemplo, talvez você ame o privilégio de dirigir o estudo da Sentinela toda semana. Mas se você for humilde como Moisés, não vai se se sentir ameaçado se tiver que treinar outra pessoa para cuidar desse privilégio. Em vez disso, vai se sentir feliz de ajudar seu irmão.

12. Como muitos cristãos estão mostrando humildade e contentamento?

12 Pense numa outra situação que irmãos de mais idade estão enfrentando. Muitos deles já servem como coordenadores do corpo de anciãos por vários anos. Mas quando fazem 80 anos, eles de boa vontade passam essa designação para outro irmão. Os superintendentes de circuito fazem algo parecido. Quando completam 70 anos de idade, eles humildemente deixam o serviço no circuito e aceitam uma nova designação. E nos últimos anos, muitos betelitas no mundo todo foram convidados a servir fora de Betel. Esses irmãos e irmãs fiéis não guardam ressentimento daqueles que agora fazem o trabalho que eles faziam antes.

13. O que poderia ter levado Paulo a sentir inveja dos 12 apóstolos?

13 O apóstolo Paulo é outro bom exemplo de alguém que desenvolveu contentamento e humildade. Paulo não permitiu que a inveja crescesse em seu coração. Embora trabalhasse muito na pregação, ele disse com toda a humildade: “Eu sou o menos importante dos apóstolos, e não sou digno de ser chamado apóstolo.” (1 Cor. 15:9, 10) Os 12 apóstolos acompanharam Jesus enquanto ele estava na Terra, mas Paulo só se tornou cristão depois de Jesus ter morrido e ressuscitado. Apesar de mais tarde ter sido designado como “apóstolo para as nações”, Paulo nunca recebeu o privilégio especial de ser um dos 12 apóstolos. (Rom. 11:13; Atos 1:21-26) Em vez de sentir inveja dos 12 apóstolos e da convivência que eles tiveram com Jesus, Paulo se contentava com os privilégios que tinha.

14. O que a humildade e o contentamento vão nos ajudar a fazer?

14 Assim como no caso de Paulo, a humildade e o contentamento vão nos ajudar a respeitar aqueles que recebem autoridade de Jeová. (Atos 21:20-26) Ele designou homens para exercer a liderança na congregação. É verdade que eles não são perfeitos, mas Jeová os considera “dádivas em homens”. (Efé. 4:8, 11) É importante respeitar esses homens designados e seguir com humildade as instruções que eles dão. Desse modo, ficamos achegados a Jeová e mantemos a paz com nossos irmãos.

‘EMPENHE-SE PELAS COISAS QUE PROMOVEM A PAZ’

15. O que precisamos fazer?

15 Se permitirmos que a inveja cresça, ela pode fazer a paz secar e morrer. Por isso, precisamos arrancar qualquer sinal de inveja de nosso coração e tomar cuidado para não plantar sementes de inveja no coração de outros. Esses passos são importantes se quisermos obedecer à ordem que Jeová nos deu: “Empenhemo-nos pelas coisas que promovem a paz e pelas coisas que edificam uns aos outros.” (Rom. 14:19) Mas o que exatamente temos que fazer para ajudar outros a combater a inveja? Como podemos promover a paz?

16. Como podemos ajudar outros a combater a inveja?

16 Nossa atitude e nossas ações podem ter uma grande influência sobre outros. O que este mundo incentiva é a “ostentação de posses”. (1 João 2:16) Mas essa atitude promove a inveja. Por isso, é bom não ficarmos falando toda hora sobre as coisas que temos ou que queremos comprar. Isso vai impedir que a inveja brote no coração de outros. Outro modo de não promover a inveja é por sermos modestos com respeito aos privilégios que temos na congregação. Ficar falando sobre as coisas que fazemos no serviço de Jeová cria um solo fértil para a inveja crescer. O melhor a fazer é mostrar interesse sincero pelos outros e elogiá-los pelas coisas boas que fazem. Desse modo, conseguimos ajudá-los a ter contentamento e promovemos a paz e a união da congregação.

17. O que os irmãos de José conseguiram fazer, e por quê?

17 Nós podemos vencer a luta contra a inveja! Pense de novo no exemplo dos irmãos de José. Muitos anos depois de maltratarem José, eles o encontraram no Egito. Mas antes de se revelar para seus irmãos, José fez um teste para saber se eles tinham mudado. Durante uma refeição, José deu a seu irmão mais novo, Benjamim, muito mais comida do que para seus outros irmãos. (Gên. 43:33, 34) Mesmo assim, não existe nenhuma indicação de que eles tenham ficado com inveja de Benjamim. Em vez disso, eles mostraram que se preocupavam mesmo com seu irmão e com seu pai, Jacó. (Gên. 44:30-34) Por terem arrancado a inveja do coração, os irmãos de José puderam restaurar a paz de sua família. (Gên. 45:4, 15) Se nós também arrancarmos de nosso coração qualquer sentimento de inveja, ajudaremos a manter a paz em nossa família e em nossa congregação.

18. De acordo com Tiago 3:17, 18, o que vai acontecer se criarmos um ambiente pacífico?

18 Jeová quer que lutemos contra a inveja e que nos empenhemos pela paz. Fazer essas duas coisas exige bastante esforço. Como vimos neste estudo, temos a tendência de sentir inveja. (Tia. 4:5) E vivemos em um mundo que promove a inveja. Mas se desenvolvermos humildade e contentamento e valorizarmos os outros, não vamos deixar espaço para a inveja crescer. Pelo contrário, vamos criar um ambiente pacífico onde o fruto da justiça pode crescer. — Leia Tiago 3:17, 18.

CÂNTICO 130 Vamos perdoar uns aos outros

^ parágrafo 5 A organização de Jeová é pacífica. Mas se deixarmos que a inveja cresça em nosso coração, podemos acabar com essa paz. Neste estudo, vamos identificar o que pode causar a inveja. Também vamos ver como combater esse sentimento perigoso e como promover a paz.

^ parágrafo 2 ENTENDA MELHOR: Como descrita na Bíblia, a inveja pode levar alguém a não apenas querer algo que pertence a outra pessoa, mas também a querer que a outra pessoa perca o que tem.

^ parágrafo 61 IMAGEM: Durante uma reunião de anciãos, fica decidido que o irmão idoso que dirige a Sentinela deve treinar um ancião mais novo para cuidar desse privilégio. Embora o irmão idoso ame sua designação, ele apoia de todo o coração a decisão do corpo de anciãos. Ele dá elogios e sugestões para o ancião mais novo.