ESTUDO 23
“Santificado seja o teu nome”
“Ó Jeová, teu nome permanece para sempre.” — SAL. 135:13.
CÂNTICO 10 A Jeová vou agradecer!
O QUE VAMOS VER *
1-2. Que assuntos são interessantes para as Testemunhas de Jeová?
ESTAMOS frente a frente com questões muito importantes — soberania e santificação. E nós, Testemunhas de Jeová, amamos falar sobre esses assuntos. Eles são muito interessantes! Mas será que a soberania de Deus e a santificação do nome dele são coisas totalmente separadas? Não.
2 Nós aprendemos que o nome de Deus deve ser limpo de todas as mentiras que falaram sobre ele. Também sabemos que é necessário provar que a soberania de Jeová, ou seja, seu modo de governar, é a melhor. Por isso, essas duas questões são importantes para nós.
3. O que o nome de Jeová inclui?
3 Na verdade, o nome Jeová envolve tudo o que tem a ver com nosso Deus, incluindo seu modo de governar. Então, quando dizemos que a questão mais importante é limpar o nome de Jeová de todas as mentiras, também estamos dizendo que é necessário provar que seu modo de governar é realmente o melhor. O nome de Jeová está intimamente ligado com seu modo de governar como Soberano Todo-Poderoso. — Veja o quadro “ Os lados de uma grande questão”.
4. O que o Salmo 135:13 diz sobre o nome de Deus, e que perguntas serão respondidas neste estudo?
4 O nome de Jeová é único. (Leia Salmo 135:13.) Por que o nome de Deus é tão importante? Quando ele foi caluniado pela primeira vez? Como Deus santifica seu nome? E como podemos ajudar a defender o nome dele? É o que vamos ver neste estudo.
O QUE TORNA UM NOME IMPORTANTE
5. Que pergunta alguns fazem quando pensam na santificação do nome de Deus?
5 Jesus deixou claro qual deve ser um dos assuntos mais importantes de nossas orações. Ele disse: “Santificado seja o teu nome.” (Mat. 6:9) O que isso quer dizer? Santificar significa tornar algo santo, limpo, puro. Alguns talvez se perguntem: ‘Mas o nome de Jeová já não é santo, limpo e puro?’ Para responder a essa pergunta, precisamos pensar em tudo o que está envolvido em um nome.
6. O que faz um nome ter valor?
6 Um nome é mais do que algumas letras juntas em uma página ou do que uma palavra que alguém fala em voz alta. Note o que a Bíblia diz: “Mais vale um bom nome do que muitas riquezas.” (Pro. 22:1; Ecl. 7:1) Por que um nome tem tanto valor? Porque ele envolve uma reputação; envolve o que os outros pensam sobre a pessoa que tem aquele nome. Por isso, a forma de se escrever um nome — ou até mesmo o modo de pronunciá-lo — não é o mais importante. O que realmente importa é o que vem à mente das pessoas quando elas veem ou ouvem esse nome.
7. De que forma as pessoas podem atacar o nome de Jeová?
7 Quando as pessoas contam mentiras sobre Jeová, elas estão atacando a reputação dele. E quando atacam a reputação de Deus, estão tentando sujar o nome dele. O primeiro ataque contra o nome e a reputação de Deus aconteceu logo no início da história humana. Vamos ver o que podemos aprender sobre esse ataque.
O NOME DE DEUS É CALUNIADO PELA PRIMEIRA VEZ
8. O que Adão e Eva sabiam, e que perguntas surgiram?
8 Adão e Eva conheciam não apenas o nome de Jeová, mas também muitas verdades importantes sobre o Dono desse nome. Por exemplo, eles sabiam que Jeová era o Criador, e que tudo o que tinham — a vida, o belo Paraíso e a companhia um do outro — vinha de Jeová. (Gên. 1:26-28; 2:18) Mas será que Adão e Eva usariam suas mentes perfeitas para meditar em tudo o que Jeová tinha feito por eles? Será que eles mostrariam amor e gratidão pela Pessoa por trás desse nome? As respostas apareceram quando eles foram testados pelo inimigo de Deus.
9. De acordo com Gênesis 2:16, 17 e 3:1-5, o que Jeová disse a Adão e Eva, e como Satanás distorceu os fatos?
9 Leia Gênesis 2:16, 17 e 3:1-5. Usando uma serpente, Satanás fez uma pergunta a Eva: “Foi isso mesmo que Deus disse, que vocês não devem comer de toda árvore do jardim?” Essa pergunta escondia uma mentira muito venenosa. O que Deus tinha realmente dito é que Adão e Eva podiam comer do fruto de todas as árvores, menos de uma. E a variedade de frutos que eles tinham ali no Éden devia ser enorme. (Gên. 2:9) Sem dúvida, Jeová é generoso. Mas ele proibiu Adão e Eva de comerem do fruto de uma árvore. Então, a pergunta de Satanás distorceu os fatos. Satanás quis dar a entender que Deus não era generoso. Talvez Eva tenha pensado: ‘Será que Deus está me impedindo de ter algo bom?’
10. Como Satanás caluniou o nome de Deus, e o que isso causou?
10 Até aquele momento, Eva ainda era obediente a Jeová. Tanto que, ao responder a Satanás, ela repetiu a ordem clara que Deus tinha dado, e até acrescentou que eles não deviam nem tocar na árvore. Ela sabia do aviso de Deus, de que desobedecer a essa ordem levaria à morte. Mas Satanás disse: “Vocês certamente não morrerão.” (Gên. 3:2-4) A mentira de Satanás não estava mais escondida. Ele caluniou abertamente o nome de Deus. Foi como se ele dissesse a Eva que Jeová é um mentiroso. Assim, Satanás se tornou um diabo, ou seja, um caluniador. Eva foi totalmente enganada; ela acreditou em Satanás. (1 Tim. 2:14) Ela confiou mais nele do que em Jeová. Isso tornou mais fácil que Eva tomasse a pior decisão de todas: desobedecer a Jeová. Ela começou a comer do fruto que Jeová tinha proibido. Depois deu também do fruto para Adão comer. — Gên. 3:6.
11. Como Adão e Eva deviam ter reagido, e qual foi a falha deles?
11 Pare um pouco para pensar no que Eva devia ter dito a Satanás. Imagine que ela tivesse respondido algo como: “Eu não conheço você, mas conheço meu Pai, Jeová. Eu amo a Deus e confio nele. Tudo o que eu e Adão temos foi Jeová que deu. Quem você pensa que é para falar mal dele? Vá embora!” Jeová teria ficado tão feliz de ouvir uma filha amorosa e leal dizendo essas palavras! (Pro. 27:11) Mas Eva não tinha amor leal por Jeová. E Adão também não. Por isso, eles falharam em defender o nome de seu Pai contra a calúnia.
12. Como Satanás plantou dúvidas na mente de Eva, e o que Adão e Eva não fizeram?
12 Como vimos, a primeira coisa que Satanás fez foi plantar dúvidas na mente de Eva. Ele fez Eva questionar o tipo de Pessoa por trás do nome Jeová. Daí, Adão e Eva não defenderam o nome e a reputação de Jeová contra as mentiras do Diabo. Eles se deixaram influenciar por Satanás e se juntaram a ele na rebelião contra seu Pai. Hoje Satanás usa táticas parecidas. Ele continua lançando calúnias contra o nome de Jeová. E aqueles que acreditam nas mentiras de Satanás são facilmente influenciados a rejeitar o governo justo de Jeová.
JEOVÁ SANTIFICA SEU NOME
13. Como Ezequiel 36:23 destaca a mensagem principal da Bíblia?
13 Será que Jeová ouviu essas calúnias e ficou de braços cruzados? De jeito nenhum! A Bíblia inteira descreve o que Jeová tem feito para limpar o nome dele de todas as mentiras faladas no Éden. (Gên. 3:15) Na realidade, a mensagem principal da Bíblia inteira pode ser resumida assim: Jeová santifica seu nome por meio do Reino, que é governado por seu Filho, e restaura a paz e a justiça na Terra. As informações da Bíblia nos ajudam a entender como Jeová vai conseguir santificar seu nome. — Leia Ezequiel 36:23.
14. Por que podemos dizer que Jeová nunca parou de santificar seu nome?
14 Desde o Éden, Satanás está fazendo tudo o que pode para impedir que o propósito de Jeová se cumpra. Mas até hoje nenhuma de suas táticas deu certo. A Bíblia mostra como Jeová sempre age e ela prova que não existe ninguém como Jeová Deus. É verdade que a rebelião de Satanás e de todos os que o apoiam deixa Jeová muito magoado. (Sal. 78:40) Mas do passado até agora, ele enfrenta esse ataque com sabedoria, paciência e justiça. Jeová também mostra seu enorme poder de inúmeras formas. E acima de tudo, o amor dele fica evidente em tudo o que faz. (1 João 4:8) Sem dúvida, Jeová nunca parou de santificar seu nome.
15. Como Satanás está caluniando o nome de Deus hoje, e quais são os resultados disso?
15 Hoje Satanás continua caluniando o nome de Deus. Ele tenta fazer as pessoas duvidar que Deus é poderoso, justo, sábio e amoroso. Por exemplo, Satanás tenta convencer as pessoas de que Jeová não é o Criador. E mesmo que elas acreditem que Deus existe, Satanás tenta fazê-las achar que Deus e os padrões dele são injustos e restritivos. Ele até mesmo ensina que Jeová é um Deus cruel e sem coração que queima as pessoas em um inferno de fogo. E quando elas acreditam nessas calúnias, é mais provável que deem o próximo passo — rejeitar o governo justo de Jeová. Até que Satanás seja totalmente derrotado, ele vai continuar caluniando o nome de Jeová, e vai tentar convencer você a tomar o lado dele. Será que ele vai conseguir?
VOCÊ ESTÁ ENVOLVIDO NA GRANDE QUESTÃO
16. O que Adão e Eva não fizeram, mas você pode fazer?
16 Jeová dá a nós, humanos imperfeitos, a chance de participar na santificação do nome dele. Na verdade, você pode fazer o que Adão e Eva não fizeram. Apesar de viver num mundo cheio de pessoas que caluniam e blasfemam o nome de Jeová, você tem a oportunidade de ficar do lado de Deus e de falar a verdade — que Jeová é santo, justo, bom e amoroso. (Isa. 29:23) E você pode mostrar que apoia o governo dele. Ajude outras pessoas a ver que o modo de Jeová governar é realmente justo e é o único que vai trazer paz e felicidade para todos. — Sal. 37:9, 37; 146:5, 6, 10.
17. Como Jesus tornou conhecido o nome de seu Pai?
17 Quando defendemos o nome de Jeová, fazemos o mesmo que Jesus Cristo fez. (João 17:26) Jesus tornou o nome de seu Pai conhecido. Ele não apenas usava o nome de Deus, mas também defendia a reputação de Jeová. Por exemplo, os fariseus pintavam um quadro horrível de Jeová. Eles faziam Deus parecer duro, exigente, distante e sem compaixão. Mas Jesus agia de modo diferente. Ele ajudava as pessoas a ver que seu Pai era razoável, paciente, amoroso e perdoador. E Jesus também imitava perfeitamente as qualidades de seu Pai. Desse modo, as pessoas podiam entender como Jeová realmente é. — João 14:9.
18. De que formas podemos desmascarar as mentiras e as calúnias sobre Jeová?
18 Nós podemos desmascarar as mentiras e as calúnias sobre Jeová. Como? Imitando o que Jesus fez. Assim como ele, podemos dizer a outros o que sabemos sobre Jeová e mostrar como Deus é amoroso e bondoso. E nós também podemos imitar a Jeová. Isso é possível apesar de sermos imperfeitos. (Efé. 5:1, 2) No dia a dia, tudo o que falamos e fazemos deve refletir o tipo de Deus que Jeová é. Quando fazemos tudo isso, nós santificamos o nome de Deus — nós ajudamos as pessoas a encarar o nome dele como santo e a eliminar conceitos errados que têm sobre esse nome. Também provamos que humanos imperfeitos podem continuar íntegros. — Jó 27:5.
19. De acordo com Isaías 63:7, qual deve ser nosso objetivo principal ao ensinar outros?
19 Veja outra lição importante. Quando ensinamos a Bíblia a outros, geralmente destacamos a soberania de Deus, ou seja, que ele tem o direito de governar o Universo. Sim, isso é totalmente verdade. Mas, embora seja importante ensinar as leis de Deus, nosso objetivo principal deve ser ajudar as pessoas a amar a Jeová, nosso Pai, e a ser leais a ele. Por isso, sempre destaque as belas qualidades de Jeová. Mostre quem é a Pessoa por trás do nome Jeová. (Leia Isaías 63:7.) Quando ensinamos dessa forma, ajudamos as pessoas a amar a Jeová. Assim, elas vão querer ser leais a ele e continuar obedientes.
20. O que vamos ver no próximo estudo?
20 O que podemos fazer para que nosso comportamento e nosso modo de ensinar tragam honra para o nome de Jeová e atraiam mais pessoas a ele? O próximo estudo vai responder a essa pergunta.
CÂNTICO 2 Teu nome é Jeová
^ parágrafo 5 Existe uma questão muito importante para todos os humanos e anjos. Qual é? Por que ela é tão importante? Como estamos envolvidos nela? É importante sabermos as respostas para essas perguntas e para outras relacionadas. Isso vai deixar nossa amizade com Jeová ainda mais forte.
^ parágrafo 61 IMAGEM: O Diabo caluniou a Deus, dizendo a Eva que Deus é um mentiroso. Com o passar dos séculos, Satanás foi promovendo ideias falsas, como o ensino de que Deus é cruel e de que ele não criou os humanos.
^ parágrafo 63 IMAGEM: Enquanto dirige um estudo bíblico, um irmão destaca a personalidade de Deus.
A SENTINELA (EDIÇÃO DE ESTUDO)