ESTUDO 44

Será que seus filhos vão servir a Deus quando forem adultos?

Será que seus filhos vão servir a Deus quando forem adultos?

“Jesus progredia em sabedoria e em desenvolvimento físico, e no favor de Deus e dos homens.” — LUC. 2:52.

CÂNTICO 134 Os filhos são uma herança de Deus

O QUE VAMOS VER *

1. Qual é a melhor decisão que alguém pode tomar?

GERALMENTE, as escolhas que os pais fazem afetam a vida dos filhos por um bom tempo. Se os pais tomam decisões ruins, eles podem causar problemas para seus filhos. Mas se eles fazem boas escolhas, há mais chances de seus filhos terem uma vida feliz e satisfatória. E obviamente, os filhos também precisam tomar boas decisões. A melhor decisão que uma pessoa pode tomar é servir ao nosso amoroso Pai celestial, Jeová. — Sal. 73:28.

2. Que boas escolhas Jesus, José e Maria fizeram?

2 José e Maria, os pais de Jesus, estavam decididos a ajudar seus filhos a servir a Jeová. E as escolhas que fizeram mostraram que isso era a coisa mais importante em sua vida. (Luc. 2:40, 41, 52) Jesus também fez boas escolhas na vida e, por isso, conseguiu realizar o que Jeová esperava dele. (Mat. 4:1-10) Jesus se tornou um adulto bondoso, leal e corajoso — o tipo de filho que faria qualquer pai se sentir orgulhoso e feliz.

3. Que perguntas vamos considerar neste estudo?

3 Neste estudo, vamos considerar estas três perguntas: Que boas escolhas Jeová fez em relação a Jesus? O que os pais podem aprender das escolhas que José e Maria fizeram? E o que os jovens podem aprender das escolhas que Jesus fez?

APRENDA DE JEOVÁ

4. Que escolha importante Jeová fez com relação a seu Filho?

4 Jeová escolheu ótimos pais para Jesus. (Mat. 1:18-23; Luc. 1:26-38) Maria tinha muito amor por Jeová e pelas Escrituras. Isso fica evidente nas palavras sinceras dela registradas na Bíblia. (Luc. 1:46-55) José também amava muito a Jeová e queria agradá-lo. Tanto é que, quando Jeová dava alguma instrução, José obedecia prontamente. — Mat. 1:24.

5-6. Por quais experiências Jeová permitiu que Jesus passasse?

5 Note que Jeová não escolheu pais ricos para Jesus. O sacrifício que José e Maria levaram ao templo depois que Jesus nasceu mostra que eles eram pobres. (Luc. 2:24) José talvez tivesse uma pequena carpintaria ao lado de sua casa em Nazaré. Eles provavelmente levavam uma vida bem simples, ainda mais quando nos lembramos de que a família foi crescendo a ponto de ter pelo menos sete filhos. — Mat. 13:55, 56.

6 Jeová protegeu Jesus de alguns perigos, mas não de todos. (Mat. 2:13-15) Por exemplo, Jesus teve que lidar com parentes descrentes. Imagine só: No começo, alguns de sua própria família não acreditaram que ele era o Messias. Deve ter sido muito decepcionante. (Mar. 3:21; João 7:5) Além disso, é possível que Jesus tenha passado pela triste experiência de perder José na morte. E como Jesus era o filho mais velho, é provável que ele tivesse que assumir o trabalho na carpintaria. (Mar. 6:3) Ao passo que foi crescendo, Jesus aprendeu a cuidar de sua família. Provavelmente, era ele que tinha que trabalhar para providenciar o sustento. Então, ele sabia muito bem o que era se sentir cansado depois de um longo dia de trabalho.

Pais, preparem seus filhos para encarar o mundo real por ensiná-los a confiar nos conselhos da Bíblia (Veja o parágrafo 7.) *

7. (a) Que perguntas um casal deve se fazer sobre a criação de filhos? (b) Como Provérbios 2:1-6 pode ser útil na criação de filhos?

7 Se você é casado e deseja ter filhos, pergunte-se: ‘Somos pessoas humildes e de mentalidade espiritual? Será que Jeová nos escolheria para cuidar de uma vida nova e preciosa?’ (Sal. 127:3, 4) Se você já tem filhos, pergunte-se: ‘Estou ensinando a meus filhos a importância de ser bons trabalhadores?’ (Ecl. 3:12, 13) ‘Com tantos perigos físicos e morais neste mundo de Satanás, estou fazendo meu melhor para protegê-los?’ (Pro. 22:3) Você não vai conseguir impedir que seus filhos passem por desafios; isso é impossível. Mas o que você pode fazer é prepará-los para encarar o mundo real. Com amor, ensine seus filhos a confiar nos conselhos da Bíblia ao enfrentarem problemas. (Leia Provérbios 2:1-6.) Por exemplo, talvez um parente decida não servir mais a Jeová. Você pode usar a Bíblia para mostrar a seus filhos por que é importante sempre ser leal a Jeová. (Sal. 31:23) Ou então, pode ser que uma pessoa muito querida venha a falecer. Nesse caso, mostre a seus filhos como a Bíblia nos ajuda a lidar com a dor e a encontrar paz. — 2 Cor. 1:3, 4; 2 Tim. 3:16.

APRENDA DE JOSÉ E MARIA

8. Que instrução encontrada em Deuteronômio 6:6, 7 José e Maria seguiram?

8 José e Maria ajudaram Jesus a se tornar um adulto que tinha o favor de Deus. Eles seguiram a instrução de Jeová para os pais. (Leia Deuteronômio 6:6, 7.) José e Maria amavam muito a Jeová, e eles tinham como prioridade incentivar os filhos a desenvolver esse mesmo amor.

9. Que escolhas importantes José e Maria fizeram?

9 Os pais de Jesus escolheram manter uma boa rotina espiritual em família. Sem dúvida, eles deviam assistir às reuniões semanais na sinagoga de Nazaré, e também iam todo ano celebrar a Páscoa em Jerusalém. (Luc. 2:41; 4:16) Durante essas viagens em família, José e Maria provavelmente ensinavam a Jesus e aos outros filhos a história do povo de Jeová. Eles talvez até aproveitassem o trajeto para visitar alguns locais mencionados nas Escrituras. Ao passo que a família foi crescendo, não deve ter sido fácil para José e Maria manter uma boa rotina espiritual. Mas as bênçãos fizeram tudo valer a pena! Por terem colocado a adoração de Jeová em primeiro lugar, a família deles se manteve espiritualmente forte.

10. Que lições os pais podem aprender de José e Maria?

10 O que os pais podem aprender de José e Maria? Acima de tudo, deixem que suas palavras e ações mostrem a seus filhos que vocês amam muito a Jeová. Tenham em mente que o maior presente que vocês podem dar a eles é ajudá-los a amar a Jeová. E uma das lições mais valiosas que vocês podem ensinar a seus filhos é como manter uma boa rotina espiritual — ou seja, sempre estudar, orar, assistir às reuniões e pregar. (1 Tim. 6:6) É verdade que vocês precisam cuidar das necessidades materiais de seus filhos. (1 Tim. 5:8) Mas sempre se lembrem: o que vai ajudá-los a sobreviver ao fim deste velho sistema e entrar no novo mundo não são os bens materiais, e sim uma amizade achegada com Jeová. * — Eze. 7:19; 1 Tim. 4:8.

É tão bonito ver que muitos pais estão fazendo ótimas escolhas espirituais para suas famílias! (Veja o parágrafo 11.) *

11. (a) Como o conselho em 1 Timóteo 6:17-19 ajuda os pais a fazer boas escolhas na criação dos filhos? (b) Que alvos sua família pode ter, e que bênçãos isso pode trazer? (Veja o quadro “ Que alvos vocês querem alcançar?”)

11 É tão bonito ver que muitos pais estão fazendo ótimas escolhas espirituais para suas famílias! Eles sempre adoram a Deus junto com os filhos. Eles assistem às reuniões e aos congressos e participam no serviço de campo. Algumas famílias até mesmo vão pregar em territórios pouco trabalhados. Outras se planejam para visitar Betel ou para trabalhar na construção de locais usados pela organização. * As famílias que escolhem participar dessas atividades talvez tenham que fazer alguns sacrifícios financeiros, e é provável que enfrentem alguns desafios. Mas Jeová as recompensa ricamente por isso. (Leia 1 Timóteo 6:17-19.) Os filhos dessas famílias geralmente levam para a vida toda os bons hábitos que aprenderam, e eles não se arrependem disso! * — Pro. 10:22.

 

APRENDA DE JESUS

12. O que Jesus teve que fazer ao passo que crescia?

12 O Pai celestial de Jesus sempre faz boas escolhas. Os pais terrestres dele também tomaram boas decisões. Mas ao passo que crescia, Jesus teve que fazer suas próprias escolhas. (Gál. 6:5) Como todos nós, ele tinha liberdade de escolha. Ele poderia ter decidido colocar seus interesses em primeiro lugar. Mas Jesus escolheu manter seu bom relacionamento com Jeová. (João 8:29) Como o exemplo de Jesus pode ajudar os jovens hoje?

Jovens, sejam sempre obedientes a seus pais (Veja o parágrafo 13.) *

13. Que escolha importante Jesus fez enquanto ainda era bem jovem?

13 Quando ainda era bem jovem, Jesus escolheu ser submisso a José e a Maria. Ele nunca foi desobediente, achando que sabia mais que seus pais. Em vez disso, “continuou a estar sujeito a eles”. (Luc. 2:51) Além disso, Jesus sem dúvida levou a sério suas responsabilidades de filho mais velho. Ele certamente se esforçou muito para aprender uma profissão com seu pai adotivo. Dessa forma, ele teria condições de ajudar no sustento da família.

14. Como sabemos que Jesus era um bom estudante da Palavra de Deus?

14 É bem provável que José e Maria tenham contado a Jesus sobre seu nascimento milagroso e sobre o que os anjos tinham falado a respeito dele. (Luc. 2:8-19, 25-38) Mas Jesus não se contentou apenas com o que escutou; ele estudou as Escrituras por conta própria. Como sabemos que Jesus era um bom estudante da Palavra de Deus? Porque quando ainda era um menino, os instrutores em Jerusalém ficaram “admirados com o seu entendimento e suas respostas”. (Luc. 2:46, 47) Com apenas 12 anos, Jesus já tinha provado a si mesmo que Jeová era seu Pai. — Luc. 2:42, 43, 49.

15. Como Jesus mostrou que tinha escolhido fazer a vontade de Jeová?

15 Quando aprendeu qual era a vontade de Deus para ele, Jesus escolheu aceitar a designação. (João 6:38) Ele sabia que seria odiado por muitos. Mesmo não querendo passar por isso, Jesus escolheu ser submisso a Jeová. Quando se batizou no ano 29, a coisa mais importante em sua vida era fazer o que Jeová queria. (Heb. 10:5-7) Até quando estava morrendo na estaca de tortura, Jesus não esqueceu sua determinação de fazer a vontade de Jeová. — João 19:30.

16. Que lição os filhos podem aprender de Jesus?

16 Obedeça a seus pais. Como José e Maria, seus pais não são perfeitos. Mas foi Jeová que deu a eles a responsabilidade de proteger e treinar você. Se você escutar os conselhos deles e respeitar a autoridade que eles têm, ‘tudo irá bem com você’. — Efé. 6:1-4.

17. De acordo com Josué 24:15, que decisão cada jovem deve tomar por si mesmo?

17 Decida a quem você vai servir. Você precisa provar a si mesmo quem é Jeová, qual é a vontade dele e como ela deve influenciar a sua vida. (Rom. 12:2) Então, você terá condições de tomar a decisão mais importante de sua vida: a de servir a Jeová. (Leia Josué 24:15; Ecl. 12:1) Se você tiver o hábito de ler e estudar a Bíblia, seu amor por Jeová vai aumentar, e sua fé nele vai ficar mais forte.

18. Que escolha os jovens devem fazer, e qual vai ser o resultado?

18 Escolha colocar a vontade de Jeová em primeiro lugar na sua vida. O mundo de Satanás diz que o segredo da felicidade é você usar suas habilidades para ficar rico. Mas na verdade, aqueles que se concentram em ganhar dinheiro ‘causam a si mesmos muitos sofrimentos’. (1 Tim. 6:9, 10) Por outro lado, se você escutar a Jeová e escolher colocar a vontade dele em primeiro lugar na sua vida, você será bem-sucedido e “agirá sabiamente”. — Jos. 1:8.

QUAL VAI SER A SUA ESCOLHA?

19. O que os pais devem lembrar?

19 Pais, façam seu melhor para que seus filhos escolham servir a Jeová. Confiem nele, e ele vai ajudar vocês a tomar as melhores decisões. (Pro. 3:5, 6) Lembrem-se que seus filhos são mais influenciados pelas coisas que vocês fazem do que pelas coisas que vocês falam. Então, tomem decisões que ajudem seus filhos a ganhar o favor de Jeová.

20. Que bênçãos os jovens vão receber se escolherem servir a Jeová?

20 Jovens, seus pais podem ajudar vocês a fazer boas escolhas na vida. Mas agradar a Jeová é algo que está apenas em suas mãos. Por isso, imite a Jesus e escolha servir ao seu amoroso Pai celestial. Se fizer isso, você poderá ter uma vida intensa, recompensadora e emocionante já agora. (1 Tim. 4:16) E no futuro, você terá a vida mais feliz de todas!

CÂNTICO 133 Quero ser um jovem leal

^ parágrafo 5 Os pais cristãos querem muito que seus filhos cresçam felizes, servindo a Jeová. Que escolhas os pais podem fazer para ajudar os filhos a atingir esse alvo? Que escolhas os jovens precisam fazer para que sua vida seja realmente bem-sucedida? É o que veremos neste estudo.

^ parágrafo 10 Veja A Adoração Pura de Jeová É Restaurada!, capítulo 6, parágrafos 17 e 18.

^ parágrafo 11 Os pais devem se certificar de que seus filhos tenham a idade mínima exigida por lei para trabalhar em construções ou manutenções.

^ parágrafo 11 Veja o quadro “Eu não poderia ter pais melhores”, na Despertai! de outubro de 2011, página 20, e o artigo “Uma carta especial para os pais”, na Despertai! de 8 de março de 1999, página 25.

^ parágrafo 67 IMAGEM: Sem dúvida, Maria ajudou Jesus a ter um amor profundo por Jeová. Do mesmo modo, as mães hoje devem ajudar os filhos a amar a Jeová.

^ parágrafo 69 IMAGEM: José com certeza achava importante ir à sinagoga com sua família. Os pais hoje também devem dar importância a assistir às reuniões com a família.

^ parágrafo 71 IMAGEM: Jesus aprendeu alguns serviços com seu pai. Os jovens hoje podem fazer o mesmo.